Sarajevo, uma cidade marcada por guerras

Sarajevo, uma cidade marcada por guerras

Aprīlis 14, 2019 0 Autors Kristians Gutjeress un Priscila Gutjeresa

O que fazer em Sarajevo? Uma cidade marcada por guerras, Sarajevo é a capital da Bosnija un Hercegovina situada no centro do país, viveram há pouco mais de 20 gadus vecs (1992-1995) uma guerra por diversos fatores políticos e religiosos e que no final teve dissolução da antiga Iugoslávia, mas em uma ponte da cidade também se iniciou outra guerra, foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial, com o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-húngaro.

Por tudo isso e muito mais, Sarajevo há uns 10 anos atrás, começou a ser uma atração para os turistas que gostam de viajar pelo leste Europeu, hoje em dia o país é livre, seguro e com muitos encantos.

O que fazer em Sarajevo

Nós fomos para Sarajevo em um roteiro que fizemos pela Bósnia e Herzegovina e Melnkalne, e uma das muitas paradas foi nessa cidade que fizemos em um dia, e aqui vamos contar um pouco desse roteiro de um dia em Sarajevo.

Chegamos na cidade no final da manhã, começo da tarde vindos de Mostar e Blajag, cidades muito lindas, logo que chegamos fomos para o nosso hotel o Beautiful View Of Sarajevo, excelente hotel com estacionamento incluso, pois estávamos fazendo a viagem de carro, com uma vista muito bonita da cidade, pois está no alto de uma montanha e perto do centro, dá para fazer tudo a pé, deixamos o carro lá e fizemos a cidade toda a pé.

Beautiful View Of Sarajevo

O que fazer em Sarajevo e quais são as principais atrações turísticas?

Nosso hotel estava do lado oposto do centro antigo de cidade, onde ficam as principais atrações turísticas de Sarajevo, cruzando o rio já chegamos na nossa primeira parada, a Igreja de São José, a Bósnia hoje em dia é um país dividido entre católicos e muçulmanos, por esse motivo lá você encontrará muitas igrejas e mesquitas.

roteiro de um dia em Sarajevo

A Mesquita de Ali Pasha, é uma das diversas mesquitas da cidade, pequena, mas bonita.

A Catedral da Natividade dos Theotokos, é a maior igreja da cidade, bem no centro, não foi possível entrarmos e ver como era por dentro.

Catedral da Natividade dos Theotokos

pēc šo redzēšanas 3 primeiras atrações, paramos para comer no Mc Donald´s, pois queiramos comer rápido e continuar a conhecer a cidade, mas se você tiver mais tempo, no centro tem diversos restaurantes bons e baratos, a Bósnia é um país muito barato, tanto comida como hospedagem.

Seguindo o passeio, seguimos para a Catedral do Sagrado Coração e para a mesquita Ferhadija

Catedral do Sagrado Coração

A Mesquita Gazi Husrev-beg é a mais importante da cidade, ela pode ser visitada, é gratuita, rodeada por uma pequena muralha, com um jardim interno, ali como em todas as mesquitas você terá que tirar os sapatos para entrar e não poderá entrar de roupas curtas, a mesquita é bonita, mas nada comparado com outras mesquitas que já visitamos como a Mesquita Azul em Istambul na Turquia e a Mesquita do Xeque Zayed em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos.

Mesquita Gazi Husrev-beg Mesquita Gazi Husrev-beg

Nas ruas no entorno dessas atrações turísticas tem diversas lojas e mercados, alguns com estilo do Grande Bazar de Istambul, no final do centro da cidade tem a praça Baščaršija com o monumento chamado Sebilj, uma antiga fonte, um ponto de encontro da cidade. Ali também está a Mesquita Baščaršijska

Sebilj, uma antiga fonte

Mesquita Baščaršijska

Por ser cortada pelo rio Miljacka, duas pontes chamam a atenção, uma é a Šeherćehaja, bem perto do parque Isa-begova zavija na frente a prefeitura de Sarajevo, um prédio bem ao estilo árabe, linda construção.

prefeitura de Sarajevo

A Ponte Latina é a mais importante da história não só por ser uma ponte romana de pedra, mas por sua história, nessa ponte em 28 de junho de 1914, o famoso Atentado de Sarajevo vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, causando o início da Primeira Guerra Mundial.

Ponte Latina

Ao lado da ponte Latina tem o Museu de Sarajevo, que conta tudo que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial nos anos entre 1878 e 1918, com destaque para o Atentado de Sarajevo.

Museu de Sarajevo, Atentado de Sarajevo

Depois de conhecer os pontos turísticos da cidade, já era hora de descansar os pés, comer e beber alguma coisa na região central perto da Mesquita Gazi Husrev-beg, tem vários restaurantes e bares, como comentei, o país tem um preço bem barato de comida, por não ser um país da União Europeia e não utilizar o Euro como moeda e sim o Marco Conversível, que é super fácil de ser trocado, pois tem muitas casas de câmbio nas principais cidades.

Agora que você já sabe o que fazer em Sarajevo, é só comprar as passagens e visitar a cidade.

Sarajevo

Nós seguimos viagem e fomos para Montenegro continuar nosso roteiro.