Header Ads

Como solicitar a Assistência Social gratuita da Espanha?

A Assistência Social Espanhola, seria o mesmo que o sistema único de saúde do Brasil o SUS.

Nesse post explicarei como solicitar a Assistência Social, só relembrando pra quem é novo no nosso blog, eu, Chris tenho a dupla cidadania (Brasileira-Espanhola) e a Pri (minha esposa) só tem a cidadania brasileira, por enquanto.

A solicitação é bem fácil e rápida, tudo fica pronto em um dia, veja o que você deve levar e onde ir:

  1. Levar cópias do empadronamento (veja aqui como solicitar);
  2. Levar DNI (Documento Nacional de Identidade) ou NIE (Documento de Identificação de Estrangeiro);
  3. Levar o Documento "Acreditativo del Derecho a Asistencia Sanitaria". O que é esse documento e onde solicitar? É um documento que te dá direito a Assistência Social Gratuita, ele deve ser solicitado na Oficina de Seguridad Social (fomos na oficina de Drassanes, na Rua Arc del Teatre, 63, em Barcelona), nós não marcamos cita (horário), mas podem ser marcados pelo site http://www.cita-previa.es/seguridad-social e nesse site também pode ser verificado os endereços das Oficinas de Seguridad Social, mais próximas da sua casa.
Com tudo isso em mãos é só ir ao CAP (Centro de Atención Primaria) ou APS (Atención Primaria de Salud), busque no google qual é a mais próxima da sua casa. Lá eles farão a carteirinha da Assistência Social, a qual será enviada para sua casa em aproximadamente um mês, mas a partir do dia que você for ao CAP, você já pode usar a rede de médicos da Espanha gratuitamente.

IMPORTANTE e DICAS:
  1. Antes de solicitar a Assistência Social, solicite o Numero da Seguridad Social, pois acho que é obrigatório ter o número antes;
  2. Pessoas casadas com espanhóis também tem o direito a Assistência Social, o processo é o mesmo.
Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:

Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.