Ilha de Santorini, famosa por suas lindas casinhas brancas

Ilha de Santorini, famosa por suas lindas casinhas brancas

setembro 20, 2017 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Santorini, a ilha mais famosa da Grécia, cartão postal do país, com suas casinhas brancas de frente para o mar, uma ilha vulcânica com lugares incríveis, que só uma ilha assim tem.

A Ilha de Santorini foi nossa última parada do cruzeiro que fizemos pelas ilhas gregas, partimos de Atenas, paramos em Mykonos, Creta, Ilha de Patmos e Rodes.

Por ser formada pela erupção de um vulcão há milhares de anos, a ilha de Santorini tem um formato que se assemelha a uma meia lua, na frente das outras ilhas, no meio de tudo está a caldeira do vulcão, tem diversos mirantes espalhados pela ilha para ver a caldeira.

Cidade de Fira na Ilha de Santorini

O navio ficou ancorado no meio mar, pois não tem porto que abrigue eles, lá todos os passageiros saem do cruzeiro de barquinhos que os buscam e levam para o porto antigo de Santorini (Old Port) e dali você terá que subir uma montanha e terá 3 formas de fazer isso: a que mais indicamos é pegar um teleférico que custa 6 euros por pessoa, por trecho, que demora uns 5 minutos para subir ou descer, mas você não pode comprar ida e volta junto, você pode subir a pé, são escadas, mas é uma subida um pouco pesada, ela é bem íngreme e deve demorar em torno de 30 minutos ou a terceira opção são os burrinhos, mas esse não recomendamos, pois além de judiar dos bichinhos pode ser um pouco perigoso, pois eles podem escorregar e cair junto com você.Porto antigo de Santorini

Assim como nas outras ilhas lá também ficamos apenas algumas horas, mais ou menos 8 horas.

O que fazer em Santorini? Quais são as principais atrações da Ilha de Santorini?

O navio ancorou no horário marcado, mas diferente dos outros portos, ali foi um pouco confuso o desembarque, pois o navio priorizou as pessoas que tinham excursões feitas com eles, e nos deixou esperando mais ou menos 45 minutos dentro do navio para sair.Ilha de SantoriniCom isso quase perdemos o quadriciclo que tínhamos previamente alugado e que estava nos esperando no porto, chegamos lá e ele já tinha ido embora, ainda bem que estávamos com o chip de internet da Grécia que tínhamos comprado em Mykonos, ligamos para a locadora e por sorte a pessoa que iria deixar o quadriciclo com a gente estava ali perto, e ele pôde voltar rápido, assim não perdemos mais tempo. Então aí vai a primeira dica, se você não for fazer as excursões com o navio e for conhecer a ilha de quadriciclo como nós fizemos, marque com a locadora uns 30 a 45 minutos depois do horário de desembarque

Nosso primeiro destino do dia foi visitar a cidade de Oia, lá e a cidade das famosas casinhas brancas de frente para o mar, como falamos é o cartão postal da Ilha e da Grécia, foi bem rápido chegar lá de quadriciclo e deixamos logo no começo da cidade, pois a cidade estava com muito trânsito por causa dos ônibus de excursões.Cidade de OiaFicamos algumas horas para conhecer bem a cidade e os seus pontos turísticos, passamos e visitamos o Castelo de Oia, o mirador do pôr do sol.

Cidade de Oia na Ilha Santorini

Cidade de Oia na Ilha Santorini

Passeamos por todos as ruas, isso tem que ser feito com calma pois a cidade é muito bonita, com vários ângulos para ver as diversas paisagens e tirar milhares de fotos.

Igreja de Oia

Igreja de Oia

Também conhecemos algumas igrejas ortodoxas gregas, que são aquelas construções brancas com as cúpulas azuis.

Casinha brancas com a bandeira da Grécia

Moinho de vento na cidade de Oia

O pôr do sol lá dever ser lindo pelo que vimos em fotos, mas como estávamos de navio não tivemos tempo para ver esse espetáculo da natureza desse ângulo.

Oia

Casinhas brancas com o teto em azul

Ficamos encantados com a cidade de Oia, ela realmente é muito linda, igual ou mais bonita do que vimos nas milhares de fotos.

Oia em Santorini

Casinhas brancas e os moinhos de vento da cidade de Oia

Oia

Casinhas brancas em frente ao mar Egeu

Casinhas brancas em frente ao mar Egeu

Em uma próxima viagem para lá, vamos nós hospedar naqueles hotéis com piscina de frente para o mar, cada hotel um mais lindo que o outro, muitos deles a piscina é na varanda do seu quarto, que lindo e que luxo.

Continuando nosso passeio fomos para a Praia de Perissa (Perissa Black Beach), Santorini não tem aquelas praias lindas com areias claras e águas cristalinas, de tons azuis e verdes como em outras ilhas da Grécia, mas as praias ali tem seu charme, por exemplo essa praia é de areia preta, isso mesmo preta, devido a ilha ser vulcânica, não sabíamos que ali também tinha praia assim, só sabíamos da existência de praias assim na Islândia. Gostamos muito de conhecer praias, uma dica importante, durante o verão grego não ande de jeito nenhum na areia preta sem calçado, pois ela é muuuuito quente, mesmo de chinelo já é quase de matar de quente.Praia de Perissa (Perissa Black Beach)Praia de areia pretaDepois de conhecermos essa praia, fomos conhecer outra praia no mesmo estilo, fomos na Red Beach, como o próprio nome já diz é uma praia vermelha, onde a areia é avermelhada e formada por falésias.

Red Beach

Praia de areia vermelha

Dali saem barcos que fazem passeios para uma praia numa outra ilha chamada de White Beach, devido as montanhas da ilha serem brancas, como tínhamos pouco tempo não pudemos ir.

No meio do caminho entre essa praia e a Perissa Beach paramos para ver a Caldeira do vulcão, em um mirante no meio da estrada, impressionante o tamanho da caldeira, imagine como foi a explosão desse vulcão.
Mirante para ver a Caldeira do vulcão

Caldeira do vulcão

Parece que tem um passeio de barco que vai em uma parte do mar ali perto da ilha, onde a água do mar é bem quente por causa do vulcão.

Nossa última parada foi conhecer outra cidade importante da Ilha, a capital Fira, lá assim como Oia a cidade é toda com casinhas brancas,  de frente para o mar, com vistas panorâmicas parecidas com Oia.

Igreja Ortodoxa grega na cidade de FiraPasseamos por Fira, conhecendo cada ruazinha e suas belezas.

De Fira como dissemos acima, sai o teleférico para o porto velho, onde pegamos os barquinhos para voltar ao cruzeiro.

Fira

Se despedindo de Santorini

Já estávamos com saudades, pois já era a nossa última noite no cruzeiro e na manhã seguinte já voltaríamos para casa. Mas antes vimos o último pôr do sol da viagem no mar Egeu.

Pôr do sol

Pôr do sol no mar Egeu

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.