Monastério de Ostrog, o monastério que fica incrustado na montanha

Monastério de Ostrog, o monastério que fica incrustado na montanha

maio 1, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O Monastério de Ostrog, fica incrustado nas montanhas de Montenegro, um dos pontos turísticos mais visitados do país depois da costa, lá vão muitos turistas e peregrinos.

Nós  passamos por lá quando estávamos indo de Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, em direção a capital de Montenegro, Podgorica, fizemos um roteiro pelos dois países no verão europeu.

Monastério de Ostrog

Como comentamos, o monastério de Ostrog é o principal lugar de turismo religioso dos países Balcãs, está há 900 metros de altura da planície de Bjelopavlici e do vale Zeta, com isso temos além do monastério uma linda vista do vale e as paisagens de Montenegro.

Ostrog foi construído no século XVII pelos Turcos, foi construído dentro da montanha, praticamente esculpido na pedra, o local foi escolhido devido estar afastado de tudo.

Ostrog

No topo do mosteiro de Ostrog é a caverna que guarda o túmulo e os restos de São Basílio um dos religiosos que ajudou na construção. Após sua morte em 1761 a igreja santificou-o como Sveti Vasilije (São Basílio d’Ostrog), reconhecendo supostos milagres, mantendo seus restos mortais em um relicário na igreja caverna da Mãe de Deus.

mosteiro de Ostrog

O monastério não se paga para entrar, só paga se você quiser colocar umas velas para fazer orações ou comprar os souvenirs religiosos. Além do local especial para colocar as velas, pois o monastério já pegou fogo por causa das velas, tem uma bica de água benta.

Ostrog tem um estacionamento bem perto, só terá que andar uns 10 minutos de escadas, mas quem tem dificuldade para caminhar ou está com crianças pequenas pode parar em um outro estacionamento mais próximo.

Ficamos lá por umas duas horas e aproveitamos para almoçar em um restaurante bem perto da base da montanha, o restaurante também é um hotel para quem vai visitar o monastério, o hotel restaurante é o Koliba Bogetici, como também está no alto do vale, tem uma linda vista. Comemos uns pratos típicos da região que é um tipo de rocambole de carne a milanesa, uma delicia e, o outro prato foram umas lulas recheadas divinas, os pratos eram imensos e baratos.

Koliba Bogetici

Na região do monastério também vale a pena visitar a represa e Lago Piva, que tem uma cor de água maravilhosa, além de ter uma linda estrada ao lado do lago e passar por túneis feitos dentro das rochas.

Lago Piva Montenegro

Na Espanha também tem um monastério que está incrustado na montanha, o Monastério de MontSerrat, bem perto da cidade de Barcelona. Assim como o de Ostrog, também vale muito a pena a visita.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.