Como solicitar a Tarjeta Sanitária Européia (TSE)?

Como solicitar a Tarjeta Sanitária Européia (TSE)?

fevereiro 6, 2018 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Há umas 2 semanas atrás estava lendo uma matéria sobre saúde na Espanha e lá estava falando sobre a TSE (Tarjeta Sanitaria Europea), a qual nem sabia que existia, inocentemente pensava que se eu e o Chris estivéssemos de férias em algum outro país da União Européia e passássemos mal ou tivéssemos alguma emergência médica, poderíamos ser socorridos normalmente com nosso cartão do Cat de Salut (cartão de saúde pública na Catalunha, não sei o nome em outras regiões da Espanha) em qualquer hospital público, de qualquer país membro da União Européia, mas descobri que não !! Que é necessário fazer esta TSE.

Só não me desesperei pois, também temos convênio de saúde privada e que vale em qualquer parte do mundo, então todo este tempo que estávamos viajando para diversos países, sem a TSE, ainda assim estávamos cobertos, mas para quem não tem convênio de saúde privada, não está. Por esse motivo achamos melhor vir aqui alertar aos nossos leitores e aconselhar que também tirem.

É um processo bem simples, você precisa ter o número de afiliado a seguridad social espanhola, então você preenche o número, seus dados pessoais, nome completo, NIE ou DNI e seu endereço completo na Espanha, tudo pelo site https://w6.seg-social.es/solTse/jsp/Entrada.jsp e eles enviam diretamente para sua casa, eles te dão um prazo de 10 dias, e você pode consultar o status da sua solicitação também pelo site.

Caso tenha alguma divergência, assim como aconteceu conosco, pois estávamos cadastrados na Seguridad Social com o endereço antigo, então tem que marcar uma cita (um horário), pode ser pelo mesmo site e terá que ir em algum posto da Seguridad Social pessoalmente solicitar, mas também é bem simples e rápido, levamos somente o nosso empadronamento para comprovar que tínhamos mudado de casa, nossos documentos DNI (Chris) e NIE (Eu) e pronto, fizeram em 10 minutos, mas também tem que esperar o cartão chegar em casa pelos correios, eles nos deram o prazo de até 10 dias para chegar, mas chegou antes, em 7 dias os cartões já estavam em casa.

Vejam os posts sobre temas interessantes com dicas de como viver na Espanha:

Caso você precise de ajuda em alguma parte do processo, como falamos acima, existem assessorias e advogados especializados, nós indicamos o Documentos Espanha, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.