O Coronavírus pode atrapalhar sua viagem pela Europa?

O Coronavírus pode atrapalhar sua viagem pela Europa?

março 3, 2020 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O Coronavírus virou um grande problema de saúde mundial e que pode atrapalhar sua viagem pela Europa, desde que o vírus saiu da China e chegou na Europa, como um principal foco de contágio no norte da Itália.

Por que o Coronavírus pode atrapalhar a sua viagem?

Cancelamentos de viagem

A epidemia está fazendo com que muitas empresas aéreas cancelem os voos, por dois motivos, primeiro o da propagação do vírus e o mais problemático para as companhias é a falta de usuários, muitos voos aqui na Europa com destino principalmente a Milão, Veneza e todo o norte da Itália estão sendo cancelados por não ter passageiros suficientes para decolar e, assim vão acumulando em outros voos.

Fechamento de atrações turísticas

Em algumas cidades as atrações turísticas já foram fechadas e podem ser fechadas por causa da epidemia, isso já aconteceu com a Duomo de Milão (catedral) e até com o museu do Louvre em Paris, nesse dois casos eles foram fechados por pouco tempo e agora já estão abertos.

Quarentena em hotéis e cidades

Um problema que poucas pessoas falam é de ter que ficar “preso” em um tipo de Quarentena, tem algumas cidades no norte da Itália que as pessoas não podem nem sair, nem entrar na cidade, na Espanha tem um hotel nas ilhas Canárias  com hóspedes fechados nos quartos sem poder sair deles ou do hotel, também aconteceu com dois cruzeiros na Ásia que ficaram com todos os turistas a bordo sem poder sair de seus camarotes por mais de 14 dias, para nós esse é o nosso maior medo.

Cancelamentos de hotéis e voos

Esse é um outro item para cancelar uma viagem, seu voo e seu hotel, pode gerar um prejuízo para seu bolso, se o cancelamento é solicitado pelo turista, alguns hotéis e companhias aéreas podem não querer devolver o dinheiro, a devolução só é 100% garantida se for comunicado pela OMS que não está recomendado ir ao país ou cidade.

Medo

O medo das pessoas é outro grande problema, aí tem o medo de ir em restaurantes ou estabelecimentos asiáticos pois os donos ou funcionários desses lugares podem ter ido recentemente para algum país asiático ou ter tido contato com algum asiático, infelizmente isso tem acontecido muito, vimos isso acontecer bastante aqui em Barcelona, diversos estabelecimentos asiáticos que sempre estavam cheios, agora estão bem mais vazios, mas aos poucos estão voltando ao movimento normal.

As pessoas estão com tanto medo que aqui em Barcelona (e já ouvimos falar de diversos outros lugares) não existem mais máscaras nas farmácias ou álcool em gel para comprar, teve até médico aqui que roubou 13 caixas de máscaras de um hospital falando que ia dar para a população da cidade dele. Isso é bem preocupante, pois está faltando para pessoas que realmente precisam, por isso estão tentando conscientizar as pessoas para não fazer isso, pois essas máscaras só servem para quem já tem o vírus e não passar para uma outra pessoa, não te salva de contrair o mesmo.

O que atrapalha alguns, pode virar oportunidade para outros

Com muitos cancelamentos de viagens, voos, hotéis, o outro lado da balança é que as empresas podem baratear por falta de turistas, nós já vimos alguns hotéis na Itália com preços mais baixos, e grandes redes hoteleiras, como a Meliá, que antes faziam diversas reservas sem possibilidade de cancelamento, agora já estão divulgando que sua reserva pode ser cancelada sem custo antes da viagem.

Nossa opinião

Antes de mais nada queremos dizer que essa é nossa opinião, não somos da área da saúde, mas pelo que ouvimos de diversos especialistas muito bem gabaritados, o coronavírus é mais uma gripe, que não estava catalogada, é uma gripe como qualquer outra que mata pessoas todos os anos em todos os países, mas que não é tão divulgado e comentado, mas se você buscar saber, verá que é verdade, a taxa de mortalidade do coronavírus falam que está entre 2 a 4% dos infectados, é muito baixa.

Mas se você for viajar pela Europa com pessoas mais velhas, crianças ou com pessoas que já tem algum tipo de debilidade de saúde, aí acreditamos que realmente não se deve arriscar e esperar um pouco.

Orientações para prevenção do coronavírus

Orientações para prevenção do coronavírus que estão sendo muito divulgadas por aqui na Europa: lavar bem as mãos com água e sabão, ter uma alimentação saudável com muitas verduras e frutas variadas, e com as vitaminas A, C, D, E, complexo B, minerais zinco, selênio. Nas frutas cor laranja e vermelha tem bastante dessas vitaminas.

As máscaras que vendem em farmácias deixem para pessoas que realmente precisam, ou para caso você tenha alguma suspeita de ter o vírus e não passar para as outras pessoas.

O álcool em gel para as mãos também dizem que podem ajudar, tudo que tem relação com a higiene pode ajudar na prevenção.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:

Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.

Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.

Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar

Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.

Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise

Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo

Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip

OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.