Header Ads

Tozeur, a cidade dos Oásis

Tozeur a cidade dos Oásis no meio do deserto do Sahara na Tunísia é uma cidade com maravilhosas atrações turísticas próximas, a começar pelo deserto do Sahara, o lago de sal de Chott el Jerid e claro a atração mais linda de todas o Oásis de Chebika.
Tozeur a cidade dos Oásis

Tozeur está no centro da Tunísia, perto da fronteira da Argélia, de alguns pontos da região é possível ver a fronteira,  o deserto do Sahara continua no outro país, fomos para lá em um roteiro pela Tunísia, e ficamos só um dia, para os padrões do país a cidade é até grande e tem aeroporto pois muitos europeus vão para lá passear por sua incríveis atrações turísticas.


Chegamos de dia na região da cidade bem cedo e começamos a visitar o lindo e diferente lago de sal de Chott el Jerid, o lago gigantesco que secou há muitos anos e virou um lago de sal no meio do deserto, vimos ali o nascer do sol no meio do lago onde o ônibus da nossa excursão parou, esse tipo de paisagem nós nem imaginávamos que existia na África, sempre ouvimos falar do deserto do Atacama e Salar de Uyuni, por sorte quando pensamos em ir para a Tunísia e começamos a planejar e descobrir o que fazer na Tunísia, descobrimos um país pouco conhecido pelo brasileiros, mas muito visitado pelos europeus.
lago de sal de Chott el Jerid

A cidade está as margens do lago Chott el Jerid, e para chegar até a cidade de carro ou ônibus, cruzamos o lago todo que é imenso.

Chegando na cidade trocamos o ônibus da excursão por um carro 4x4 para poder entrar nas dunas do deserto e continuar o passeio.
4x4 do deserto do Sahara

Tozeur a cidade dos Oásis

A principal atração da cidade são seus Oásis e por isso que é conhecido como a cidade dos Oásis, ali tem o Oásis de Mides, o Oásis de Tamerza e o mais importante deles o Oásis de Chebika que escrevemos um post só sobre ele pois é uma beleza da natureza que merece um post exclusivo.
Oásis de Mides, o Oásis de Tamerza

No nosso passeio só fizemos o de Chebika, mas vimos os outros de longe, gostamos tanto de lá que até sugerimos para quem tiver mais tempo ficar hospedado em Tozeur e passar uns dois ou três dias, pois verá todo esse paraíso com mais calma e tempo para curtir, e se você fizer isso indicamos ficar no hotel Moraudi de Douz , visitamos o hotel, ele é lindo, um dos principais da cidade.
ficar hospedado em Tozeur

 hotel Moraudi de Douz

Perto de Tozeur tem áreas com camelos selvagens passeando no meio do deserto e tem até momentos que os carros andavam mais devagar para deixar os camelos passarem, foi a primeira vez que vimos camelos selvagens, tínhamos visto no Marrocos alguns e em Dubai também, mas lá eram adestrados.
camelos selvagem

O deserto do Sahara na cidade de Tozeur também é famoso por ter sido cenário de diversos filmes, com destaque para a vila onde vivia Luke SkyWalker em Star Wars IV e o Paciente Inglês, nós fomos nos dois lugares das filmagens, bem no meio do deserto.
vila onde vivia Luke SkyWalker em Star Wars IV

Paciente Inglês

Essa região da Tunísia vem desde 1990 sendo incentivada pelo governo para virar um polo turístico do país, então o momento de ir é agora pois, logo terão muitos turistas.

Por ter muita água no subsolo que aflora nos Oásis deixou essa cidade no meio do deserto cheia de verde das palmeiras que existem na região, do alto de uma montanha é possível ver a diferença da gigantesca parte de areia e dunas e essa pequena mancha de verde.
palmeras no meio do deserto do Sahara

Como disse, ficamos só um dia por lá desde o nascer do Sol, até o meio da tarde pois, ainda tínhamos outros lugares para conhecer como a 4ª cidade mais importante para os muçulmanos a cidade de  Kairouan.

Booking.com
Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.