Header Ads

Passo a Passo para vir morar na Espanha sendo casado(a) com Espanhol(a)

Criamos esse post com um Passo a Passo para vir morar na Espanha sendo casado(a) com Espanhol(a), pois muitos internautas que visitam nosso blog (muito obrigado pelas visitas) tem algumas dúvidas sobre esse assunto e perguntam pra nós por e-mail ou nos comentários do blog, como já passamos por isso e fizemos essa mudança para Espanha, escrevemos o que vocês deveriam fazer.

Então vamos lá, primeiro para quem ainda não sabe, eu Christian tenho a cidadania espanhola e a Priscila minha esposa que junto fazemos esse Blog ainda não tem, mas está em processo, quando a cidadania dela chegar daremos mas dicas.

Nós casamos no Brasil, e legalizamos o casamento no consulado da Espanha em São Paulo (o processo é bem simples e rápido, pelo que a gente viu não fez diferença casar no Brasil ou na Espanha, então não sei se casar aqui fica mais fácil ou não, só falo que para nós foi melhor já virmos casados e com o casamento legalizado, pois quando chegamos aqui, a Pri já pôde solicitar o documento de residente  e de trabalho (o NIE, que é como o RNE no Brasil, um documento de identificação para estrangeiros).
Uma informação importante e que o pessoal também tem dúvida é sobre o visto de turismo, que até onde eu saiba não se prorroga, somente em alguns casos que já ouvi falar, mas não pesquisei sobre então não sei dizer exatamente, então você tem que sair por pelo menos 3 meses e voltar para prorrogar e com esse tipo de visto não pode trabalhar aqui legalmente, você que NÃO é cidadão da União Europeia só poderá trabalhar legalmente depois que tiver o NIE (que pode levar mais ou menos 2 meses para tirar, então venham com um dinheiro de respaldo para viver nesses primeiros meses).
Arrumar emprego estando no Brasil é mais difícil, do que vocês morando aqui, eu consegui um emprego aqui depois de 4 meses.
Vamos lá, agora sim segue o passo a passo:
  1. Casar no Brasil;
  2. Solicitar uma cópia do registro de casamento espanhol no consulado da Espanha (esse documento deve ter menos de 3 meses de expedição, recomendo solicitar um mês ou 15 dias antes da viagem, pois eles não aceitam documentos com mais de 3 meses expedido);
  3. Você que é espanhol(a) deve tirar a certidão de nascimento espanhola para tirar o DNI (Documento Nacional de Identidade) essa certidão deve ter menos de 3 meses expedição, recomendo solicitar um mês ou 15 dias antes da viagem, pois eles não aceitam documentos com mais de 3 meses de expedição);
  4. Você que é espanhol(a) deve solicitar a baja consular, pedir isso no consulado da Espanha no Brasil e falar que é para fazer o DNI (esse documento deve ter menos de 3 meses expedição, recomendo solicitar um mês ou 15 dias antes da viagem, pois como disse antes eles não aceitam documentos  mais de 3 meses  expedido);
  5. Você que é o(a) brasileiro(a) deve solicitar a certidão de nascimento legalizada (apostila de haia), tudo isso se faz no cartório onde está o seu registro de nascimento(esse documento também deverá ter menos de 3 meses de expedição, recomendo solicitar um mês ou 15 dias antes da viagem, pois eles não aceitam documentos com mais de 3 meses de expedido);
  6. Chegando na Espanha fazer o empadronamiento (que é um registro de onde você está vivendo na Espanha) (esse documento deve ter menos de 3 meses expedição, recomendo solicitar um mês ou 15 dias antes da viagem, pois eles não aceitam documentos com mais de 3 meses de expedido);
  7. Após 1 ano que estiver com o NIE e morando na Espanha legalmente, você poderá solicitar a cidadania espanhola, nós estamos nesse passo.
Outros Documentos que deverão tirar quando estiver morando aqui na Espanha.
  1. Como solicitar o certificado de nascimento Espanhol;
  2. Como solicitar o Livro de Família;
  3. Como solicitar o número da Seguridad Social (igual ao PIS no Brasil)
  4. Plano de saúde público, quando usamos  aqui foi muito bom;
  5. Carteira de Motorista Espanhola, pois depois de 3 meses você deve trocar a carteira de motorista brasileira pela espanhola (isso se chama Canje de Permiso de Conducir)

Outros temas que poderão te ajudar são:
  1. Sites de empregos da Espanha;
  2. Custo de vida na Espanha;
Se você está lendo esse post e ainda não tem a cidadania espanhola veja aqui como solicitar

Caso você precise de alguma ajuda nesse processo, entre em contato com o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:

Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.