O que fazer em Balaguer?

O que fazer em Balaguer?

janeiro 9, 2020 14 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O que fazer em Balaguer? A cidade de Balaguer, na região de La Noguera, torna-se cada vez mais uma referência turística das regiões do interior da comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha.

Balaguer, historicamente falando, tem muito para ver e muito a falar, e isso se deve ao grande número de monumentos que ainda desafiam a passagem do tempo: um bairro antigo, muralhas medievais, restos de um castelo islâmico e mais tarde Palácio dos Condes de Urgell, o convento de Sant Domènec, com a igreja gótica de Santa Maria, uma das maiores da Catalunha, e um santuário, o de Santo Cristo, que abriga uma imagem venerada por muitos anos e é o símbolo e a bandeira da cidade.

Balaguer

Nós fomos para Balaguer em nossa primeira viagem de Motorhome, a cidade foi nossa última parada, antes fomos para MontSerrat e Congost de Mont-Rebei, conhecemos a cidade porque no caminho de MontSerrat a Congost, passamos ao lado da cidade pela estrada e vimos que a cidade era bem no estilo que gostamos, medieval, murada e com um rio cortando a cidade, além disso no centro da cidade, em um lindo parque, tem estacionamento para o Motorhome.

Chegamos no final da tarde de um sábado, além de achar a cidade bonita, tivemos que ir para lá pois ficamos sem água no depósito de água limpa do motorhome e na cidade tem postos de combustíveis para colocar água.

Como chegamos no final do dia, paramos o motorhome no estacionamento, caminhamos um pouco pelo rio que corta a cidade e está na frente no estacionamento, depois colocamos a mesa e as cadeiras do Motorhome e ficamos curtindo a vista da cidade, onde jantamos e tomamos uma cervejinha.

Motorhome

No dia seguinte fomos passear pelo rio em um caminho mais longo e depois fomos para o centro antigo da cidade.

O que fazer em Balaguer e quais são suas atrações turísticas?

Planície de Almaty

O Planície de Almaty é uma extensa área localizada atrás do santuário de Santo Cristo. Nela, os árabes se estabeleceram quando chegaram hoje às terras catalãs em direção a 713-715. É um dos sítios arqueológicos mais importantes da Catalunha. Desde 1983, foram realizadas escavações, que revelaram uma parte importante da estrutura urbana que existia na planície.

Planície de Almaty

Igreja de Santa Maria

Por sua grandiosidade e localização que está no ponto mais alto da cidade, dominando toda Balaguer, a igreja de Santa Maria é o símbolo turístico de Balaguer. Em 1351, esta igreja gótica de pedra cortada e uma nave única começou a ser construída. Ela atrai especialmente por sua pureza formal e geométrica, com contornos simples e compactos, com contrafortes poderosos e a imponente torre sineira octogonal. A igreja é declarada Monumento Histórico-Artístico. Pode ser visitado aos sábados e domingos e não paga nada para entrar.

Igreja de Santa Maria

Santuário de Santo Cristo

A igreja, o convento das freiras das Clarissas, a reitoria e a casa do santuário formam um conjunto arquitetônico visível à distância que faz do Santo Cristo um elemento identificador da cidade. Este conjunto destaca a imagem que é mantida de Santo Cristo de Balaguer, de grande veneração em todas as regiões do oeste da Catalunha e nas proximidades de Aragão. Diz a tradição que essa imagem foi a primeira feita no mundo. Seu autor foi Nicodemos, que, tendo impresso na cabeça a imagem de Cristo na cruz, decidiu fazê-lo. A escultura foi queimada durante a última Guerra Civil Espanhola. A imagem atual corresponde ao escultor Joaquim Ros e é uma cópia da antiga. É feito de madeira da Flandres e tem um pé transplantado salvo das chamas.

Santuário de Santo Cristo

O santuário está aberto todos os dias, dentro do horário normal de visitas, e também é gratuito.

Além disso tem um caminho entre o rio e o santuário, com as passagens da vida de Jesus Cristo.

Centro histórico de Balaguer

O centro histórico é um dos poucos centros urbanos preservados da formação árabe, e faz deste velho Balaguer uma das imagens mais poderosas e identitárias de todas as cidades catalãs.

Centro histórico de Balaguer

As muralhas, como pano de fundo da cidade, a maravilhosa fachada que a Calle del Puente oferece ao rio e o amplo espaço aberto do Mercadal fecham uma densa parcela de ruas e passagens irregulares com características excepcionais.

Os francos

O templo de Santa Maria de Les Franqueses é um edifício típico de Cister: com um plano cruzado latino, coberto com uma abóbada de barril no cruzeiro e apontado para o resto da nave, e com três absides, dos quais apenas um se manifesta no exterior.

Somente o templo permanece intacto desde o antigo mosteiro, embora existam traços claros de outros elementos que compunham o complexo monástico, como a parede de fechamento que o cercava e os espaços dedicados à vinícola.

O templo mantém três portas de acesso internas. O principal, e provavelmente o mais recente, está localizado ao pé da nave. O segundo, localizado na parede sul da igreja imediatamente após o transepto, seria aquele que comunicaria o claustro com o templo. A terceira e a última das portas estão localizadas na parede oeste da capela do Evangelho e mantêm restos do que seria uma varanda coberta com uma abóbada de borda.

O edifício possui três elementos de iluminação interior. A mais proeminente do ponto de vista artístico é a rosácea da face norte, duplamente esplêndida, e formada por dentro e por fora por cinco anéis.

As muralhas da cidade medieval de Balaguer

Os muros de grossos e consistentes bosques, com seus portais – de gelo, de Torrente, cercavam o núcleo urbano e se estendiam à medida que a cidade crescia formando uma imensa muralha que hoje em dia existem várias partes dela e até se pode caminhar pela muralha, nós não fomos por causa do vento super forte que estava no dia e estava perigoso pois, a muralha não tem corrimão. Sua construção foi junto ao  nascimento da cidade e parcialmente preservada. Para apreciar o recinto amuralhado, você deve acessá-lo a partir da praça Mercadal, através do portal Ice, através da Wall Street ou da Cross Street, que nos levará a Santa Maria ou ao setor “Bombo”. Podemos ver telas de parede perto do castelo e dentro do bairro Firal, ao lado do cemitério. Atualmente, você pode subir por uma torre de acesso ao portal Ice e chegar a Santa Maria por uma passarela.

As muralhas da cidade medieval de Balaguer

Igreja de Sant Domènec

Localizada na ponte da cidade, o convento de Sant Domènec foi erguido por vontade do conde Ermengol X de Urgell, durante o século XIV. O convento preserva um magnífico claustro gótico de colunas finas e delicadas e uma igreja, cujo cofre é de canhão pontiagudo, muito simples e separados por arcos transversais que não conseguem atravessar.

Praça Mercadal

Quando chegamos à parte inferior da cidade, encontramos a praça Mercadal, a maior praça arcada da Catalunha. É o centro da população e está localizado no centro da cidade. Seus 7.000 m2, além da grande variedade de fachadas e tipos de arcos da varanda, conferem a ela uma beleza única e quase espetacular.

Tradicionalmente, a Mercadal Square é a estrutura onde o mercado semanal é realizado todos os sábados. Assim, a praça se torna o ponto de encontro de pessoas de toda a região e a atividade comercial concentra o interesse de toda a população.

O Castelo Formós

O Castelo Formós, palácio dos Condes de Urgell e que Fernando de Antequera mandou demolir, substituiu o antigo Suda que os árabes construíram para defender a cidade, localizado no extremo norte dos domínios islâmicos. Sua localização pode ser considerada estratégica: permite que você exerça controle visual de todo o ambiente.

Hoje o castelo está em ruínas e está fechado para obras de restauração, só é possível ver as ruínas da muralha do castelo.

Chalet Montiu

O Chalet Montiu representa o início do estilo modernista na cidade de Balaguer.

Quando esse estilo chega a esta cidade, na Catalunha, está em sua fase culminante: é o modernismo que nasce sob a influência da arquitetura já realizada por Domènech i Montaner e Gaudí, e inclui os anos que vão de 1900 a 1914.

No início do século XX, Balaguer era uma cidade com cerca de 5.000 habitantes. O núcleo urbano se estendeu até o final da rua Miracle, conservando o antigo núcleo medieval da cidade dentro dos muros. A abertura do recinto amuralhado, originário da estrada Castelló, causa a formação e origem da rua Àngel Guimerà e o aparecimento de uma série de residências unifamiliares neste local, pertencentes a famílias da burguesia de Balaguer, que escolhem as novas correntes arquitetônicas para construir suas casas.

Adoramos conhecer Balaguer e agora vocês também sabem o que fazer em Balaguer.

Chalet Montiu

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.