O que é preciso para fazer a Jura de Nacionalidade espanhola?

O que é preciso para fazer a Jura de Nacionalidade espanhola?

fevereiro 10, 2022 2 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Nesse post falarei o passo a passo do que eu tive que fazer depois da minha cidadania espanhola ter sido aprovada, e  acredito que é muito importante saber desse passo a passo para facilitar a vida de todos, mas deixo claro nesse post também que esse passo a passo foi o que, eu Pri, precisei fazer, mas repito como falei no post passado, em que dei o passo a passo de como fazer a cidadania espanhola sozinho, que cada caso é um caso, mas acredito que te ajudará para você ter uma boa ideia, pois se não for idêntico, será bem parecido.

Bom vamos lá, eu recebi um e-mail falando que a minha nacionalidade espanhola tinha sido aprovada e que eu teria que me dirigir ao Registro Civil, para marcar hora para fazer a jura de nacionalidade, no meu caso foi o Registro civil de Barcelona (tem que ser feito na cidade em que você está empadronada), na época que fui (janeiro de 2020) a primeira vez que fui peguei uma fila enorme, mas consegui senha para poder entrar no Registro civil, esperei em torno de 2h mas quando cheguei para falar com a atendente do Registro Civil, faltava um documento e tive que voltar pra trás, quase morri de tristeza, então muito importante, levem TODOS os documentos solicitados e mais um pouco rsrs.

Mais pra frente nesse post falarei quais documentos são, voltei ao Registro Civil, mas cheguei como da outra vez, 30 minutos antes de abrir o Registro e não consegui senha para entrar, então tive que voltar uma terceira vez e dessa vez cheguei na fila às 7h da manhã, 2h antes de abrir o Registro Civil, em pleno janeiro (inverno) fazia um frio de doer na fila, mas pelo menos consegui a senha e como levei todos os documentos corretos consegui a cita para a jura de nacionalidade, para “apenas” 8 meses depois, ou seja, para setembro de 2020, mas ok, eu já sabia que estava com um atraso enorme para marcar a cita da jura de nacionalidade pois, foi uma época que eles fizeram um “mutirão” para conseguir agilizar os processos de nacionalidade que estavam muito atrasados e aconteceu isso, não sei como está agora, talvez demore menos, ou mais, realmente não sei e acredito que em cidades menores os Registros civis devem ser muito mais tranquilos, já ouvi casos de pessoas que foram a primeira vez no Registro Civil e já saíram com a jura de nacionalidade feita, mas como moro em Barcelona, não tinha muito o que ser feito. Pelo que eu vi da última vez que eu fui ao Registro Civil de Barcelona (já no meio da pandemia) eles estavam marcando cita também para ir a primeira vez lá, não sei se era somente por causa da pandemia ou se será assim pra sempre.

Aqui falarei sobre quais os documentos eu tive que levar para marcar a cita da Jura de Nacionalidade:

  • Original do certificado de antecedentes penais do Brasil, com tradução juramentada e apostila de Haia, o mesmo que eu enviei quando solicitei a nacionalidade espanhola, não precisei fazer de novo, mesmo tendo passado tanto tempo, 2 anos e meio desde que solicitei a cidadania até a aprovação da mesma, como já disse no post anterior;
  • Original da Certidão de nascimento brasileira com tradução juramentada e apostila de Haia, também foi a mesma que enviei quando solicitei a nacionalidade espanhola, não precisei fazer outra;
  • Resolución de concesión de Nacionalidad, esse você terá que entrar com o seu certificado digital para baixar, vai ter as instruções de como fazer quando você receber o e-mail de aprovação da sua nacionalidade ;

Mas sinceramente, depois que eu tive que voltar ao Registro Civil, levei TUDO que enviei para a solicitação de nacionalidade para não perder mais tempo e ter que voltar pra trás por causa de qualquer outro documento, por isso sempre falo, é muito importante guardar todos os documentos enviados pois, você precisará deles em algum momento com certeza.

Bom, depois que consegui marcar a jura de nacionalidade, você acha que acabou?

Claro que não, rsrs ainda tem mais,  no dia da Jura de Nacionalidade que no meu caso, como já disse, foi no Registro Civil de Barcelona, cheguei com antecedência para não ter problema, pois a minha jura estava marcada para 12:15h, mas mesmo assim tinha uma bela fila, mas como já estava no meio da pandemia estava um pouco mais organizada e menos demorada, tinha até um moço que ficava organizando a fila.

Agora vou falar os documentos que precisei levar para fazer a Jura de Nacionalidade, mas que também levei todos os documentos que tinha para não ter problema:

  •  NIE ou TIE original, eu acho que levei também o meu passaporte brasileiro;
  • Certificado de empadronamiento, esse tem que estar atualizado, com no máximo 90 dias, você consegue no ayuntamiento que você já está empadronado, você tem que fazer a jura de nacionalidade no registro civil da cidade que você está empadronado;
  • Resolución de concesión de la nacionalidad española, a mesma que você levou para pedir a cita da jura de nacionalidade;
  • Certificado de antecedentes penais, o mesmo que você enviou para solicitar a sua nacionalidade espanhola.

É bom também levar certidão de casamento e nascimento dos pais, por via das dúvidas, pois vi pessoas na minha frente tendo problemas com sobrenomes, pois no Brasil não tem uma regra com sobrenomes e aqui na Espanha eles tem uma regra diferente, eu tinha as certidões dos meus pais em uma foto no meu celular, então já que está levando tanto documento e já esperou tanto tempo, não custa nada levar mais alguns rsrs.

A Jura de Nacionalidade dura no máximo 10 minutos, ela me fez algumas perguntas, assinei e a moça que me atendeu me deu a ATA da jura com todos meus dados, como ficaria meu nome completo sendo cidadã espanhola e sobre tudo o que foi perguntado e respondido durante esses 10 minutos da Jura de Nacionalidade, depois disso tive que esperar mais um pouquinho, dessa vez somente 2 meses rsrs, para conseguir a tão esperada certidão de nascimento espanhola, a qual tive que buscar no Registro Civil de Barcelona para depois enfim poder fazer o DNI e o Passaporte espanhol uhuuuu!!

Depois da espera de 2 meses fui buscar a certidão de nascimento, e estava com um dado errado, quase morri de raiva, falava que eu tinha renunciado a cidadania brasileira e optado somente pela espanhola, coisa que eu não tinha feito e tinha como provar pois, eu tinha a ATA, por isso repito GUARDEM TUDO!! Mas só percebi esse erro quando fui ler melhor a certidão em casa, então fui até o registro novamente pedir para eles arrumarem, mas como eles não arrumam na mesma hora, me pediram para enviar um e-mail com o ocorrido, e mais ou menos 3 meses depois eles me responderam falando que tinham arrumado e que eu poderia ir até lá buscar a certidão corrigida, ufa, mas antes mesmo deles arrumarem eu pude fazer meu DNI e passaporte espanhol, pois não influenciava em nada o que seria corrigido na certidão. Explicarei como fiz esses documentos em um próximo post para esse não ficar muito longo.

Se você não leu o primeiro post sobre como eu solicitei a cidadania espanhola, veja aqui.

Onde é feita a jura de nacionalidade espanhola?

No registro civil da cidade em que você está empadronado.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la Wise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip ou com a EasySIM4U OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.