Header Ads

Besalú uma linda cidade medieval da Catalunha

Besalú é uma cidade medieval da Catalunha, na Espanha, próximo da cidade de Barcelona, sua principal atração é uma ponte romana do século X, a cidade tem a maioria das casas e prédios feitos de pedras, deixando a cidade com o ar ainda mais medieval.
Ponte de Besalu

Desde que mudamos para Barcelona, tínhamos vontade de conhecer Besalú, então em um final de semana de novembro, fomos para lá aproveitar a baixa temporada e alugamos um carro por apenas 18 euros, alugamos desde sexta a tarde até domingo a tarde.


A cidade é bem pequena, tem somente 2.500 habitantes, por isso a cidade não tem tantas opções de hotéis, daí tivemos a ideia de ficar em um hotel rural em uma cidade bem próxima, o hotel delícia  que ficamos chamava Mas Campoler (veja o post sobre o hotel) tem um estilo de pousada romântica parecido com os da região de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Teresópolis...
Priscila e Christian Gutierrez em Besalu

Besalú mostra uma estrutura arquitetônica e urbana bastante consistente com o passado medieval. A importância monumental da cidade é fundamentalmente devido ao seu grande valor como um todo, devido à sua unidade, que o determina como um dos exemplos mais importantes e singulares dos conjuntos medievais da Catalunha.
Besalu

O que fazer em Besalú e quais são suas principais atrações? 

Chegamos na sexta-feira a noite no hotel e ficamos lá aproveitando a lareira, logo de manhã fomos conhecer a cidade de Besalú, e logo fomos conhecer a ponte, a qual comentamos ser a principal atração, a ponte de romana de Besalú, ela tem uma forma angular com sete arcos desiguais, muitos deles com base em rochas vivas, com cortes, além dos arcos tem um antigo portão de acesso, fortificado sobrepõe o primeiro pilar da ponte.
Puente de Besalu

As primeiras notícias sobre a ponte são do século X, mas pode ser que seja de antes pois, ela já sofreu muitas alterações e reconstruções.
Torre da ponte de Besalu

Antigamente a ponte servia de entrada para o Castelo de Besalú, mas hoje não existe mais, como muitas cidades da época medieval, a cidade foi crescendo em torno do castelo, além de romanos lá também viveram muitos judeus.
Vista da cidade de Besalu

Nas margens do rio onde está a ponte tem um parque bem bonito, com lugares para fazer pic-nic, no verão e que também deve ser usado pelos moradores da cidade como "praia", e desde as margens tem umas lindas vistas da ponte e de Besalú.

Depois de vermos a ponte de diversos ângulos e caminharmos por ela, fomos visitar outras atrações da cidade, como o Monastério de São Pedro de Besalú, é um outro ponto de destaque da cidade, fica em uma praça central com alguns restaurantes em volta.
Monastério de São Pedro de Besalú

Lá também tem um museu bem interessante, pois são esculturas criadas em grãos, o Museu de Miniaturas e Microminiaturas de Besalú, para ver todas as obras é necessário ver por uma lupa que fica em frente de cada escultura.
Museu de Miniaturas e Microminiaturas de Besalú

Museu de Miniaturas e Microminiaturas de Besalú

Bem ao lado da ponte, com vista para ela, tem um banho judeu, só que estava fechado quando estivemos na cidade, então não conseguimos visitar.
banho judeu em Besalu

Já estava chegando a hora do almoço e tínhamos reservado um restaurante onde tem um menu de degustação, onde o chefe prepara pratos do dia e serve esses pratos, não tem o que você escolher, a única coisa que o chefe pergunta é se você tem alguma restrição com algum tipo de comida, como a gente não tem ele serviu tudo rs, esse menú  é composto por uns cinco pratos, uma comida deliciosa e você pode ainda combinar com os vinhos que ele harmoniza com a comida, nós fizemos isso, foi excelente, não precisamos falar que você sai de lá rolando, mas muito feliz e não foi caro, o menú super bem servido sai em torno de 18 euros por pessoa, mais os vinhos que foram mais umas 5 taças de diferentes vinhos deliciosos por pessoa, se não me engano são mais uns 10 euros por pessoa, fora o chef que é super simpático, explica tudo de cada prato e o restaurante é uma graça e bem aconchegante, ficamos lá mais de 2h. Ficou com vontade de comer lá? Quer saber o nome? Claro que vamos contar o restaurante é o Amb els Cinc Sentits (o nome está em Catalão que significa "Com os Cincos Sentidos"), uma coisa muito importante de saber é necessário reservar com antecedência pois, para almoçar e jantar lá só com reserva, vimos várias pessoas tentando entrar e não poder pois ele falava que era somente com reserva.

Depois desse maravilhoso almoço continuamos a passear por todas as ruazinhas medievais da cidade, passamos na igreja São Vicente e uma das últimas coisas que visitamos foi a igreja Sant Martí.
igreja São Vicente

Nossa última parada foi ficar em um bar e restaurante Castell de Besalú com vista para a ponte, e ficamos ali tomando um vinho, curtindo a vista e o anoitecer, a ponte também fica linda toda iluminada.
Besalu ponte

ponte romana de Besalu

Ponte de Besalu a noite


Depois de tudo isso era hora de voltar para o hotel, e no dia seguinte fomos visitar outras cidades lindas que foram: Castellfollit de la Roca uma cidade no alto de uma falésias, bem interessante e depois fomos também para Olot e Vic, muito legais também.


Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.