Header Ads

São Petersburgo – A Veneza do Báltico

São Petersburgo, está localizada na parte Européia da Rússia, em frente ao golfo da Finlândia, às margens do Rio Neva, no mar Báltico, por causa dessa localização em rios, mar e golfo, muitos chamam a cidade de Veneza do Norte. Assim como a conhecida Veneza na Itália, a cidade de São Petersburgo é cortada por diversos canais.

A cidade já foi capital do Império Russo por mais de 200 anos, atualmente é a segunda maior cidade do país.

Essa cidade tem muitos canais é possível andar de vários tipos de transportes náuticos, lá tem um barco que faz um passeio numa velocidade impressionante, boa parte dele fica fora da água, veja a imagem abaixo:

Nunca havíamos pensado em ir para esta cidade, até que na criação de um roteiro para o Leste Europeu, sobraram alguns dias e escolhemos ir para lá e não nos arrependemos, foi uma ótima escolha.

Se você estiver por perto, coloque essa cidade no seu roteiro, vale a pena, só muito cuidado se for no inverno, lá chega a temperaturas congelantes -35ºC!! Um dia que começou a chover forte, paramos em uma galeria para esperar a chuva passar e resolvemos provar alguns chapéus que eles usam durante o inverno com pele de urso (para eles é super normal) e o negócio é muuuito quente, só que no meio das nossas provas de chapéus, começamos a rir muito, pois para nós aquilo foi muito engraçado, você fica parecendo meio urso, meio cachorro sei lá rsrsrs, só sei que as vendedoras ficaram olhando feio para nós, achamos melhor sairmos. Esses chapéus por causa da pele, eram uma fortuna, algo em torno de 2 mil euros!!! 


Como São Petersburgo está muito ao norte, durante o verão além de fazer um bom calor, também não anoitece, achamos isso demais !! Das 2h da manhã até as 4h da manhã, o céu fica como se estivesse ao entardecer, isso é uma coisa de louco, deixou a gente muito confuso, foi a segunda vez que presenciei isso, já tinha visto esse fenômeno na cidade de Jönköping na Suécia (contarei mais em outro post), um dia gostaríamos de ver uma aurora boreal, mas pensa o frio que será!!


Como Chegar
  • Avião, essa foi a nossa opção, pois era mais rápido que o trem e tínhamos pouco tempo para conhecer a cidade, ficamos somente 2 noites por lá.
  • Trem, antes de chegar em São Petersburgo estávamos em Moscou, tínhamos comprado o bilhete de trem, só que vimos que iria demorar muito tempo para chegar (em torno de 5 horas) e como tínhamos pouco tempo, cancelamos a ida de trem;
  • Navio, vindo dos países nórdicos;

Comer
No outro dia jantamos em um restaurante que fica na mesma Rua da Catedral do Sangue Derramado, na rua Neberezhnaya Kanala Griboyedova, lá existem vários bares e restaurantes, ficam bem próximos da igreja, essa rua é bem longa.


Ficamos só dois dias na cidade é não deu tempo de fazer muito tour gastronômico, além do passeio do navio, no outro dia comemos no Mc Donald´s que lá escrito em alfabeto cirílico, muito engraçado.


Nessa cidade também fizemos um passeio de barco com almoço incluso (bonito). Fizemos também um passeio pelos canais da cidade e pelo golfo da Finlândia, é um passeio diferente, mas é normal, se tiver tempo faça, mas nada imperdível.

Onde Ficar

Ficamos em um hotelzinho bem fofinho, mas bem simples chamado Good Night, com café da manhã incluso (não tinha mesa para todo mundo, aí tivemos que comer na sala da recepção), a recepção era 24 horas (uma das recepcionistas não falava inglês, mas ela era bem solícita, então ela usava o google translate para falar conosco, foi bem engraçada nossa comunicação). O hotel tinha wi fi, boa localização, mas confesso que quando chegamos achei que tínhamos errado, pois tivemos que tocar a campainha do prédio que era horrível, super antigo, não tinha elevador e parecia entrada de um prédio residencial e subir uma escadaria mega antiga, mal cuidada e o hotel ficava em uma portinha no segundo andar, o ruim foi subir com as malas que eram grandes, mas mesmo assim recomendamos muito, além de ser barato para os altos preços de hotéis na Rússia. 

O que fazer em São Petersburgo e quais são as principais atrações turisticas de São Petersburgo.

  • Hermitage cartão postal da cidade
  • Fortaleza de São Pedro e São Paulo e Catedral de Pedro e Paulo, a fortaleza está entre o Rio Neva e o Golfo da Finlândia, é uma construção bem bonita, a melhor vista dele é do outro lado do rio. (não entramos nela).
  • Catedral Nossa Senhora Cazã, é uma catedral enorme e bem bonita

  • Catedral do Sangue Derramado, muito parecida com a Catedral de São Basílio em Moscou. (não entramos nessa), mas linda por fora.

  • Catedral de Santo Issac, a mais bonita da cidade e ainda tem um mirante na cúpula, onde é possível ver toda a cidade, tem uma vista linda, para entrar na igreja tem que pagar, não me lembro valor exato mas não era caro, outra observação que é importante ressaltar, na maioria das igrejas da Rússia não pode entrar de bermuda ou roupas curtas.



  • Praça do Palácio de Inverno


  • Palácio de Catarina
  • Passeio Rio Neva, são os canais da cidade, durante o passeio de barco passamos em frente a vários monumentos.
  • Cavaleiro de Bronze
  • Alexander Nevsky Lavra
  • Moika Palace
  • Palácio de Mármore
  • Mesquita de São Petersburgo, isso mesmo até na Rússia existe mesquita, foi uma das maiores mesquitas da Europa
  • Catedral Smolny

Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.