El Jem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo

El Jem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo

julho 12, 2018 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

El Jem ou Djem é uma cidade da Tunísia onde tem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo, para quem não sabe o Império Romano deixou muitas riquezas arquitetônicas pela Europa, mas também pelo norte da África, um tipo de turismo pouco divulgado devido a alguns problemas de segurança nos países do norte da África.

Mas já avisamos logo de cara, não passamos por nenhum problema de segurança na Tunísia e nem no Marrocos, até achamos a Tunísia um país bem seguro, isso que viajamos por várias cidades do país em uma viagem que fizemos de 8 dias por esse lindo lugar.

El Jem, visitamos a cidade com uma excursão que fizemos de 2 dias saindo do litoral de Hammamet, pertinho da capital de Tunes, com essa excursão visitamos várias cidades no centro do país onde começa o deserto do Sahara.

anfiteatros romanos mais preservados do mundo

Como falamos, o anfiteatro de El Jem é um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo, junto com o Coliseu de Roma na Itália e o anfiteatro de Pula na Croácia, em toda a Europa e África há mais de 100 anfiteatros romanos, conhecemos alguns deles: o de Roma, o de Tarragona na Espanha, Cartago na Tunísia, em Atenas na Grécia e alguns outros que estão só em ruínas mesmo, que não dá nem para perceber direito que era um anfiteatro…

anfiteatro de El Jem
O passeio já incluía os ingressos para entrar no Anfiteatro Djem.

Anfiteatro de Djem ou Jem, também conhecido como Coliseu de Thysdrus

A cidade de Djem ou Jem, sua principal e única atração turística é o Anfiteatro de Djem também conhecido como Coliseu de Thysdrus. É o maior anfiteatro romano da África e o terceiro maior do mundo, depois do Coliseu de Roma, e o anfiteatro de Pula (mas há contradições, alguns falam que é o quarto mais bem preservado e os outros três são: o Coliseu de Roma, o anfiteatro de Cápua e o anfiteatro de Pozzuoli), é um dos mais bem preservados do norte da África. É o monumento romano mais conhecido da Tunísia além de Cartago que tem muitas construções romanas, em breve falaremos dessas outras construções romanas em Cartago em um post exclusivo sobre a cidade.

Anfiteatro de Djem

O Anfiteatro de Jem foi construído em 238 D.C. pelo Gordiano, sob o reinado do imperador Maximino. Provavelmente foi palco de lutas de gladiadores, corrida de bigas e outros espetáculos, especialmente shows de animais selvagens e representações de caçadas de animais, como aconteciam no Coliseu de Roma.

Coliseu de Thysdrus

A parte onde ficava os aminais está muito bem preservada e se pode visitar, tem um ar um pouco sombrio, mas muito legal de conhecer.

Coliseu

Sua preservação só nao é maior pois algumas de suas pedras foram usadas para construir a cidade de El Djem, mas mesmo assim ainda estão em boas condições. Pelo que o guia contou ele permaneceu intacto até o século XVII, segundo a tradição Árabe e então começaram a demolir a fachada exterior. Os poços dos leões é um sistema muito bem elaborado de tubulações e cisternas para a coleta de água da chuva, ainda estão preservados.

El Jem um dos anfiteatros romanos mais preservados do mundo

Uma história que o guia também contou e achamos muito legal para trazer pra vocês, é que ás vezes o coliseu recebe o nome de Ksar dos Kahena, pela princesa Berbere Kahena (já falamos um pouco no post de Matmata que essa região é onde morava o povo Berbere), que no século VII uniu as tribos Berberes para deter o avanço dos invasores muçulmanos. Ela foi derrotada e perseguida, se refugiou com sua tropa e seguidores no anfiteatro, onde resistiu por quatro anos. Segundo a lenda, ela foi traída por seu jovem amante, que a esfaqueou e enviou sua cabeça embalsamada para o líder do exército árabe.

Ksar dos Kahena

O anfiteatro é um Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO desde 1979.

Visitamos o Coliseu de Thysdrus, por mais de uma hora, um bom tempo, seria melhor ficarmos mais tempo para vermos tudo com mais calma, mas já era hora de ir para a próxima cidade, a cidade de Douz.

Se você ficou com vontade de fazer essa excursão, nós fizemos com a Voyages & Loisirs en Tunisie (VLT) reservamos com o Ghassen +256 52 804 841 (Whatsapp) um tunisiano que fala mais de 5 idiomas, um deles é o português, ele adora falar português e espanhol, o nosso contato inicial foi pelo Whatsapp e fechamos com ele no hotel dois dias antes de fazer o passeio, ele foi até o nosso hotel conversar conosco e explicar em detalhes tudo, foi muito atencioso e simpático, por isso o recomendamos bastante.

Priscila Gutierrez e Christian Gutierrez em El Jem

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.