Oásis de Chebika na Tunísia, o paraíso no meio do deserto do Sahara

Oasi de Chebika a Tunísia, paradís al mig del desert del Sàhara

Juliol 18, 2018 16 Per Christian Gutierrez i Priscila Gutierrez

Alguna vegada has pensat a trobar el paradís a la terra? Imagina você no deserto com aquele calor e no meio daquele monte de areia, encontra o paraíso o Oasi de Chebika a Tunísia que está dentro do deserto do Sahara que vai do Marroc ao Egito, tem mais de 3 milhões de anos de existência, e que segundo estudos de 10 dins 10 mil anos volta a ser uma floresta por mais ou menos 200 anys.

Quando estávamos pensando em ir para a Tunísia nem imaginávamos que o país tinha atrações turísticas tão lindas quanto o Oásis de Chebika, nós até já tínhamos comprado as passagens e reservado os hotéis em Melodies e Yasmine Hammamet, quando descobrimos planejando a viagem que a Tunísia tinha outros lugares especiais, pois no primeiro planejamento iríamos conhecer somente essas duas cidades e mais a cidade antiga de Cartago, e vimos que Chebika ficava perto de Yasmine Hammamet e que daria para fazer um bate e volta, mas descobrimos que a Chebika que vimos no google maps era a Chebika cidade e não o Oásis de Chebika, que é um parque nacional que estava bem mais longe dali umas 8 a 9 hores en cotxe. Mas conseguimos mudar tudo a tempo e no final visitamos mais de 10 cidades e o deserto do Sahara.

Sorte a nossa que os hotéis que havíamos reservado com a Reserva podiam ser cancelados e remarcadas outras datas, amb això som 4 dias em um Resort maravilhoso na cidade de Yasmine Hammamet, depois fizemos 2 dias de excursão pelo centro da Tunísia onde tem o deserto do Sahara e o Oásis de Chebika, depois mais 2 dias em Tunes, Cartago e Sidi Bou Said.

Oásis de Chebika na Tunísia, o paraíso no meio do deserto do Sahara

O duro foi achar uma empresa de turismo para fazer essa excursão, pois há pouca informação na web sobre a Tunísia, poucos brasileiros conhecem o país, talvez por acharem que o país é perigoso, mas posso dizer que conosco foi tudo bem tranquilo e sempre tínhamos a sensação que tudo estava bem policiado e sossegado, além dos tunisianos sempre muito solícitas e bem educados.

Tunísia

Nós então começamos a procurar na internet uma empresa de turismo que nos levasse para o Oásis de Chebika, para o Anfiteatro El Jem, os cenários dos filmes Star Wars e Paciente Inglês, para o lago de sal e para o deserto do Sahara na Tunísia.

lago de sal e para o deserto do Sahara na Tunísia

Por sorte vimos no facebook uns portugueses indicando o serviço do guia Ghassen +216 52 804 841 (què tal) do Voyages & Oci a Tunísia (VLT), falamos com ele por whatsapp e vimos que era possível sim fazer o passeio que queríamos em dois dias e fechamos o passeio no hotel de Yasmine Hammamet (O Iberostar Averroes) o Ghassen foi até lá nos encontrar e explicar tudo com detalhes sobre os passeios.

Camelos no deserto

Com isso reorganizamos as datas das hospedagem e deu tudo super certo.

Uma maravilha da natureza o Oásis de Chebika na Tunísia

O Oasi de Chebika a Tunísia, é uma daquelas imagens que ficaram na nossa cabeça, de tão lindo e impresionante que é, foi o segundo dia da excursão pelo centro da Tunísia e do deserto do Sahara, no primero dia saímos de Yasmine Hammamet bem cedo em direção a El Jem o anfiteatro romano, depois fomos para Douz, a cidade que é a porta do deserto do Sahara e dormimos por lá no hotel Moraudi de Douz, acordamos bem cedo, mais cedo que no primeiro dia, umas 4h da manhã, tomamos café da manhã no hotel, e a primeira parada foi ver o nascer do Sol no lago de sal Chott el Djerid, depois trocamos o ônibus grande da excursão por um 4×4 e fomos para o Oásis de Chebika, depois de lá ainda fomos visitar os cenários de Star Wars IV e Paciente Inglês no meio do deserto, encontramos camelos selvagens e passamos também por Kairouan la quarta ciutat més important per als musulmans.

Uma maravilha da natureza o Oásis de Chebika na Tunísia

A chegada no Oásis foi linda você está no meio do deserto do Sahara na dunas de 4×4 e de longe você já consegue ver uma área bem verde, diferente de todo o resto da paisagem aráida do deserto.

Oásis

Antes de conhecer o Oásis já a pé passamos pela antiga vila de Chebika, já com um guia local, o nosso outro guia ficou no restaurante, começamos com uma caminhada de uns 15 minuts, até chegar na cachoeira que aparece do nada e cria o Oásis, a partir desse ponto se forma um rio com outras pequenas cachoeiras e laguinhos que dá até para se banhar lá, nós não nos banhamos pois não tínhamos tempo infelizmente.

Oásis já a pé passamos pela antiga vila de Chebika

Esses Oásis são possíveis pois, debaixo do deserto há gigantescos reservatórios de água doce, que brotam em lugares como esse, tiramos milhares de fotos como vocês podem ver aqui no post. O lugar é realmente espetacular, amamos ter conseguido visitar.

deserto do Sahara

Oásis de Chebika

Sahara Deserto Oásis