Stolac, uma cidade marcada pela guerra da Bósnia

Stolica, grad obilježen bosanskim ratom

ožujak 28, 2019 0 Po Christian Gutierrez i Priscila Gutierrez

Stolica, uma cidade marcada pela guerra da Bósnia e Herzegovina que durou de 1992 a 1995, a guerra foi por diversos fatores políticos e religiosos contra a República Socialista Federativa da Iugoslávia, que no final teve o fim da Guerra Fria e a dissolução da Iugoslávia, essa guerra foi e é muito presente, foi muito televisionada no Brasil, com um correspondente de guerra que se não me engano foi o Pedro Bial.

guerra da Bósnia e Herzegovina

Nós paramos nessa cidade para ver os prédios e casas da cidade, todos tinham os tiros da guerra, uma presença muito forte e dolorida da guerra.

Visitamos a cidade para ver esse cenário de guerra, que nunca tínhamos visto até então.

A cidade é bem charmosa, tem uma praça com um rio que corta a cidade, o rio de águas cristalinas devido a grande quantidade de calcário que tem na água.

Stolica

Outras atrações turísticas de Stolac são: a Fortaleza e a cidade antiga de Stolac (Stolac Old Town). Ela costumava ter treze torres no século 17 e foi uma das cidades mais bem fortificadas da Herzegovina. É composta por dez partes de muralhas, um depósito de comida, edifícios residenciais e uma mesquita.

Fortaleza e a cidade antiga de Stolac (Stolac Old Town)

Visitamos também a Casa Šarić e uma igreja, a cidade ainda tem mesquitas pois no sul da Bosna, hoje em dia tem uma parte da população que é muçulmana.

mesquitas no sul da Bósnia

Ficamos na cidade bem pouco tempo, por volta de uma hora, antes tínhamos passado por Trebinje e estávamos em direção a Mostar, esse foi nosso primeiro dia do nosso roteiro pela Bósnia e Montenegro.