Header Ads

Aix-en-Provence, a cidade das fontes e flores

Aix-en-Provence é uma cidade com muitas coisas para conhecer e fazer, ela têm muitas fontes lindas e é uma cidade muito florida.

Fomos para lá numa viagem pela Côte D´Azur, fizemos como primeira base a cidade de Marselha, fica há uns 40Km de Aix, muito pertinho dando a possibilidade de fazer um bate e volta.

Ficamos na cidade de Aix-en-Provence durante umas 5 horas, foi um tempo ok, já que a cidade é bem pequena, mas claro daria para ficar lá  mais tempo, pois com mais tempo daria para conhecendo outros lugares que acabamos não indo, pois eram lugares mais distantes do centro da cidade.


Chegamos na cidade de carro,  nessa viagem fizemos tudo com carro alugado, chegando lá procuramos estacionamento perto do centro da cidade, que é a parte mais bonita da cidade, o estacionamento foi fácil achar, o bom que em muitas cidades da Europa os estacionamentos estão bem sinalizados pela cidade, até chegar neles em muitos casos tem até o número de vagas disponíveis, porém geralmente não são tão baratos, sai mais ou menos 2 euros ou mais por hora.


Quais as atrações de Aix-en-Pronvence e o que fazer na cidade?

Logo na entrada da parte antiga da cidade, fica uma fonte bem bonita e toda florida, a Fonte da Rotatória ou Fontaine de la Rotonde, pena que nesse dia estava chovendo e o céu estava escuro, o que deixaram as fotos não tão lindas como o lugar é realmente.

Nas primeiras ruas do centro tem a Igreja Du Saint Esprit, uma igreja antiga de pedra, com uns mosaicos bem bonitos.


Praça D'Albertas, uma praça com umas fontes bonitas, como já disse antes, a cidade têm muitas fontes, o que deixa a cidade bem linda.

Nesse dia era um domingo, estava tendo uma feira de rua em Aix-en-Provence com umas comidas muito gostosas, nós experimentamos uns patês doces, de doce de leite e chocolate,  nunca comemos um patê tão saboroso, além dos queijos, tinha também a famosa raclette, mas como era muito cedo não compramos, e quando voltamos no meio da tarde a feira já tinha fechado, e tivemos que comer em um lugar bem simples e com uma comida não tão boa como tinha na feira.



O prédio Mairie d'Aix-en-Provence um dos principais cartões postais da cidade, nesse local tem uma torre antiga com relógio, uma praça, o lugar é bem bonito com bastante turistas passeando.

Outro lugar famoso e importante da cidade é a Catedral de Paroisse Cathédrale Saint Sauveur Aix-en-Provence, pena que estava em construção e não deu para ver sua beleza por fora e por dentro chegamos bem na hora da missa e só deu para dar uma olhada.


Uma coisa muita tradicional de comida da cidade são os doces calison, têm em varias lojas é uma delícia, não deixe de comer pelo menos um pedacinho, ele lembra um pouco o torrone.

O Théâtre de l'Archevéché, só conhecemos por fora.

Avenida Cours Mirabeau, principal avenida do centro da cidade com restaurantes e bares.

A Capela des Oblats que fica no final da avenida, é bem bonitinha.

Saint Jean de Malte Paroisse Saint-Jean-de-Malte é uma outra igreja de Aix-en-Provence, mas não é tão bonita quanto as outras, é um passeio opcional.

As diversas fontes espalhadas pela cidade, Aix-en-Provence além de muitas flores e lugares lindos, tem diversas fontes uma mais linda que a outra, deve ter mais de 15 fontes. Na avenida Cours Mirabeau que é uma avenida bem legal de conhecer, pois tem vários bares e restaurantes, só nela têm umas 3 fontes.

Passear pelas ruas do centro antigo, cada rua tem casas interessantes e bonitinhas, sempre com muitas flores nas janelas, bem cidade medieval europeia.






Gostaríamos de ter tido mais tempo para conhecer outros lugares mais afastados da cidade, mas que também vale a pena conhecer, mas o tempo foi curto, pois tínhamos muitas outras cidades para conhecer na Côte D´Azur.

Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.