Santillana del Mar, tertium in Hispania pulcherrimum Pueblo

November 2, 2018 0 a Christiana Gutierrez, et Priscila Gutierrez

A pequena cidade de Santillana del Mar, conhecida como pueblo aqui na Espanha, está localizada na costa ocidental da Cantábria, na fronteira com o Mar Cantábrico e os municípios de Suances, Torrelavega, Alfoz de Lloredo e Reocín.

Esta cidade medieval de ruas de paralelepípedos está muito bem conservada, onde nós visitantes podemos facilmente nos transportar para a época medieval, foi declarada como Patrimônio Histórico Artístico. Na Aldeia a maioria de seus habitantes trabalham na agricultura, pecuária e, praecipue, no turismo.

Santillana de Mar, ficou em terceiro lugar no curso realizado pelo jornal espanhol El País, o concurso escolheu os 30 pueblos mais bonitos de Espanha, o município tem somente quatro mil habitantes.

Nesta pequena cidade uma das mais importantes atrações turísticas da região, é a Gruta de Altamira, considerada aCapela Sistinada arte do Quaternário, é um cidade histórica bem conservada em que se destaca o Colegiata que data do século XII, o edifício que mais representa a joia mais importante do românico na Cantábria. Outros edifícios, como a Torre de Don Borja, a Torre del Merino e o Palácio de los Velarde, ambos datados do século XV, incluem também a Casona-Palácio de Peredo Barreda, a Villa House ou a Casa Bustamante, todas do século XVIII.

Algumas dessas mansões agora abrigam instituições culturais, como o Museu Diocesano, o museu do escultor Jesus Otero, a Fundação Santillana, um dos centros culturais da Caja Cantabria e Las Casas del Águila e Parra, foram transformados em exposições.

Passear nessa cidade já é uma atração, por suas ruas de pedra, um roteiro bom é a partir do Convento de Regina Coeli, onde tem o Museu Diocesano, avançando pela rua de Santo Domingo, se perca pelas ruazinhas medievais do pueblo de Santillana del Mar.

Em breve publicaremos mais posts sobre pueblos lindos como esse.