Header Ads

Como fazer e para o que serve o Empadronamento na Espanha

Empadronamento é uma inscrição ou registro junto a uma prefeitura (ou Ayuntamiento em Espanhol) espanhola.

Este procedimento é importante porque dá direito a ter acesso a direitos básicos na Espanha, como o acesso aos serviços sociais, ao sistema de saúde pública e à educação dos filhos, que é obrigatória. É um ato administrativo e qualquer pessoa independente da sua nacionalidade ou a sua situação na Espanha, pode se empadronar.


O empadronamento serve para diversas funções e é um dos primeiros documentos que você deve tirar quando for para a Espanha, para viver. Ele serve para:

  1. Solicitar o DNI;
  2. Solicitar residência e trabalho;
  3. Solicitar o NIE;
  4. Acesso a serviços médicos;
  5. Acesso a educação para filhos.
Como fazer o empadronamento?
Você deverá marcar primeira a cita que é um horário para ir no ayuntamiento da cidade onde você estará morando, no meu caso fiz o empadronamento em Barcelona por esse site, se você for para outra cidade é só colocar no google "cita empadronamento "nome da cidade que você morará".

Documentos necessários?

  1. Papel como os dados da cita marcada;
  2. Para quem tem a cidadania espanhola deverá levar o DNI (Documento Nacional de Identidade) ou o Passaporte espanhol;
    1. Para os que são estrangeiros deverá levar o Passaporte ou o NIE (Número de Identificação de Estrangeiros);
  3. Contrato de aluguel, contrato de compra de imóvel ou pedir para alguma pessoa que já esteja registrada no ayuntamento te registrar (foi o que eu fiz, pedi para uma amigo meu se eu poderia me registrar morando na casa dele, no dia da cita ele foi comigo na prefeitura e fez o registro) depois que você tiver um lugar fixo é ir lá e trocar o endereço.


O documento que é nada mais do que um folha, ficará pronto na hora, peça 3 ou mais cópias.

Caso você precise de alguma ajuda nesse processo, entre em contato com o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:

Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.