Header Ads

Istambul, a cidade que ocupa dois continentes (Europa e Ásia)

Istambul, como muitos não sabem (nós também não sabíamos) não é a capital da Turquia, a capital é Ankara, mas Istambul é a cidade mais famosa, centro financeiro e também é a principal porta de entrada do país.
Na antiguidade era chamada de Bizâncio e Constantinopla.
Istambul é a única cidade no mundo que está fisicamente em dois continentes, uma parte fica na Europa e outra parte na Ásia, essas duas partes são ligadas por pontes sobre o canal do Bósforo, que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, fizemos um passeio pelo Canal do Bósforo até o Mar Negro (nadei por lá, mesmo estando um pouco frio, pois quero nadar em todos os mares do planeta rsrsrs), o passeio foi legal e diferente.

Nós temos muita sorte, em nossas viagens sempre acontece algo diferente e em Istambul não poderia ser diferente, tínhamos acabado de chegar na Europa e ainda faltavam uns 15 dias para irmos para Istambul, quando ficamos sabendo pela TV de um grande protesto que estava acontecendo por lá, daí pensamos como iríamos fazer, cancelamos a viagem e vamos para outro lugar? E a resposta costuma ser sempre a mesma rsrsrs, ah vamos ver o que acontece nos próximos dias, os protestos continuaram, mas mesmo assim decidimos ir e a viagem foi maravilhosa, sem nenhum problema, conhecemos tudo o que queríamos, foi ótimo e não sentimos nenhum sinal de perigo próximo. A única coisa que estava fechada, pois os protestos em sua maioria foram lá, foi a Praça Taksim.

Como Chegar
Há varias opções para chegar:
  • De avião, como estávamos em Dubrovnik, na Croácia (ver post), o melhor jeito para ir para lá foi de avião e na Europa as passagens são bem baratas, só não foi muito rápido,  pois como estávamos em Dubrovnik (cidade pequena) não tinha voo direto para Istambul e tivemos que fazer uma conexão em Zagreb, mas mesmo assim foi a melhor opção;
  • De trem;
  • De navio;
Comer
Como ficamos 4 dias em Istambul deu para almoçar e jantar em vários restaurantes legais e alguns recomendamos.
Em um dos dias almoçamos em um hotel, que tem um restaurante no terraço, com uma vista maravilhosa para a Mesquita Azul, a comida é normal, mas pela vista vale muito a pena.

No Gran Bazar,quando paramos para comprar algumas coisas,  nos ofereceram e tomamos o famoso chá deles, é bem quente e gostoso. Perto de lá tem uma rua Çap Ariz Sk, com diversos restaurantes de comidas típicas da Turquia e muitos pratos a base de frutos do mar, o local é muito turístico e ótimo para comer.

Em um passeio de barco que fizemos pelo Bósforo tinha um jantar incluso, a comida era bem normal e o passeio que falavam que veríamos a cidade durante a noite, afinal era um passeio noturno, não aconteceu, pois a cidade estava bem clara ainda, achamos que eles poderiam ter mudado o horário do passeio para mais tarde, já que eles sabiam que não iria escurecer aquele horário e o tema e a graça do passeio seria exatamente por ser noturno, para vermos todas as construções, mesquitas, etc, com as luzes acesas, mas tudo bem...
Uma noite fomos em uma rua lotada de bares que ficava bem próxima ao hotel, é a Vila Madalena de Istambul rsrsrs , lá também tem muitos albergues e hostels, muito boa para tomar umas cervejas...

Onde Ficar
Ficamos no lado Europeu de Istambul  (recomendamos) muito perto de alguns pontos turísticos, como a Mesquita Azul e a Santa Sofia, o hotel que ficamos foi o Best Western Citadel Hotel, ótimo hotel, excelente localização, com wi fi, um café da manhã muito bom incluso e ainda ficava na frente do Canal do Bósforo (tomávamos café da manhã olhando pra ele, muito bonito), como o hotel estava muito perto dessas atrações, fizemos muitos passeios a pé, como já comentamos em posts anteriores, é a forma que mais gostamos de conhecer as cidades.


O que fazer em Istambul e quais são as principais atrações turisticas de Istambul.

  • Compra de ingressos para os pontos turísticos
  • Mesquita Azul, é a mesquita mais famosa da Turquia, nós achamos o lugar muito mais lindo por fora do que por dentro (opinião pessoal) e para visitar você deve ter alguns cuidados, como por exemplo não usar shorts, bermuda ou saia curta, as mulheres devem levar um lenço para cobrir a cabeça (caso você não esteja com a roupa adequada, eles te emprestam tudo lá, mas é bom prevenir). Para entrar na mesquita existem horários certos (horários que não tem a oração), no horário da oração a cidade toda possui alto-falantes, onde eles começam a chamar para orar, é bem interessante;







  • Santa Sofia, ou Aya Sofya, essa Basílica já foi igreja, já foi mesquita e hoje é um museu, com muitas imagens da época que era igreja, porém essas imagens estão quebradas, destruídas por causa dessas brigas religiosas. Em um dos corredores laterais tem a coluna da lamentação, que tem um buraquinho para passar a dedo, a crença é que a pessoa que coloca o dedo lá, tem todas as suas enfermidades curadas.





  • Gran Bazar, é grande, muito grande mesmo para não falar que é gigantesco, é considerado o maior e um dos mais antigos bazares cobertos do mundo, com muitas coisas baratas, lenços, peças para casa, joias, ouro... nós compramos algumas coisas e vale muito a pena (só cuidado com o peso na mala, principalmente mulheres rsrsrs)

  • Passeio pelo Bósforo, pelo que vimos e fomos existem alguns tipos de passeios (veja aqui os tipos de passeio, e poderá comprar os ingressos antecipados), um que vai até o mar negro, outro que vai parando em vários pontos turísticos (alguns só se tem acesso pelo canal) e o outro conforme comentei, o passeio noturno que não foi tão á noite assim... rsrsrs.



  • Pálacio de Topkapi
  • Cisterna da Basílica
  • Mesquita Süleymaniye
  • Palácio de Dolmabahçe


  • Mesquita Yeni
  • Ponte Gálata
  • Rumelihisari, fortaleza de Istambul, com um anfiteatro, torres e muralhas, lindíssimo.

  • Palácio de Çiragan
  • Muralhas de Constantinopla 

  • Palácio de Beylerbeyi, ou conhecido também como mini palácio, pois não possui quartos, o lugar era só para fazer festas e recepções, mas muito lindo.



  • Mesquita de Ortaköy, que estava em reforma
  • Praça Taksim
Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.