Header Ads

Vai tirar a Cidadania Espanhola? Saiba como se inscrever para o CCSE e como se preparar para a prova

O que é CCSE (Conhecimentos Constitucionais e Sociocultural da Espanha) é uma prova ou exame feito pelo Instituto Cervantes que avalia os conhecimentos da constituição da realidade social e cultural Espanhola.

Mas daí você pergunta, mas pra que isso me serve? Todas as pessoas que querem ter a cidadania espanhola (por residência, por reagrupação familiar, por ser casado com espanhol, por asilo e muitas outras coisas) precisam fazer essa prova, a lei foi instituída em 2015, somente quem possui ancestrais espanhóis não precisam fazer essa prova.


No nosso caso, a Pri minha esposa não tem a cidadania espanhola e eu tenho, ela está pedindo a dela por ser casada comigo, e um dos documentos necessários é o certificado que você fez e passou nessa prova. Voltando a falar do CCSE, esse exame é para provar que você tem conhecimento da cultura, política, geografia e economia da Espanha, eles podem perguntar diversas coisas como quem é o primeiro ministro, quem é o rei, qual as cores da bandeira da Espanha onde fica uma determinada cidade da Espanha, entre outras, mas no site o qual você se increve tem a apostila para você se preparar, e com todas as possíveis perguntas.

Como se inscrever para o CCSE

As inscrições são feitas pelo site do Instituto Cervantes, primeiro você se registra no site, faz a inscrição e depois você paga uma taxa de (valor de 2016, 84 euros), essas provas são realizadas mensalmente,  então veja quando é a melhor data e lugar para você se inscrever, elas são válidas por 4 anos.
Como há muita procura pode ser que as inscrições terminem rápido.

Como se preparar para a prova do CCSE

Como comentei antes, no site do instituto também há um material completo  para você se preparar para a prova, lá terá um apostila com aproximadamente 100 folhas, provas anteriores, perguntas prováveis que cairão na prova e tudo o que você precisará para se preparar para a prova.

Parece muita coisa, mas se você ler a apostila umas 2 vezes e responder todas as perguntas da apostila você terá grandes chances de passar no exame, a Pri fez isso e passou. A prova terá 25 perguntas, todas com respostas de múltipla escolha e você terá que acertar no mínimo 15 para passar, ou seja 60% da prova. O resultado sai no site do Instituto Cervantes depois de aproximadamente 20 dias após o exame, caso você não passe poderá pedir revisão da prova e caso a resposta seja negativa, terá a chance de fazer o teste novamente somente mais uma vez sem pagar.


No dia da Prova

No dia da prova é obrigatório levar a inscrição da prova e o documento com foto que você se inscreveu para a prova, a Pri levou o NIE (original), passaporte (original) a inscrição da prova impressa, fora caneta, lápis e borracha, lá eles dão também, mas acho bom sempre prevenir. Fique atento aos seus dados se estão corretos, pois eles sairão no seu certificado, chegue com 30 minutos de antecedência, a prova tem apenas 45 minutos de duração.

Boa Sorte.

Caso você precise de alguma ajuda nesse processo, entre em contato com o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.


Vejam os posts sobre temas interessantes relacionados a como viver na Espanha:
Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.