Header Ads

25 anos das Olimpíadas 92 em Barcelona

Nessa semana, no dia 25/07 foi comemorado os 25 anos dos Jogos Olímpicos 92 em Barcelona, que transformou a cidade nessa época pouco conhecida, em uma cidade maravilhosa para visitar e morar.
Foto do Jornal El Periódico - http://www.elperiodico.com
Os Jogos Olímpicos fizeram a cidade dar um salto em planejamento urbano, infra-estrutura, de projeção internacional que fez com que a cidade entrasse no mapa do turismo internacional, além disso mudou o ânimo das pessoas que viviam aqui.


Antes de 92 Barcelona só tinha uma pequena praia, a de Barceloneta, e bem feinha, hoje há vários km de praia (San Sebastian, Nova Icária, Bogatell, Mar Bela, Nova Mar Bela, Forúm)  e hoje em dia são bonitas, pois o mar já era bonito, mas a cidade se transformou e se virou para o mar, toda a orla de Barcelona foi construída em 92, quem imagina que tudo isso foi construído há 25 anos atrás.

Na Orla criaram a vila Olímpica, todos os prédios que estão na frente do porto Olímpico eram as moradias dos atletas.
Foto do Jornal El Periódico - http://www.elperiodico.com
Fizeram um lindo Parque Olímpico na montanha de MontJüic, todas as obras estão lá até hoje e são usadas como espaço para diversas atrações esportivas, musicais entre outras.

Foi construído o Museu de Arte da Catalunha, e a fonte Mágica, hoje são cartões postais da cidade, e a cada ano atrai mais turistas.

Antes de 92 e por um tempo, se viu uma união entre todos os espanhóis, para poder realizar esse jogos e mudar a visual da cidade e do país, hoje essa união já não existe mais, pois há uma forte onda separatista, brigas entre os governos central e da Catalunha.

Os quase 2 bilhões de euros investidos mudaram quase tudo na cidade, a deixaram linda, veja nesse vídeo abaixo o antes e depois da cidade.


Veja também nesse slide show o antes e o depois da cidade de Barcelona.

Bairros novos foram construídos como a Ciutadella, o PobleNou e a Vila Olímpica.

Com os jogos de 92 o esporte espanhol teve uma grande crescimento, ganharam muitas medalhas de ouro, e até hoje eles usufruem desse crescimento gerado.

A cidade que tinha pouquíssima quantidade de hotéis e quartos disponíveis, cresceu mais de 60% só nos primeiros anos, hoje Barcelona recebe por mês mais de 30 milhões de turistas por ano.

Muitos falam que Barcelona foi uma das poucas cidades que realizaram as Olimpíadas, que realmente souberam aproveitar o dinheiro que foi gasto e o dinheiro que foi gerado depois.

Na festa que teve essa semana no dia 25/07 na praça Catalunha, e lógico estávamos presentes, podia se ver como os moradores tem orgulho da cidade que se transformou com os Jogos Olímpicos de 92, foi emocionante.

Nesse festa teve show, vídeos lembrando como foram os jogos, apareceu também a nossa seleção brasileira de vôlei que ganhou o ouro daqueles jogos.

Teve também a tocha olímpica que saiu do parque olímpico e foi até a praça da Catalunha, com o espanhol com a flecha para acender o fogo olímpico, e depois tiveram os fogos de artificio.


Amamos muito essa cidade, por isso escolhemos viver aqui, mas também amamos nossa linda cidade natal São Paulo, quem sabe um dia também se transforme em uma cidade ainda melhor.
Booking.com
2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.