Como fazer o DNI e passaporte Espanhol pela primeira vez?

Como fazer o DNI e passaporte Espanhol pela primeira vez?

fevereiro 14, 2022 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Nesse post explicarei como fiz e quais documentos precisei apresentar para tirar meu primeiro DNI e passaporte espanhol depois de ter passado por todo o processo de solicitar a Cidadania espanhola, ter feito a Jura de nacionalidade, são documentos muito importantes para quem mora na Espanha ou na Europa pois, o DNI para quem não sabe é equivalente ao RG, CPF para nós brasileiros, você precisará dele para tudo o que for fazer, assim como o RG e CPF no Brasil, o passaporte não vou explicar a importância dele pois acho que é auto explicativo né? Rsrs.

Depois de ter retirado minha certidão de nascimento espanhola no Registro Civil de Barcelona, eles me deram 3 cópias, uma para mim, outro para fazer o DNI e outra para fazer o passaporte espanhol, os 2 documentos você pode fazer no mesmo lugar, na Polícia Nacional, você pode solicitar a cita na web deles. Eu consegui solicitar somente a cita para fazer o DNI, não sei se foi por causa da pandemia, mas quando cheguei na hora da minha cita para fazer o DNI eu consegui tirar o passaporte também, então leve todos os documentos para você poder tirar tudo no mesmo dia, se for possível. Quando você for fazer seu primeiro DNI eles ficarão com seu NIE.

Quais documentos levo para fazer meu primeiro DNI?

  • Comprovante da sua cita que você marcou pelo site;
  • Certidão literal de nascimento, expedido pelo Registro Civil, a certidão terá que ter no máximo 6 meses que foi expedida e estar mencionado “de que se expide a los solos efectos de obtener este documento”, normalmente a sua primeira certidão eles já mencionam isso, mas é bom verificar para garantir quando você for buscar sua primeira certidão;
  • 1 Fotografia colorida recente tamanho de foto de passaporte 32X26 mm, inclusive pode levar mais uma para fazer o passaporte, pode pedir para o fotógrafo fazer tamanho carnet que ele fará o tamanho correto;
  • Empadronamento recente, com no máximo 90 dias de expedição;
  • 12 euros, levei em dinheiro, eles só aceitam em dinheiro e paguei para a pessoa que fez meu DNI.

FIz o DNI e perguntei para a pessoa que me atendeu se ele poderia fazer também meu passaporte e ele disse que sim, ótimo pois assim não precisaria voltar lá.

Quais documentos levo para fazer meu primeiro Passaporte Espanhol?

  • Certidão literal de nascimento expedida pelo Registro Civil com no máximo 6 meses de antecedência;
  • 1 fotografia colorida recente tamanho carnet, o mesmo tamanho que você tirou para o DNI;
  • 30 euros, também levei em dinheiro, pois como disse acima, eles só aceitam em dinheiro e paguei para a pessoa que fez meu passaporte, que foi a mesma pessoa que fez meu DNI.

Os 2 documentos são super rápidos, eles tiraram minhas digitais para os 2 documentos e não demorará mais de 15 minutos para fazer tudo e fica pronto na mesma hora os 2 documentos, tudo muito simples e fácil e se for o seu primeiro DNI, como foi o meu, eles ficarão com o seu NIE, portanto, como tudo tem a parte boa e a parte ruim, você terá seu DNI e Passaporte espanhol, mas todos os outros documentos que você já possui terá que alterar e cada um é em um lugar e terá que marcar uma cita diferente rsrs, mas também não é um bicho de 7 cabeças, só é trabalhoso, explicarei em um próximo post sobre quais documentos tive que alterar e como fiz.

 

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la Wise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip ou com a EasySIM4U OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.