Albarracín, a cidade medieval mais bonita da Espanha

Albarracín, a cidade medieval mais bonita da Espanha

março 24, 2019 10 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Albarracín foi eleita recentemente por votação popular a cidade medieval mais bonita da Espanha, e nós sabendo desse prêmio, fomos para lá visitar e verificar se Albarracín merece mesmo esse título tão importante.

Albarracín está localizada no sul da Comunidade Autônoma de Aragão na Espanha, bem perto de Valência e próxima a Barcelona, uma atração turística da Espanha que todos devem visitar, se você está de carro viajando entre Madrid e Valência, ou viajando de Madrid a Barcelona inclua essa cidade medieval no seu roteiro, você não irá se arrepender.

Albarracín

Nós fomos para Albarracín em uma viagem que fizemos por vários pueblos (aldeias), um roteiro pela Província de Teruel, saímos de carro de Barcelona e visitamos 7 cidades, a principal cidade foi Albarracín.

A cidade ganhou esse prêmio super merecido pois está com suas muralhas, torres, igrejas e ruelas super bem preservadas, além de ficar entre um rio e uma montanha, as muralhas vem desde o rio até o alto da montanha, lembra um pouco vagamente, a cidade de Kotor em Montenegro.

cidade medieval mais bonita da Espanha

A cidade é cercada por um imponente cinturão de muralhas que terminam no castelo de El Andador, cercado pela natureza generosa da Serra de Albarracín. Albarración foi uma antiga capital de um reino de taifas (reinos árabes que invadiram a Espanha e dominaram a região por vários séculos e deixaram uma cultura imensa) preservou seu sabor islâmico e medieval, uma mistura de dois mundos com muito estilo arquitetônico.

castelo de El Andador

O charme de Albarracín está acima de tudo no traçado de suas ruas adaptadas à complicada topografia da terra, ela fica no morro. E a primeira coisa que surpreende a gente quando chega à cidade, é a imponente muralha fortificada que foi construída em três partes. O Alcázar e Torre del Andador são do século X. No século XI, os reis Taifa construíram os muros que cercam o subúrbio da cidade. Finalmente, após a reconquista espanhola, os reis de Aragão ergueram novos trechos de muro e a maioria dos fortes e torres que estão preservados.

 Alcázar e Torre del Andador

A cidade de Albarracín é um monumento nacional desde junho de 1961 e, em 1996 recebeu a medalha de ouro por mérito nas artes plásticas. Possui monumentos abundantes, como a Igreja de Santa Maria, a Catedral e o Palácio Episcopal. Sem esquecer que no Parque Cultural de Albarracín, existem amostras de arte pós-paleolítica entre 6.000 e 1.000 A.C, que também visitamos e vimos pinturas rupestres.

Igreja de Santa Maria

Na Serra encontramos fontes, nascentes, lagoas e nascentes de rios como é o caso do Tajo, Guadalaviar, Cabriel e de outros rios menores, como resultado encontramos cachoeiras, piscinas, lagoas …

O rio Guadalaviar, que atravessa a cidade, é um dos melhores rios de truta na Espanha. Graças ao clima chuvoso desta área, há uma grande variedade de cogumelos no outono, mas lembre-se que é importante coletar só os cogumelos comestíveis, no hotel que ficamos tinha até um guia escrito de como coletar esses cogumelos.

O que fazer em Albarracín e quais são os pontos turísticos?

Chegamos na cidade e paramos o carro em um dos estacionamentos que estão fora da cidade, são vários, mas achar uma vaga foi difícil, pois o turismo nessa cidade aumentou muito.

Logo que chegamos na cidade fomos até a muralha de Albarracín, que é enorme, fomos no ponto mais alto ver a cidade de cima, é uma subida tranquila, de lá você pode ver toda a cidade e seus monumentos.

Uma das torres mais preservadas é a Torre de Dona Branca, uma das que vigiavam as cidades.

Na cidade também tem o Museu Municipal, um prédio bem medieval e bonito, como todas as ruas da cidade, se perder por elas é uma aventura, é uma mais linda que a outra.

A Catedral de Albarracín que mistura estilos, árabe, romano e medieval espanhol, é um encanto.

O Castelo de Albarracín está uma grande parte em ruínas, mas podemos visitar, mas a cidade é mais bonita por fora mesmo das casas, castelos, pois o bonito são suas construções.

O rio Guadalaviar, está na base da cidade e tem um parque por ali, a gente rodou toda a cidade, cada canto, diversas visões das muralhas, castelo e igrejas, amamos a cidade e ficamos lá um dia todo, na verdade era para ficarmos hospedado ali, mas os preços dos hotéis estavam bem caros, pois procuramos em cima da hora, com isso ficamos em Bezas.

Como falamos, ficamos o dia todo lá, almoçamos em um restaurante que não lembramos o nome, mas a comida tipica da região é ensopado e cogumelos, muito boa, e tem diversos restaurantes que com certeza são bons pela cidade toda, só não deixa para almoçar muito tarde, pois eles fecham cedo, ficamos na cidade até de noite para vermos toda Albarracín Iluminada, um espetáculo, valeu super a pena.

O que fazer em Albarracín e quais são os pontos turísticos?

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.