O que fazer em Brasov, na Romênia

O que fazer em Brasov, na Romênia

outubro 9, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O que fazer em Brasov? Uma super charmosa cidade na região da Transilvânia, na Romênia, que você pode fazer de base para conhecer as maravilhosas paisagens da região mais bonita do país.

Nós fizemos de Brasov nossa base para conhecer as cidades de Rasnov, Bran onde está o famoso “Castelo do Drácula”, mas que o nome verdadeiro é Castelo de Bran e claro também conhecemos a própria cidade de Brasov, é a maior ciade da região, com isso tem uma grande oferta de hotéis e restaurantes.

Escolhemos o Hotel Casa Tepes, tem uma ótima localização, está perto de toda a parte turística da cidade de Brasov, e ainda tem estacionamento incluso,  algo que para nós foi muito bom, pois nessa viagem que fizemos pela Romênia, também fomos para Bulgária e alugamos um carro pela RentCars para poder percorrer os 2 países com mais liberdade, recomendamos. Além disso o hotel tinha tudo o que precisávamos, o hotel era limpo, o quarto era muito bom, com WI-Fi, cama e ducha boa para descansarmos, amenities e frigobar.

Hotel Casa Tepes

Brasov, foi fundada em 1211, por Cavaleiros da Ordem Teutônica, um grupo de cavaleiros tão importante quanto o das cruzadas. Quem ordenou a construção da cidade foi o rei Húngaro, e que depois de construída expulsou os cavaleiros e povoou a cidade fortificada que tem restos dela até hoje como o portão de entrada, muralhas e torres.

Brasov, foi dividida no seu passado entre povos húngaros, alemães e romenos. A cidade floresceu devido a sua posição estratégica na rota entre os alemães comerciantes e o Império Otomano que depois invadiu a região e conquistou por um tempo. Eles ampliaram as fortificações da cidade, com torres medievais para entrada e saída. Os povos romenos, por exemplo, só podiam entrar e sair num único portão: a Poarta Schei que existe até hoje em dia.

Como comentei, estávamos viajando de carro, e nesse dia saímos bem cedo da cidade de Mamaia, no litoral da Romênia e visitamos antes de chegar a Brasov, Sinaia, a cidade dos castelos, onde está o castelo mais bonito da Romênia, o Castelo de Peles (Castelul Peles), depois fomos visitar a fortaleza de Rasnov na cidade de mesmo nome e, por final chegamos a tarde com tempo de visitar Brasov, no dia seguinte fomos conhecer o Castelo de Bran, na cidade de Bran, que ficou famoso por servir de inspiração a Bram Stoker para escrever o romance do Drácula, depois disso muitos o chamam de Castelo do Drácula.

No total ficamos 2 dias para visitar todas essas cidades.

O que fazer em Brasov, e quais os pontos turísticos da cidade?

Como falamos Brasov utilizamos de base para visitar várias cidades, mas lá também tem muitas atrações turísticas para conhecer.

Fortaleza de Brasov Cetățuia de pe Strajă

Nossa primeira parada foi conhecer a fortaleza da cidade que estava ao lado no nosso hotel, no alto de uma montanha com vista para a cidade, a fortaleza fez parte no passado da defesa ampliada da cidade, ela ficava fora da muralha e foi a primeira defesa da cidade durante as invasões otomanas

Fortaleza de Brasov Cetățuia de pe Strajă

Praça Central (Piata Sfatului)

A praça central chamada de Piata Sfatului, onde ficam vários restaurantes, alguns comércios e o ponto de partida para as outras atrações, lá na praça tem a melhor vista para o letreiro da cidade, com seu nome (estilo Hollywood rs) que está em cima da montanha, nós por sorte chegamos em um dia que estava tendo comemorações e tinha um show gratuito na praça, onde jantamos no final do dia depois de termos visitado a cidade, falando em comida, amamos a comida da Romênia, os pratos típicos são deliciosos, o que mais nos chamou a atenção foram os pratos com polenta, uma delícia, fora o preço da comida que é muito barata, em média metade do valor que se gasta em outros lugares da Europa mais tradicional.

Praça Central (Piata Sfatului)

A Igreja Negra (Biserica Neagra)

A Igreja Negra é a catedral de Brasov, tem estilo gótico, construída pelos alemães no século XVII, é a maior desse estilo arquitetônico na Romênia.

A Igreja Negra (Biserica Neagra) A Igreja Negra (Biserica Neagra)

A rua mais estreita da Europa

Na cidade de Brasov tem a rua mais estreita da Europa, uma rua medieval que hoje em dia tem um mural para pintar, qualquer pessoa pode fazer um desenho, pena que não tínhamos uma caneta para fazer um desenho. Se você quiser conhecer a rua, o nome dela é Strada Sforii, está bem perto da Sinagoga.

A rua mais estreita da Europa

Sinagoga Beth Israel (Beth Israel Synagogue)

Não tínhamos marcado para conhecer a Sinagoga, mas passando na rua Strada Sforii, vimos essa preciosidade e fomos visitar.

Sinagoga Beth Israel (Beth Israel Synagogue)

Centro Histórico

O centro histórico da cidade, foi onde a cidade nasceu e onde estão quase todas as atrações da cidade, mesmo a vista para o letreiro de Brasov e a Fortaleza.

Muralhas e torres de defesa

Como comentamos a cidade teve no seu passado uma muralha, torres e fortalezas para se defender,  hoje em dia ainda tem duas torres para visitar, a Turnul Alb e a Turnul Negru, essa última é a mais bonita e tem uma vista bonita da praça principal e da praça também podemos enxerga-la.

Turnul Negru

Portão Schei (Poarta Schei)

Uma das antigas portas de entrada para a cidade, que ainda hoje está bem preservada, construída no início do século XIX na ampliação da cidade murada, tem estilo clássico, fica em uma praça, perto da igreja negra já no final do centro histórico.

Portão Schei (Poarta Schei)

Letreiro de Brasov, no estilo de Hollywood

Assim como em Rasnov, Brasov tem um letreiro no estilo do letreiro de Hollywood no alto da montanha mais alta da cidade, lá também tem uma vista bonita da cidade, mais nós não tivemos tempo de ir, sempre falta um pouco de tempo nas viagens.

Letreiro de Brasov, no estilo de Hollywood

Tudo isso conhecemos em uma tarde, claro que seria melhor ficarmos um dia inteiro só na cidade, mas como o país tem muita coisa para conhecer, esse foi o tempo que destinamos para essa cidade.

A noite depois de visitar seus pontos turísticos, fomos tomar uma cerveja e jantar em um restaurante que está na praça Piata Sfatului, onde estava acontecendo um show. O Restaurante que escolhemos foi o La Ceaun, excelente restaurante com comidas típicas do país, muito boa e barata, assim como em todo o país, uma dica, não deixe para jantar muito tarde pois a cidade fecha quase todos os restaurante antes da 23hs, e o centro depois desse horário fica um deserto.

praça Piata Sfatului

Atrações turísticas no entorno de Brasov

Brasov  fica perto de outras 3 cidades imperdíveis da Transilvânia, a cidade de Rasnov com sua linda fortaleza no alto da cidade e um parque de diversões com tema de dinossauro, outra cidade que tem que ir a partir de Brasov é Sinaia, conhecida como a cidade dos castelos, não esperávamos muito e nos surpreendemos, a cidade é extremamente charmosa, com jardins além de três maravilhosos castelos, por último a cidade de Bran , que é super pequena e só tem uma atração, mas é a atração turística mais famosa da Romênia, o “Castelo do Drácula” mas que o nome de verdade é Castelo de Bran, onde viveu o Príncipe Vlad Tepes, conhecido como “o empalador,” uma pessoa muito venerada no país e esse príncipe foi uma inspiração para o escritor Bram Stoker escrever o romance do Drácula.

Castelo de Bran

Dicas para onde ficar e se hospedar em Brasov, Romênia

Brasov é relativamente grande e com um centro histórico onde se tem muitas atrações turísticas, conforme descrevemos, nós aconselhamos se hospedar na cidade, por todos os motivos que falamos acima.

Como falamos, ficamos por lá quase 2 dias e ficamos hospedados no Hotel Casa Tepes, onde recomendamos, mas há outras opções também recomendadas pela Booking:

Arce Boutique Hotel, 3 estrelas, com uma pontuação de 9,8
Casa Wagner, 3 estrelas, com uma pontuação de 9,0
Hotel Drachenhaus, 3 estrelas, com uma pontuação de 8,8
Hotel Aro Palace, 5 estrelas, com uma pontuação de 8,6
Residence Piata Sfatului, pousada, com uma pontuação de 8,7
Residence Hirscher, 3 estrelas, com uma pontuação de 9,1

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.