Dirigir uma moto de neve na Lapônia Finlandesa

Conducint una moto de neu a la Lapònia finlandesa

Febrer 20, 2019 2 Per Christian Gutierrez i Priscila Gutierrez

Conduir amb una motos de neu pels rius i llacs gelats de la Lapònia finlandesa, mai no havíem pensat a fer una cosa així, mas no nosso planejamento para a viagem pela Finlândia vimos que esse passeio era umas das principais atrações turísticas de Ivalo, então resolvemos fazer.

Nós já tínhamos visto uns passeios de moto de neve em algumas estações de esqui da Espanha (Panticosa) e da França (Font Romeu) desde então começamos a pensar em fazer um dia e esse ano fizemos.

Resolvemos ir para Ivalo no extremo norte da Finlàndia, na região conhecida como Lapônia Finlandesa, ver a Aurora Boreal, que já tínhamos tentado ver na Islàndia, mas não tivemos sorte, em Ivalo até vimos só que bem fraca, tanto que só foi captada pela máquina fotográfica, mas isso é assunto para outro post. Como a Aurora Boreal só pode ser vista durante a noite, durante o dia fomos atrás de coisas para fazermos e resolvemos fazer dois passeios, um foi a moto de neve ou Snowmobile (em inglês) e o outro foi o Ice Fishing que é a pescaria em um lago congelado, aquela que tem que fazer um furo no gelo igual ao desenho do pica pau rsrs.

Com es pesca a un llac gelat a la Lapònia finlandesa?

O passeio da moto de neve fizemos com a empresa Ivalo Safaris, adoramos os serviços deles e super recomendamos, o passeio dura 5 hores, e inclui almoço numa cabana nas margens do lago Inari, roupas completas para não passar frio, eles oferecem roupas de neve, botas, luvas, gorro e capacete e um ensinamento de como dirigir o snowmobile que é bem fácil de dirigir, você só precisa ter a CNH válida categoria B.

Ivalo Safaris

O pessoal da agência pegou a gente no hotel que estávamos hospedados em Ivalo o Näverniemi Holiday Center, um dos melhores hotéis da região e um dos que se pode avistar a Aurora Boreal, pois eles ficam de frente para o rio Ivalo, ficam 2km do centro da cidade, mas voltando ao passeio, eles te levam primeiro para trocar de roupa e em seguida já pegamos as motos de neve que estão sobre o rio congelado.

No começo dirigimos a moto de neve bem devagarzinho até uns 40Km/h, mas na volta do passeio já estávamos dirigindo a mais de 70Km/h, algumas vão até 160Km/h.

Ivalo

O passeio foi fantástico, a moto de neve é muito gostoso de dirigir, é como se fosse um quadriciclo só que na neve e esquis ao invés de rodas rsrs, dirigimos por mais de 3 hores, 1 hora e meia para ir até a cabana onde almoçamos e mais 1 hora e meia para voltar, você pode alugar uma moto de neve para duas pessoas ou uma para cada pessoa, nós pegamos 1 moto para duas pessoas, pois a Pri achava que poderia ter medo de dirigir, mas ela dirigiu uma boa parte e adorou, eu acabei dirigindo um pouco mais.

O percurso do passeio é pelo rio Ivalo e depois pelo lago Inari, os dois ficam congelados desde o mês de novembro até abril.

Lapônia Finlandesa Lapônia Finlandesa Moto de Neve

Além do passeio ter sido maravilhoso o almoço também foi, uma deliciosa sopa com legumes e carne de rena, que é um dos pratos típicos da Finlândia.

Se você nunca pensou em dirigir uma moto de neve, deve pensar novamente, pois é muito divertido e legal, Estimem.