Como fazer e para o que serve o Empadronamento na Espanha

Como fazer e para o que serve o Empadronamento na Espanha

junho 20, 2016 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Empadronamento é uma inscrição ou registro junto a uma prefeitura (ou Ayuntamiento em Espanhol) espanhola.

Este procedimento é importante porque dá direito a ter acesso a direitos básicos na Espanha, como o acesso aos serviços sociais, ao sistema de saúde pública e à educação dos filhos, que é obrigatória. É um ato administrativo e qualquer pessoa independente da sua nacionalidade ou a sua situação na Espanha, pode se empadronar.

O empadronamento serve para diversas funções e é um dos primeiros documentos que você deve tirar quando for para a Espanha, para viver. Ele serve para:

  1. Solicitar o DNI;
  2. Solicitar residência e trabalho;
  3. Solicitar o NIE;
  4. Acesso a serviços médicos;
  5. Acesso a educação para filhos.

Como fazer o empadronamento?

Você deverá marcar primeira a cita que é um horário para ir no ayuntamiento da cidade onde você estará morando, no meu caso fiz o empadronamento em Barcelona por esse site, se você for para outra cidade é só colocar no google “cita empadronamento “nome da cidade que você morará”.

Documentos necessários?

  1. Papel como os dados da cita marcada;
  2. Para quem tem a cidadania espanhola deverá levar o DNI (Documento Nacional de Identidade) ou o Passaporte espanhol;
    1. Para os que são estrangeiros deverá levar o Passaporte ou o NIE (Número de Identificação de Estrangeiros);
  3. Contrato de aluguel, contrato de compra de imóvel ou pedir para alguma pessoa que já esteja registrada no ayuntamento te registrar (foi o que eu fiz, pedi para uma amigo meu se eu poderia me registrar morando na casa dele, no dia da cita ele foi comigo na prefeitura e fez o registro) depois que você tiver um lugar fixo é ir lá e trocar o endereço.

O documento que é nada mais do que um folha, ficará pronto na hora, peça 3 ou mais cópias.

Vejam os posts sobre temas interessantes com dicas de como viver na Espanha:

Caso você precise de ajuda em alguma parte do processo, como falamos acima, existem assessorias e advogados especializados, nós indicamos o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.