Header Ads

Como solicitar o Stamp 4 na Irlanda

Aqui vou explicar, ou pelo menos contar como nós solicitamos o Stamp 4 na Irlanda, para brasileiros(as) casados(as) com Europeus, (não irlandês), no nosso caso é Espanhol com Brasileira, o Stamp 4 é o visto que dá direito a residência permanente e o direito a trabalhar normalmente (full-time) na Irlanda, por tempo indeterminado. Coloquei (não irlandês) pois sei que algumas coisas mudam, mas não sei exatamente o que muda.

Fonte da foto: Irish Central

Solicitamos esse visto, pois tudo fica mais fácil com ele, e não tem que pagar  os 300 euros como no visto de estudante, Stamp 2. Só para vocês entenderem, eu tenho a dupla cidadania, Brasileira e Espanhola (veja o texto sobre como tirar a cidadania Espanhola), a Pri tem somente a Brasileira por enquanto.

Chegamos na Irlanda em Maio de 2015, e logo já fomos atrás dos documentos necessários, não ache que o processo é rápido pois é um pouco demorado, antigamente era um pouco mais rápido, mas agora eles alegam que tem muita gente solicitando, e como é por ordem  de chegada...já viu né.

Existem vários tipos de solicitações, a nossa foi no modelo de estudante, pois eu era estudante, veja qual se encaixa no seu caso, aqui irei descrever o de europeu estudante e o que nós enviamos, mas neste formulário (clique aqui) tem os documentos necessários para outros casos também.

Documentos necessários:
  1. Formulário EU1 preenchido (clique aqui)
  2. Certidão de Casamento, no nosso caso, registramos nosso casamento que era uma certidão brasileira, no consulado da Espanha, assim temos duas certidões de casamento uma brasileira e outra espanhola, (certificado de matrimônio), veja como registrar o casamento de um Espanhol com uma Brasileira , nós mandamos as 2 e mandamos também a tradução juramentada das 2 em inglês. 
  3. Passaportes originais dos dois, europeu e brasileiro (hoje em dia achamos pelos comentários dos grupos que não se envia mais os originais, somente cópia, mas confirmem);
  4. 2 fotos de cada um (mesmo tamanho da foto do passaporte)
  5. Contrato de aluguel da casa na Irlanda.
  6. Registrar o aluguel da casa no PRTB, aqui na Irlanda quando você aluga uma casa, o correto e é direito seu, é registrar o aluguel nesse órgão (PRTB), o landlord deverá fazer esse registro, muitos deles não fazem, mas o certo é esse, peça para ele registrar no nome do casal, não pode ser somente no nome de um dos 2, então antes de alugarmos a casa, tivemos que perguntar se o contrato de aluguel seria registrado, por causa disso a procura de casa foi um pouco mais difícil;
  7. Comprovante de residência, conta de água, luz, gás, ou internet no nome dos 2, nós colocamos a conta de luz no nome dos 2, ou você pode enviar o da água no nome de um e o da luz no nome do outro, mas tem que comprovar que vocês 2 moram juntos no mesmo endereço
  8. Conta bancária na Irlanda , com rendimentos suficientes para você conseguir sobreviver, nós enviamos o extrato com no mínimo 3 mil euros em cada conta, mas eles não especificam qual o valor necessário para Stamp 4, eles especificam somente para o Stamp 2 (estudante), então fomos por essa lógica. Esse é um dos documentos que mais demoram para ficar pronto, pois na Irlanda para abrir uma conta em um banco para quem é estudante, demora cerca de 1 mês, pois primeiro você tem que ir ao banco, agendar um dia para abrir a conta, geralmente eles marcam para uma semana depois, ai você tem que levar alguma correspondência com seu endereço no seu nome, no nosso caso levamos uma carta da escola que tivemos que nós postarmos para nós mesmos (sim, isso mesmo), pois ainda não tínhamos nada em nosso nome e aí depois de mais uma semana eles te dão o número da conta, depois de mais uma semana eles te enviam o cartão do banco com a senha e o extrato, super tranquilo rsrs;
  9. Seguro de saúde, no nosso caso apresentamos o seguro de viagem, eles aceitaram, não sei se tivemos sorte ou não, mas já ouvi muitos casos de que não aceitaram e tiveram que fazer além do seguro de viagem, um seguro de saúde mesmo. 
  10. Documento que comprovasse que estávamos estudando;(carta da escola com data de início e término do curso)
Todos esses documentos (Atenção no nosso processo para solicitar o Stamp 4, tivemos que enviar os documentos originais, porém algumas pessoas que fizeram o processo depois só enviaram cópias) devem ser enviados via correio (carta registrada) para a Imigração, no endereço abaixo:
EU Treaty Rights
Unit Residence
Division Irish Naturalisation and Immigration Service
13/14 Burgh Quay
Dublin 2 


Conseguimos juntar todos esses documentos, depois de um pouco mais de um mês morando em Dublin.

Após enviarmos tudo e ficarmos apreensivos, pois você não pode viajar, trabalhar, um monte de documentos originais lá, até vir a resposta, a imigração demorou 7 semanas para responder nossa solicitação, há algum tempo atrás a resposta demorava menos de um mês, algumas pessoas estão falando que agora, está demorando em torno 12 semanas.

Depois que chegou a carta resposta falando que eles tinham aprovado a solicitação, com todos nossos documentos originais, fomos na imigração, a fila é a mesma dos estudantes, por ordem de chegada, nós fomos na hora do almoço, depois da aula e conseguimos pegar uma senha, ficamos lá a tarde inteira, fomos atendidos só no final do dia. Na imigração é necessário ir o casal.

Nesse dia eles te dão o Stamp 4 provisório, que tem a validade de 6 meses, com ele você pode viajar, trabalhar normalmente e nesse meio tempo, eles enviaram uma outra carta solicitando alguns documentos, os quais já havíamos enviado, mas enviamos de novo, e enfim os 6 meses se passaram e eles enviaram uma outra carta, avisando para ir lá pegar o visto de 5 anos. 

No nosso caso, o visto provisório de 6 meses encerrava no dia 16 de janeiro de 2016, na primeira carta que recebemos, eles falavam que um mês antes chegaria a carta do definitivo, essa carta não chegou um mês antes, e já estava perto do visto vencer e tínhamos viagem marcada, ficamos bem apreensivos e fomos na imigração nesse meio tempo, perguntar se havia problema de viajar e eles disseram que dentro do visto da Pri ela poderia viajar, mas depois que ele vencesse não, e que estava demorado assim mesmo, por terem muitas solicitações e que a carta ia chegar em breve, a carta chegou 2 semanas depois do visto da Pri ter vencido. Aí fomos na imigração novamente, tentamos por 2 vezes senha na hora do almoço, não conseguimos, aí fomos na terceira vez ás 18h e aí conseguimos senha e estava bem tranquilo e enfim o Stamp 4 definitivo.Se seu passaporte tem validade menor que os 5 anos, eles te dão o visto até a data de vencimento do seu passaporte, mas quando você for tirar um passaporte novo, só levar a carta de novo na imigração e eles te dão o visto para o tempo restante que está descrito na sua carta.

Então resumindo, para não ter problemas, é importante viajar com o Stamp 4 válido.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Boa sorte para todos!
Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.