Header Ads

Roteiro pela Tunísia, saiba o que fazer no país

O que fazer na Tunísia? Aqui nesse post contaremos detalhadamente o nosso roteiro pela Tunísia  que fizemos em maio deste ano, poucas pessoas conhecem, mas vale muito a pena conhecer.
roteiro pela Tunísia

A Tunísia é um país que está no norte da África, fronteira com a Argélia e a Líbia, é um país com população de origem árabe e de religião muçulmana, desde 2012 é um país governado por um presidente eleito pelo povo, antes era uma ditadura como em todos os país do norte da África, só que em 2012 a população se revoltou com o ditador e iniciou o movimento da primavera árabe, que depois tiraram alguns ditadores do poder, lá foi o primeiro país e depois vieram: Egito, Líbia, Síria e outros, mas o que deu mais certo foi na Tunísia.


É um país pouco conhecido dos brasileiros, talvez por falta de conhecimento das suas atrações turísticas naturais e das antiguidades feitas pelo homem, e também por acharem que o país pode ser violento ou perigoso, nós achamos o país seguro, viajamos por mais de 2.000 Km e não passamos por nenhum problema, achamos as estradas bem seguras e com bastante policiais nas estradas e  cidades também, o povo é bem honesto e hospitaleiro, enfim não tivemos nenhum problema.

Fomos pra lá em uma ideia que tivemos de viajar para um país mais quente no inicio da primavera pois, aqui em Barcelona ainda fazia um pouquinho de frio, e estamos sempre buscando novos países e cidades para conhecer, não gostamos de repetir lugares já visitados.
O que fazer na Tunísia

Quando iniciamos o planejamento da viagem para a Tunísia, começamos como sempre a pesquisar sobre o país e sempre olhamos diversos blogs de turismo, assim como o nosso e outros sites de viagem, mas achamos muito pouca informação, vimos que tinham algumas coisas para conhecer na capital, Tunes e nos seus arredores, como a antiga cidade de Cartago que dividia com Roma a soberania do Mar Mediterrâneo, mas depois de várias batalhas os cartagineses perderam para o Império Romano e a cidade acabou invadida. Depois da invasão ficou a mistura de templos romanos e ruínas da época de Cartago, durante as pesquisas também tínhamos visto que o litoral da Tunísia tinham praias lindas e muitos resorts nas regiões de Hammamet e Jerba.

Com essas informações em mente fizemos um roteiro para conhecer esses lugares, compramos as passagens e reservamos os hotéis com a booking, só que passaram alguns dias e descobrimos que tinham muito mais coisas para fazer por lá, como visitar o Anfiteatro romano em El Jem o terceiro mais bem preservado do mundo, mas o que mais chamou nossa atenção foram os Oásis no deserto do Sahara, ficamos loucos com a possibilidade de ver essa maravilha da natureza, só que com pouca informação achamos que o Oásis de Chebika ficava perto da cidade de Hammamet (uma das cidades que nos hospedamos) quando você busca por Chebika, o Google Maps te mostra uma cidade chamada Chebika e não o Oásis, o correto é buscar parque nacional de Chebika, o qual está muito longe do hotel que nos hospedamos em Hammamet e também é bem longe de Tunes, outra cidade que também nos hospedamos.
Camelos no Deserto do Sahara da Tunísia

Então com isso fizemos uma mudança total nos planos (sorte que na booking a maioria dos hotéis tem cancelamento gratuito) e começamos a grande busca por uma empresa que fazia o passeio para o deserto e das outras atrações que queríamos visitar (contaremos abaixo), depois de muita busca, por sorte vimos que muitos portugueses e espanhóis faziam esse roteiro com a VJT e achamos um contato de um guia tunisiano o Ghassen +256 52 804 841 (Whatsapp) um tunisiano que fala mais de 5 idiomas, um deles é o português, ele adora falar português e espanhol, o nosso contato inicial foi pelo Whatsapp, depois de tanto procurarmos conseguimos fazer o roteiro pela Tunísia e foi ótimo, recomendamos.

Roteiro pela Tunísia

1º Dia Yasmine Hammamet, chegamos em um voo bem cedo que saiu de Barcelona, fez conexão em Roma, o aeroporto principal da Tunísia é o de Tunes, de lá pegamos um transfer que tínhamos reservado pela internet com a empresa hoppa.com, ela faz esse serviço em vários países, foi a primeira vez que pegamos e gostamos muito, foi bem barato pela distância, 70km desde o aeroporto até Hammamet saiu apenas 20 euros nós 2, em uma van com ar condicionado. Nos links você encontrará mais informações sobre cada lugar, para o post não ficar imenso e cansativo rsrs.
Yasmine Hammamet

Yasmine Hammamet é uma praia da cidade de Hammamet que está a só uma hora de Tunes, chegamos ao hotel IberoStar Averroes na hora do almoço que também estava incluído na diária, pegamos o pacote all inclusive (comida e bebida incluída na diária) essa região do país tem um monte de resorts muito bons e baratos, muitos europeus vão pra lá passar as férias.
IberoStar Averroes


Nesse dia ficamos aproveitando o resort de frente para praia com o calor que fazia.

2º Dia Yasmine Hammamet, como fazia tempo que estávamos sem ir para um resort ficamos por lá aproveitando a piscina e as outras atrações do hotel.

3º Dia na parte da tarde passeamos por outras atrações de Yasmine Hammamet, fomos até a nova Medina, depois para a marina da cidade, ao parque Cartago e passeamos pela praia.
Yasmine Hammamet, fomos até a nova Medina

parque Cartago

4º Dia O tempo não estava tão bom para ficar na piscina do hotel, então fomos conhecer a cidade de Hammamet a antiga medina e a cidade murada, um passeio que super recomendamos pois, o lugar é muito bonito e dá para conhecer um pouco mais da cultura do país.
Hammamet a antiga medina e a cidade murada


5º Dia começamos beeem cedo com a excursão que contratamos por 2 dias, (aquela que falamos no começo do post) o hotel, comida e passeios estavam incluídos nesses 2 dias, a excursão que contratamos foi para fazer todo o centro do país e o deserto do Sahara, nesse dia a primeira parada foi na cidade de El Jem onde tem o Anfiteatro Romano, com o mesmo nome da cidade, como já falamos esse é o 3º anfiteatro romano mais preservado do mundo, só fica atrás do Coliseo de Roma, na Itália e o Anfiteatro de Pula, na Croácia, é muito incrível imaginar como foi grande o Império romano que chegou até o norte da África além de uma imensa parte da Europa.
El Jem onde tem o Anfiteatro Romano


A segunda parada do dia foi a cidade antiga de Matmata da população berbere que vivia em casas dentro de pedras na montanha Atlas, depois dali já começa o deserto, essa cidade é muito curiosa, visitamos essas casas antigas dentro das pedras, a excursão incluía o passeio para uma dessas casas e almoço em um hotel muito charmoso que também ficava dentro das pedras.
Matmata da população berbere

A última parada do dia foi na cidade de Douz, a porta de entrada do deserto do Sahara, nessa cidade a excursão tinha algumas opções de passeios pelas dunas do deserto do Sahara, que eram: uma era de camelo, a outra de charrete e a outra de quadriciclo pelas dunas.
Douz, a porta de entrada do deserto do Sahara

Depois das dunas, fomos já a noite para o hotel El Moraud Douz, que é o hotel que estava incluído no passeio, um hotel muito bom com uma piscina no meio do deserto, ali além da hospedagem estava incluído o jantar, e o café da manhã, só pagamos pelas bebidas que não estão incluídas no passeio.

6º Dia acordamos mais cedo ainda, antes do nascer do Sol, tomamos café e fomos para a primeira atração, o Lago de Sal Chott el Jerid no meio do deserto do Sahara, e lá vimos o nascer do Sol dentro do lago de sal, que lugar maravilhoso, nós nem sabíamos que existia esse lago de sal na Tunísia e ele chega ao tamanho de 10.000Km2 é imenso.
Lago de Sal Chott el Jerid

Chegamos na cidade de Tozeur e trocamos o ônibus da excursão por 1 carro 4x4 para fazer o passeio mais esperado por nós, o Oásis de Chebika, que está bem próximo da cidade, o Oásis é um paraíso no meio de tanta areia e calor, que lugar maravilhoso, dá vontade de ficar mil horas curtindo essa beleza estonteante da natureza.
Oásis de Chebika

Nesse 6º dia foi o dia que mais conhecemos lindas atrações turísticas da Tunísia, e depois do Oásis de Chebika chegou a hora de conhecer os cenários dos filmes Star Wars episódio 4 e Paciente Inglês, no meio do deserto ainda perto de Tozeur, estão os locais das filmagens, as cenas de Star Wars 4 que foram filmadas ali foi a vila onde morava o personagem Luke SkyWalker, a vila cenário está até hoje lá e se pode visitar, as partes do filme paciente inglês são as do deserto.
cenário do filme Paciente Inglês

cenário do filme Star Wars episódio 4

Como falamos, esse dia foi longo e depois de almoçarmos em uma cidade no caminho entre Tozeur e Kairouan, chegamos em Kairouan, a quarta cidade mais importante para os muçulmanos, lá visitamos a grande mesquita por fora.
Kairouan

Depois de tudo isso, no 6º dia, voltamos para o hotel em Yasmine Hammamet e dali pegamos um transfer com o Ghassen (o moço que nos vendeu a excursão), e fomos até Tunes, a capital da Tunísia.

Chegamos já estava meio tarde, então só passeamos pela rua principal e jantamos um Kebab, uma das comidas típicas do país.

7º e último dia, começamos o dia cedo para visitarmos Tunes, é uma cidade que não tem muito o que fazer por lá, é mais uma porta de entrada desses lugares que visitamos, lá passeamos pelo centro da cidade e pela Medina de Tunes, um grande bazar que vende tudo que você possa imaginar.
Tunes

Medina de Tunes

Nesse dia as principais atrações turísticas da Tunísia e perto da sua capital foram Cartago e Sidi Bou Said.

Cartago é o passeio ideal para visitar as antigas ruínas da cidade, a qual um dia foi um grande império, o império dos Cartagineses e depois dominado e invadidos pelo romanos, com essa longa e impressionante história, você encontrará diversas ruínas romanas e cartaginesas como, o Banho de Antonio e os Anfiteatros da antiga cidade.
Cartago

Sidi Bou Said é uma pequena cidade bem perto da capital também, e até um lugar melhor para se hospedar do que em Tunes, a cidade é famosa por suas casinhas brancas com portas e janelas azuis, por esse motivo ela é conhecida como cidade branca e azul, assim como Santorini, na Grécia é conhecida pelas suas casinhas brancas.
Sidi Bou Said

Essa foi nossa última parada do nosso maravilhoso roteiro pela Tunísia, um país pouco explorado, mas que merece muito ser conhecido por suas belezas naturais, cultura, religião, e todo o resto.

Booking.com
Booking.com

2012 - 2016. Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.