Header Ads

Como solicitar a carteira de motorista na Espanha?

Hoje conseguimos pegar a Carteira de Motorista Espanhola (depois de três meses que solicitamos) ou como chama aqui o Permiso ou Carnet de Conduzir.



Esse post é para os Brasileiros que ficarão mais de 90 dias morando na Espanha e querem ter a carteira de motorista espanhola.

Para quem vem morar aqui na Espanha sem data para voltar, e quer dirigir carro, moto etc, tem que fazer a “Canje de Permiso” . Ela é obrigatória se for ficar aqui por mais de três meses, pois depois destes três meses não é mais permitido dirigir com a carteira de motorista brasileira. Tem quem fale, que pode ser usada a carteira de motorista internacional (nós por precaução fizemos, veja aqui como fazer). Mas como somos prevenidos, fizemos a espanhola também, até porque ela é válida por 10 anos e a carteira de motorista internacional é válida somente até o vencimento da sua CNH brasileira.

Depois que você tirar o NIE(documento de identidade de estrangeiro) ou o DNI (documento nacional de identidade, só para quem tem a cidadania Espanhola), você deve trocar (canjear) a carteira de motorista em até seis meses se quiser dirigir, passado esse prazo você pode ser multado. Para obtê-la você tem que entregar sua carteira de motorista do Brasil, ou seja, você troca a sua carteira do Brasil pela espanhola literalmente.
Mas e se eu for para o Brasil? Se você for para passar férias (até 3 meses), você poderá dirigir com a carteira espanhola acompanhada do passaporte, mas se você pensa em voltar a morar no Brasil, você terá que fazer novamente a troca, dessa vez da espanhola para a brasileira.
Mas como estamos falando de quem vem pra cá, vamos às dicas para fazer a sua Troca/Canje de Permiso! O primeiro passo é entrar no site da DGT (Dirección General de Tráfico) e clicar em “Canje de Permiso”, como você pode observar na imagem abaixo.


O site vai te levar a uma página cheia de explicações. Clique em “Solicitar cita prévia para Canjes de terceiros países”.
Depois ele vai te dar a opção de escolher a cidade da Espanha que você estiver morando. Em seguida escolha a opção "Canjes de permiso de condución", depois selecione Brasil e clique em “Aceptar” ou "Continuar". 
Depois disso, você vai passar por uma tela de explicações e é só clicar em "Continuar".

Na tela seguinte você vai ter que completar um formulário com seus dados pessoais.


Depois ele vai te dar algumas opções de datas e horários para você levar pessoalmente os documentos para efetuar o canje. Quando eu e minha esposa fizemos, eles nos deram uma data para dois meses depois.
Atenção! Isso não significa que essa data está confirmada. Você deverá entrar no site da DGT para ir acompanhando a sua solicitação. Para isso é só entrar no site da DGT, ir a “Canje de Permiso” e, ao invés de clicar em “Solicitar Cita Previa de Canjes” você deve clicar em “Consultar Cita Previa”. Sua cita só estará confirmada quando passar de “pendiente” para “contestada”. 
Depois que sua solicitação tiver passado para “contestada”, você deve providenciar os documentos, que são bem simples: NIE/DNI ou outro documento que confirme sua identidade e residência na Espanha, sua carteira de motorista brasileira (original e cópia), uma foto 3 x 4 (aqui tem máquinas em qualquer esquina para fazer essas fotos), o documento de solicitação, que pode ser obtido aqui e 27,7€, que é o valor da taxa para 2016 e que pode ser paga tanto em dinheiro como com cartão de débito (é a melhor opção), pois em dinheiro você terá que ir até um banco pagar.
Além disso, você deve fazer o teste psicotécnico novamente na Espanha em qualquer centro médico credenciado. Pesquise, porque os preços variam, eu e minha esposa pagamos 35€ por pessoa, mas vimos lugares cobrando até 50, no nosso caso não foi necessário marcar um horário. Quando fomos foi bem rápido, uns 20 minutinhos no máximo. Esse papel que será entregue pelo Centro Médico também deverá ser levado à DGT. No nosso caso, preferimos ir umas duas semanas antes ao Centro Médico, para não enrolar e acho que é melhor. 
No dia da cita, é só levar todos esses documentos que eu mencionei à DGT. 
Na hora, ela já me entregou um papel que já me permitia sair de lá dirigindo (dentro da Espanha) e que é válido por três meses, que é o prazo máximo para você receber a carteira de motorista pelo correio. Caso você for viajar nesse período de 3 meses para fora da Espanha, precisará avisar para eles e eles te darão uma carteira de motorista internacional, ela custa em torno de 11 euros.
DICAS!
1- O exame médico tem validade de três meses, por isso, sempre espere o status da sua solicitação passar de “pendiente” para “contestado” para fazê-lo, porque senão você corre o risco de perder dinheiro.2- Tenha certeza de que você poderá ir na data da cita, porque não se pode cancelar e pedir outra. Você teria que esperar a data “vencer” para pedir outra.
Site da DGT
Caso você precise de alguma ajuda nesse processo, entre em contato com o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:

Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.