Mostar e sua incrível ponte romana

Mostar e sua incrível ponte romana

abril 8, 2019 9 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Mostar é uma das cidades mais visitadas da Bósnia e Herzegovina, isso se deve a dois fatores, um fator é pela belíssima ponte romana em arco e o outro por estar muito perto da fronteira com a Croácia, a cidade está perto de Split e Dubrovnik duas cidades maravilhosas muito visitadas na Croácia.

Com a gente foi diferente, pois visitamos várias cidades da Bósnia, em um roteiro de 9 dias pela Bósnia e Montenegro que fizemos e, uma das principais parada do nosso roteiro foi Mostar.

Mostar foi nossa terceira parada na Bósnia, antes tínhamos visitado Trebinje e Stolac, chegamos na cidade no meio da tarde e por sorte fomos bem na época do campeonato de Cliff Diving da Red Bull, onde as pessoas pulam da ponte com uma altura de 24 metros, e por causa do campeonato a cidade estava bem animada com várias festas e eventos.

Stari Most ponte de Mostar

Logo que chegamos paramos o carro no hotel que tínhamos reservado, bem perto do centro da cidade, o Hotel Appleline Apartments, além de ser bem localizado o hotel é muito bom, bem limpo, com piscina, os quartos tem cozinha, ar-condicionado e tudo mais, e ainda bem que tem wi-fi, pois quando chegamos o dono não ouviu a campainha e tivemos que ligar para ele do Skype do celular conectados no wi-fi do hotel, já que estávamos sem o nosso chip internacional e não achamos fácil chip para comprar na Bósnia. Uma dica muito importante para as viagens, tenha o Skype instalado no celular e com créditos para ligações (10 dólares é mais que o o suficiente, já que uma ligação custa centavos) assim ajuda a evitar alguns problemas de comunicação como nesse caso, e sai infinitamente mais barato do que uma ligação internacional.

Hotel Appleline Apartments

O que fazer em Mostar na Bósnia?

A antiga Ponte de Mostar no centro histórico da cidade chamada Stari Most, é o principal ponto turístico de Mostar, a ponte chama muito a atenção por ser toda de pedra em arco ela foi feita pelos romanos no século XVI e cruza o rio Neretva, a ponte foi destruída na Guerra da Bósnia, na época da independência da Sérvia, mas em 2004 ela foi reconstruída e está linda.

Hoje em dia ela é um patrimônio cultural da UNESCO, e as pessoas pulam dela e mergulham desde 1664 e, como comentamos ela é usada para o campeonato de Cliff Diving da Red Bull em Mostar, que vimos logo que saímos do nosso hotel e paramos lá para ver os saltos e a belíssima ponte.

Cliff Diving da Red Bull em Mostar

O Rio Neretva, é um rio de águas cristalinas devido a presença de calcário na água, essa região da Bósnia tem muitos lagos e rios de águas cristalinas, como na região do parque de Plitvice na Croácia.

Mostar é uma cidade romana medieval e tem muitas ruas medievais em torno da ponte no centro antigo da cidade, só de andar pelo centro já vale a pena, as ruas estão cheias de restaurantes e bares, um mais charmoso que o outro, além das  lojas de souvenir.

E ainda tem a Mesquita Karađoz Bey (Karađoz Bey Mosque), nas margens do rio, outro lugar bem interessante de conhecer.

Mesquita Karađoz Bey (Karađoz Bey Mosque)

Depois de dar várias voltas no centro da cidade, conhecer todo o seu centro e ver várias vistas da ponte de diversos lugares, paramos para o nosso jantar no restaurante Babilon, tem uma excelente comida e uma vista linda da ponte e da cidade, os preços são bem baratos em comparação com muitos lugares da Europa, ficamos lá curtindo a vista e tomando umas bebidas.

restaurante Babilon

Como a cidade estava em festa aproveitamos os diversos shows que tinham por causa do campeonato que acontece geralmente no verão entre julho e agosto, em 2019 será dia 24 de agosto.

Mostar

Depois de aproveitar toda essa festa, fomos dormir tarde, mas mesmo assim acordamos logo cedo para ver a ponte outra vez, mas desta vez sem a estrutura dos saltos e para continuar nossa viagem pela Bósnia, a próxima parada foi Blagaj.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.