Cânions do Congost de Mont-Rebei

Cânions do Congost de Mont-Rebei

January 15, 2020 0 By Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

No feriado de novembro fizemos nossa primeira viagem de Motorhome e, em uma das paradas visitamos o Congost de Mont-rebei, localizado entre as províncias de Lleida (Catalunha) e Huesca (Aragão). Considerada uma das jóias naturais mais impressionantes e menos conhecidas da Catalunha, mas sua fama cresceu muito e o número de visitantes, então é bom ir antes de ficar massificado. Com este post, queremos mostrar este encanto de cenário natural na Espanha, ideal para uma escapada de fim de semana.Turmundial no Congost

O que é o Congost de Mont-rebei?

O Congost de Mont-rebei é formado por cânions (desfiladeiros) e o rio Noguera Ribagorçana passa no meio deles que atravessa de norte a sul. O Congost de Mont-Rebei está localizado entre as regiões de La Ribagorza (Aragão) e Pallars Jussà (Catalunha) e pode ser alcançado a pé a partir de diferentes pontos, estacionamentos e trilhas , embora o acesso mais popular seja o de La Masieta, onde tem uma estrutura de visita para os turistas. Um caminho esculpido na rocha permite percorrer todo o desfiladeiro à beira do penhasco e obter vistas como as que você vê nas fotos. O Congost de Mont-rebei é protegido e gerenciado pela Fundació CatalunyaLa Pedrera, a mesma que cuida da Casa Millá de Antoni Gaudi em Barcelona.

Congost

Rotas e trilhas pelo Congost de Mont-rebei

O caminho que atravessa o Congost de Mont-rebei faz parte do GR-1. Há pelo menos três opções para fazer esse passeio: a opção mais curta e simples é fazer a rota sinalizada que vai de norte a sul do estacionamento La Masieta até o final do desfiladeiro. A estrada é bastante simples, com cerca de 3,5 km e é necessário aproximadamente 1h 45 para fazer a viagem de ida. Você pode estender a caminhada até a segunda ponte suspensa, a que atravessa o Congost del Seguer (+ 1 km) e, uma vez incentivada (ou não) a descer as íngremes escadas de madeira construídas na parede que levam ao albergue de Montfalcó.

A segunda opção, para caminhantes um pouco mais avançados, é fazer a estrada do sul para o norte a partir do estacionamento da ermida daÉgua do Déu da Pertusa”, perto de Corçà, até a segunda ponte suspensa após o desfiladeiro (cerca de 8 km de ida). Em nossas visitas, optamos pela segunda opção, pois como estávamos com um Motorhome, o estacionamento do local servia para estacionar esse tipo de veículo, no primeiro não era possível ir com um MotorHome. Uma terceira opção, neste caso de Aragão, é fazer a rota do albergue de Montfalcó ao Congost.

Rotas e trilhas pelo Congost de Mont-rebei

Rota de estacionamento La MasietaCongost de Mont-rebei

O estacionamento La Masieta, que possui um lugar de informações, fica aberto na alta temporada das 07:30 às 20h e das 8:30 às 17h no resto do ano. No site oficial, você pode conferir os horários detalhados. Nos dias que se paga (5 € por veículo), é conveniente reservar um lugar on-line. Do estacionamento, é muito fácil chegar ao desfiladeiro seguindo o caminho sinalizado que percorre o rio.

Depois de caminhar um pouco menos de 2 km ao longo de um belo caminho que atravessa um campo aberto, uma primeira ponte suspensa é atravessada (não adequada para pessoas com vertigem) e logo a entrada do desfiladeiro já é visível, a parte mais impressionante do passeio. Nos primeiros meandros do rio, entre as rochas, você já fica com a boca aberta diante dos enormes paredões de até 500 metros de altura, mas o melhor é entrar no próprio cânion e ver como ele se estende à distância e por onde passa a estrada escavada na parede.

Rota de estacionamento La Masieta - Congost de Mont-rebei

Para sair do cânion, se as forças o acompanharem e você tiver tempo, recomendamos que você vá até a ponte suspensa de Congost del Seguer. Embora você adicione 1 km à rota e nessa área ela tenha declives mais íngremes, vale a pena chegar por duas razões: a primeira é a vista do Congost a partir desse ponto e a segunda é que você pode descer (e voltar) por alguns minutos. Escadas íngremes de madeira que correm a rocha verticalmente e se conectam com a rota de Montfalcó, em Huesca. Para alcançá-los, é preciso subir cerca de 6 m ao longo de um caminho bastante íngreme, mas aqueles que o fizeram recomendam a experiência.

Quanto ao caminho de volta, não há nada a acrescentar, pois trata-se de desfazer a ida. Tente iniciar o passeio muito cedo ou será tarde demais para encontrar um lugar para comer de fato, é bastante aconselhável trazer alguns lanches e bebidas em abundância, pois mesmo de carro as áreascivilizadasestão um pouco distantes. E se você for no inverno, fique de olho nas horas do dia, para que a escuridão não o surpreenda ao longo do caminho.

Rota de estacionamento da ermida daÉgua do Déu da Pertusa” – Congost de Mont-rebei

São mais ou menos 16Km para ir e voltar por paisagens incríveis, o caminho é bem tranquilo apesar de ser longo, nessa rota também é mais tranquilo para pessoas com vertigem.

A trilha passa por várias montanhas, vales e vistas deslumbrantes, no final desse caminho você chegará no final da primeira rota e também poderá ir na ponte pênsil e nas escadas cravadas nas montanhas do lado de Aragão.

Rota de estacionamento da ermida da "Égua do Déu da Pertusa" - Congost de Mont-rebei

Essa trilha tem bem menos pessoas pois não tem a estrutura da primeira rota, a outra rota, quando as duas se unem perto da ponte, tem muita, mas muita gente, se você gosta de trilhas mais tranquilas e com poucas pessoas essa é a melhor, mas o ideal é conhecer as duas ou as três rotas.

ponte pencil congost de mont-rebei

Como falamos, é muito importante levar bastante água e comida, pois no meio da trilha não tem nenhuma estrutura, e planeje o tempo que levará para fazer a caminhada, se for voltar no entardecer leve essas lanternas de colocar na cabeça.

O estacionamento da Ernica, onde deixamos o Motorhome, tem vistas lindas já no estacionamento, então depois do passeio pelas trilhas ficamos na parte externa do veículo para curtir essa linda paisagem.

Trilha de Congost de Mont-Rebei

Quer saber como foi a nossaviagem completa de Motorhome? Veja aqui nesse post.

Viajar em um Motorhome, uma janela com vista para o Mundo

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:

Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.

Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.

Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar

Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.

Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise

Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo

Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip

OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.