Header Ads

Solicitar NIE, Permissão de Residência e Trabalho para cônjuge de Espanhol

Este post é especial para a pessoas que estão pensando em sair do Brasil e morar na Europa, mais precisamente na Espanha.

Fonte da foto: www.exteriores.gob.es

Aqui falarei o passo a passo para solicitar o NIE, permissão para Residência permanente e trabalho para cônjuge de Espanhol  e depois tirar a cidadania espanhola por ser casado com espanhol, o famoso passaporte vermelho.

Eles também chamam essa procedimento de reagrupación familiar.



Os que acompanham o nosso blog TurMundial, sabe que eu tenho dupla cidadania (Espanhola e Brasileira) e a Pri minha esposa, ainda só tem a Brasileira, mas daqui menos de um ano entrará com os papéis para ter a cidadania espanhola também.


Passo a Passo:
  1. Solicitar o empadronamento, tanto a parte espanhola quanto a parte não espanhola, em alguma cidade espanhola (veja o post solicitar o empadronamento);
    1. Levar uma cópia do empadronamento;
  2. Já ter ou Solicitar o DNI da parte espanhola, pois para os próximos passos o DNI do Espanhol será obrigatório (veja o post sobre solicitar o DNI)
    1. Levar uma cópia do DNI e o original;
  3. Solicitar a cita na oficina de extranjería pelo site http://seap.minhap.gob.es/web/servicios/extranjeria.html, a cita são sempre para 15 dias depois da data que você acessar o site, a extranjeria que fomos foi em Barcelona na Calle Murcia, 42, se você não conseguir marcar a cita do lado da extranjeria tem uma lojinha (estilo despachante) que faz isso;
    1. Imprimir a confirmação da cita;
  4. Comprovante de meios financeiros, nós tivemos que abrir uma conta em um banco da Espanha (abrimos no Santander, conseguimos abrir a conta, depositar o dinheiro e pegar o certificado no mesmo dia) caso você ainda não estiver trabalhando, tem que comprovar que você tem meios para poder viver na Espanha, e eles pedem que você comprove, que tem na conta no mínimo  9 mil euros, então peça para a atendente do banco um certificado comprovando esse dinheiro e tem que estar assinado pelo banco.
    1. Levar o certificado no dia;
  5. Certidão de casamento espanhola, veja o post que falo como legalizar o casamento brasileiro na Espanha;
    1. Levar uma cópia e o original;
  6. Certidão de casamento brasileira, não foi preciso levar mas sempre é bom ter tudo isso;
    1. Levar uma cópia e o original;
  7. Passaporte da parte que é Espanhol, o passaporte deve estar com validade de 6 meses no mínimo;
    1. Levar cópia e o original;
  8. Passaporte da parte que é Brasileira o passaporte deve ter uma validade de mais de um ano;
    1. Levar cópia e o original;
  9. Seguro de Saúde, não vale seguro de viagem, a gente fez um seguro da Mapfre só para a Pri que não é Espanhola;
  10. 3 Fotos tamanho passaporte,
  11. Atestado de antecedentes criminais, não foi preciso levar mas levamos;
  12. Preencher o formulário, eu não lembro o qual tivemos que preencher pois tem vários, mas na extranjeria eles deram o formulário correto;
Caso você não consiga todos os documentos que eles pedem, a extranjeria te dará um papel informando o que faltou, você terá mais ou menos 10 dias para levar os documentos que estão faltando.

Depois de feito tudo isso você esperará mais ou menos 1 mês para chegar uma carta no endereço do seu empadronamento, informando que o processo foi aceito e também chegará o número de NIE , nessa carta também estará as informações para solicitar o Cartão do NIE.

O cartão do NIE é feito em 2 partes, você precisa marcar outra cita na extranjeria, os 2 precisam comparecer, levar DNI (do espanhol), carta que te mandaram, autorizando o seu NIE, já com o número, passaporte da parte não espanhola, 3 fotos tamanho passaporte (parte não espanhola), levamos também certidão de casamento e libro de família para não ter erro, mas não precisou, lá eles te darão tipo um boleto para você pagar no banco, no valor de 11 euros. O cartão não fica pronto na hora, demorou em torno de 25 dias, então eles te dão um protocolo e esse boleto, quando você  voltar lá para pegar o cartão, entregará o comprovante de pagamento do boleto, o protocolo que te deram e o passaporte novamente e então você estará com o seu cartão do  NIE, que para cônjuges de espanhol, tem validade normalmente de 5 anos.

Feito tudo o que falei acima e depois de 1 ano (estamos esperando passar esse um ano), a parte não espanhola poderá solicitar a cidadania, esse processo deverá ser feito em um registro civil da cidadania onde você estará morando. Ainda não sei exatamente os documentos que serão necessários para esse processo de cidadania. Mas quando souber, volto aqui para falar pra vocês.

Caso você precise de alguma ajuda nesse processo, entre em contato com o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.
Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:

Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.