O que fazer em Ivalo, na Lapônia Finlandesa?

O que fazer em Ivalo, na Lapônia Finlandesa?

fevereiro 22, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O que fazer em Ivalo na Lapônia Finlandesa? Esse encanto de cidade está bem ao norte da Finlândia dentro do Círculo Polar Ártico,  onde tem um dos aeroportos da Europa continental mais ao norte. E tem apenas 3.500 habitantes.

Um dos grandes motivos de irmos para Ivalo, foi para vermos a Aurora Boreal, além de ser um local ideal para ver as luzes do norte ou Northern Lights, a cidade tem muitas outras atrações turísticas: como passeio de moto de neve ou snowmobile, pescar em lago congelado ou Ice Fishing, andar de trenó puxado por cachorros ou por renas, trilhas no meio da neve e muito mais.

Ivalo

Fomos para lá no inverno, pois nessa estação é a alta temporada deles, no verão a cidade é bem diferente, escolhemos ir em fevereiro pois nesse mês há mais tempo com luz do Sol do que em outros meses de inverno, se compararmos com novembro, dezembro e janeiro, em dezembro e janeiro tem a noite polar durante uns 30 dias, que é quando o sol não nasce, muito diferente né? E o contrário acontece no verão, que é quando o Sol não se põe e tem o Sol da meia noite por umas 3 a 4 semanas também.

O melhor jeito para chegar em Ivalo é de avião, a partir da capital da Finlândia, Helsinque, que está há mais de 1000Km de distância de Ivalo, nós pegamos um voo saindo de Barcelona chegamos em Helsinque, ficamos um dia para conhecer a cidade e no dia seguinte de manhã fomos para Ivalo, em um voo de 1 hora e meia.

TurMundial na Lapônia

Chegando no aeroporto de Ivalo já começamos a ver paisagens maravilhosas, na verdade antes de pousar mesmo, o país fica inteiro coberto por neve, como se fosse uma imensa estação de esqui, outra coisa que pode acontecer é se você pegar o voo de noite e tiver a Aurora Boreal, você já poderá ser recebido por ela desde o avião no céu, conhecemos um casal de franceses que viram essa maravilha da natureza da janela do avião.

Aeroporto de Ivalo

O avião desce no aeroporto com a pista coberta de neve, o aeroporto é bem pequeno e não tem finger, com isso descemos da aeronave de escada já direto na neve, um show de visão, bem diferente para nós. Dali pegamos o transfer que reservamos para o hotel com a Ilmari Slant http://www.kuljetusliikeilmarislant.fi/in-english/

moto de neve na Lapônia

Nós ficamos hospedados em um excelente hotel, o Näverniemi Holiday Center que fica de frente para o rio Ivalo, com cabanas e chalés para casais ou famílias maiores, eles tem chalés para até 8 pessoas, o hotel tem espaço para fazer o o tradicional churrasco finlandês, sauna que descobrimos que os finlandeses adoram fazer sauna, deve ser por causa do frio, quase todos os hotéis tem sauna, eles tem um restaurante com uma deliciosa comida caseira, típica finlandesa, com um menu incrível de 3 pratos, mas caso você não queira comer no restaurante, os chalés já vem equipados com cozinha, além de tudo isso, o mais importante é que o local está em um ponto onde você pode ver a Aurora Boreal da varanda do seu quarto quando ela está forte.

Näverniemi Holiday Center

No centro da cidade de Ivalo que fica menos de 2km do hotel,  você pode ir caminhando tranquilamente, mesmo no inverno, se você quiser comprar comidas e bebidas poderá ir ao mercado K SuperMarket ou S Market, eles vendem todos os tipos de comidas, mas se você quiser comprar qualquer bebida alcoólica acima de 5,5% de álcool, como vinhos, destilados, cervejas com grau alcoólico maior, entre outros tipos de bebidas, terá que ir ao Alko Ivalo comprar (casa especializada em bebidas alcoólicas), mas também fica no centro da cidade.

O que fazer em Ivalo, na Lapônia Finlandesa e quais são suas atrações turísticas?

A principal atração turística de Ivalo é sem duvida nenhuma ver a Aurora Boreal, nós vimos ela muito fraca, quase que imperceptível, pois não é tão simples de ver como muitos pensam, o céu tem que estar limpo, coisa que no norte não é sempre assim e com uma forte concentração de partículas do sol, nós ficamos 3 dias lá é ficamos caçando a Aurora Boreal todas as noites até de madrugada e vimos só através dos olhos da máquina fotográfica, e um dos dias fomos com um grupo de franceses tentar ver a Aurora perto do hotel. Depois dessa viagem acho que o ideal é ficar uma semana inteira para poder ver a Aurora Boreal com força.

Rastros Aurora Boreal

O que fazer em Ivalo, na Lapônia Finlandesa e quais são suas atrações turísticas?

Mas Ivalo não é só isso, dos 3 dias que ficamos lá 2 fizemos passeios com a empresa Ivalo Safaris, no primeiro dia fizemos o passeio de moto de neve, pelo rio Ivalo e pelo lago Inari, adoramos fazer esse passeio, são 5 horas de excursão dirigindo a moto de neve em cima do rio e lago congelado e ainda com almoço em uma cabana no meio do Círculo Polar Ártico, essa experiência valeu um post só pra ela, se quiser saber mais, veja aqui

moto de neve na Finlândia

O outro passeio que fizemos foi o Ice Fishing, que é pescar no lago congelado de Inari, o terceiro maior lago da Finlândia, aquela pescaria que é necessário fazer um furo no gelo do lago congelado, até a Pri que não gosta muito de pescar, amou o passeio que também estava incluído o almoço na cabana, que também valeu um outro post.

Ice Fishing Finlândia

A Ivalo Safaris fazem muitos outros passeios, como o do trenó puxados por renas ou cachorros, além das excursões para ver a Aurora Boreal.

Aurora Boreal

No outro dia livre que tínhamos ficamos no hotel passeando, descendo o rio com trenó, brincando na neve de fazer anjinho rsrs, deixar a neve acumulada na árvore cair na gente, jogar água quente pra cima e a água vira gelo por causa do frio, parecia umas crianças doidas rsrs, foi bem divertido, adoramos tudo.

Casa na arvore do hotel em Ivalo Cabana com fogueira e almoço no Lago Inari congelado na Lapônia Finlandesa Curtindo na neve da Finlândia Priscila Gutierrez fazendo água quente virar gelo em um segundo Churrasco na neve Caçando a Aurora Boreal

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.