Header Ads

Como fazer o Imposto de Renda na Espanha (Impuesto de la Renta) pela primeira vez?

Assim como no Brasil, as pessoas que trabalham na Espanha, precisam fazer o imposto de renda (Impuesto de la Renta) todos os anos, igualzinho no Brasil.

Mas na Espanha o sistema é inteiro on-line, e já vem com quase tudo preenchido, esse ano de 2017, foi o primeiro ano que fiz aqui e vou te contar como fazer, é bem simples.


Uma dica muito importante caso você não seja obrigado a declarar, pode ser bom declarar, pois no ano passado só trabalhei nos últimos meses, e não chegou no valor mínimo obrigatório, mas mesmo assim me falaram para fazer a declaração, pois poderia rever o dinheiro do imposto que eu tinha pago e foi isso que aconteceu, consegui uma devolução de mais de 300 euros.

Como fazer o Imposto de Renda na Espanha pela primeira vez?

Primeiro vamos falar das obrigatoriedades, basicamente quem ganha acima de 22.000 euros bruto ao ano trabalhando para uma mesma empresa, ou quem trabalhou em duas empresas diferentes e ganhou no ano na somas das empresas mais de 12.000 euros. Se quiser verificar as normativas e a lei no site da Agência Tributária tem tudo isso.

Para fazer a declaração você deve acessar a página da agência tributária, ir primeiro no "Obtención del número de referencia" o número é obrigatório para quem vai fazer pela primeira vez, nessa página você pode escolher entre 4 tipos de acesso, com certificado digital, com la casilla 440, com clave Pin ou com Registrarme Clave, fiz com esta última, pois não tinha nenhuma das anteriores, fui recomendado por telefone (liguei lá), entrar nesse registrarme clave, você deve informar seu NIE ou DNI, seu sobrenome e o IBAN do seu banco que você tem conta na Espanha, fazendo isso eles te enviarão o número de referência que você deverá usar, para o preenchimento da declaração.

Com o número de referência é só entrar na página Renta Web, e ir no link "Servicio tramitación borrador/declaración (Renta Web)", na próxima tela clique no link "Con número de referencia".

Depois disso você já estará pronto para preencher os dados que faltam da sua declaração, pois os dados das empresas que você trabalhou já vem tudo preenchido, muito bom.

Caso dessa primeira vez você tenha receio de fazer sozinho, você pode marcar para fazer a declaração em um dos pontos de declaração que terá na cidade que você mora, na página da Renta Web tem um link chamado "cita previa renta" para você solicitar um horário e dia de atendimento.

Bom é isso, espero que esse texto te ajude a fazer sua declaração.


Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.