Header Ads

El Jem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo

El Jem ou Djem é uma cidade da Tunísia onde tem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo, para quem não sabe o Império Romano deixou muitas riquezas arquitetônicas pela Europa, mas também pelo norte da África, um tipo de turismo pouco divulgado devido a alguns problemas de segurança nos países do norte da África.
El Jem ou Djem

Mas já avisamos logo de cara, não passamos por nenhum problema de segurança na Tunísia e nem no Marrocos, até achamos a Tunísia um país bem seguro, isso que viajamos por várias cidades do país em uma viagem que fizemos de 8 dias por esse lindo lugar.


El Jem, visitamos a cidade com uma excursão que fizemos de 2 dias saindo do litoral de Hammamet, pertinho da capital de Tunes, com essa excursão visitamos várias cidades no centro do país onde começa o deserto do Sahara.
anfiteatros romanos mais preservados do mundo


Como falamos, o anfiteatro de El Jem é um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo, junto com o Coliseu de Roma na Itália e o anfiteatro de Pula na Croácia, em toda a Europa e África há mais de 100 anfiteatros romanos, conhecemos alguns deles: o de Roma, o de Tarragona na Espanha, Cartago na Tunísia, em Atenas na Grécia e alguns outros que estão só em ruínas mesmo, que não dá nem para perceber direito que era um anfiteatro...
anfiteatro de El Jem

O passeio já incluía os ingressos para entrar no Anfiteatro Djem.

Anfiteatro de Djem ou Jem, também conhecido como Coliseu de Thysdrus

A cidade de Djem ou Jem, sua principal e única atração turística é o Anfiteatro de Djem também conhecido como Coliseu de Thysdrus. É o maior anfiteatro romano da África e o terceiro maior do mundo, depois do Coliseu de Roma, e o anfiteatro de Pula (mas há contradições, alguns falam que é o quarto mais bem preservado e os outros três são: o Coliseu de Roma, o anfiteatro de Cápua e o anfiteatro de Pozzuoli), é um dos mais bem preservados do norte da África. É o monumento romano mais conhecido da Tunísia além de Cartago que tem muitas construções romanas, em breve falaremos dessas outras construções romanas em Cartago em um post exclusivo sobre a cidade.
Anfiteatro de Djem

O Anfiteatro de Jem foi construído em 238 D.C. pelo Gordiano, sob o reinado do imperador Maximino. Provavelmente foi palco de lutas de gladiadores, corrida de bigas e outros espetáculos, especialmente shows de animais selvagens e representações de caçadas de animais, como aconteciam no Coliseu de Roma.
Coliseu de Thysdrus

A parte onde ficava os aminais está muito bem preservada e se pode visitar, tem um ar um pouco sombrio, mas muito legal de conhecer.
Coliseu

Sua preservação só nao é maior pois algumas de suas pedras foram usadas para construir a cidade de El Djem, mas mesmo assim ainda estão em boas condições. Pelo que o guia contou ele permaneceu intacto até o século XVII, segundo a tradição Árabe e então começaram a demolir a fachada exterior. Os poços dos leões é um sistema muito bem elaborado de tubulações e cisternas para a coleta de água da chuva, ainda estão preservados.
El Jem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo

Uma história que o guia também contou e achamos muito legal para trazer pra vocês, é que ás vezes o coliseu recebe o nome de Ksar dos Kahena, pela princesa Berbere Kahena (já falamos um pouco no post de Matmata que essa região é onde morava o povo Berbere), que no século VII uniu as tribos Berberes para deter o avanço dos invasores muçulmanos. Ela foi derrotada e perseguida, se refugiou com sua tropa e seguidores no anfiteatro, onde resistiu por quatro anos. Segundo a lenda, ela foi traída por seu jovem amante, que a esfaqueou e enviou sua cabeça embalsamada para o líder do exército árabe.
Ksar dos Kahena

O anfiteatro é um Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO desde 1979.

Visitamos o Coliseu de Thysdrus, por mais de uma hora, um bom tempo, seria melhor ficarmos mais tempo para vermos tudo com mais calma, mas já era hora de ir para a próxima cidade, a cidade de Douz.

Se você ficou com vontade de fazer essa excursão, nós fizemos com a Voyages & Loisirs en Tunisie (VLT) reservamos com o Ghassen +256 52 804 841 (Whatsapp) um tunisiano que fala mais de 5 idiomas, um deles é o português, ele adora falar português e espanhol, o nosso contato inicial foi pelo Whatsapp e fechamos com ele no hotel dois dias antes de fazer o passeio, ele foi até o nosso hotel conversar conosco e explicar em detalhes tudo, foi muito atencioso e simpático, por isso o recomendamos bastante.
Priscila Gutierrez e Christian Gutierrez em El Jem

Booking.com
Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.