O que fazer em Riga? Veja no nosso roteiro de 2 dias

O que fazer em Riga? Veja no nosso roteiro de 2 dias

abril 11, 2022 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Nosso roteiro de 2 dias por Riga, vai te ajudar no que fazer em Riga, a capital da  Letônia, um país lindo, mas pouco conhecido pelos turistas, que deveriam pensar melhor e dar uma chance de conhecer sua capital e país.

Letônia é um dos países dos Bálticos, juntos a Lituânia e Estônia, estão nas margens do mar Báltico no norte da Europa, fazem fronteira com a Rússia, como os três países são pequenos fizemos um roteiro de carro para conhecer todos eles, as capitais, cidades do litoral e interior, rodamos mais de 2.000Km .

Riga foi a nossa 6ª cidade dos países Bálticos que visitamos, já tínhamos passado por Vilnius onde alugamos o carro com a RentCars no aeroporto, depois fomos para Trakai, Kaunas, Siauliai, Rundales Palace, e chegamos em Riga depois de passar pelo Rundales Palace, um lindo castelo, um dos maiores do norte da Europa, lembra um pouco o castelo de Versalhes na França.

O que fazer em Riga? Veja no nosso roteiro de 2 dias

Chegamos na cidade e fomos para nosso apartamento alugado pelo Booking se chamava City Inn Riga Apartment Barons promenade, na rua Krišjāņa Barona iela 51, um apartamento muito bom, bem localizado, bem confortável, com tudo que necessitávamos de um hotel e ainda tinha uma cozinha pra economizar no café da manhã e jantar, e com um item muito importante, estacionamento para o carro que alugamos, pois na Europa é bem difícil achar vaga na rua para parar o carro além de quase todos as cidades terem que pagar para estacionar na rua.

Ficamos dois dias pois no primeiro dia passamos em Rundales, chegamos de tarde na cidade e aproveitamos essa tarde mais o outro dia inteiro, achamos que é um bom tempo, deu para conhecer tudo o que queríamos conhecer, claro que sempre é bom ficar mais dias, mais nem sempre é possível.

Rigas

No primeiro dia do nosso roteiro por Riga fizemos um planejamento para conhecer as atrações que ficavam a direita do centro antigo da cidade, onde está a grande maioria das atrações turísticas de Riga, no outro dia fomos na parte esquerda do centro e em outros dois locais fora do centro.

Informação importante Riga e a Letônia, são lugares baratos para viajar, comer é bem barato em comparação as outras cidades da Europa mais turística, por isso é bom visitar logo Riga, antes que vire um destino de moda.

O que fazer em Riga, e quais as principais atrações da cidade?

Nosso roteiro de 2 dias por Riga começou a partir do nosso apartamento que ficava bem localizado, não ficava no centro, mas ficava perto, dava para ir caminhando, caminhar pelas cidades é o nosso jeito de conhecer as cidades, assim temos uma melhor visão de todos os lugares que vamos passado.

Riga

Catedral de Natividade de Cristo em Riga

Indo em direção ao centro da cidade a primeira parada foi na Catedral de Natividade de Cristo em Riga, construída em estilo neo-bizantino lembra muito as igrejas ortodoxas russas, isso porque na época de sua construção a Letônia fazia parte do Império Russo.

Monumento da Liberdade de Riga

O Monumento da Liberdade de Riga, está dentro do parque Bastejkalna, é uma estátua em forma de mulher segurando no alto 3 estrelas, é um memorial em honra dos soldados mortos durante a guerra de independência da Letônia.

Parque Bastejkalna

O Lindíssimo Parque Bastejkalana, bem florido e com um rio que corta o parque está bem na divisão de onde começa o centro antigo de Riga, no parque está o Monumento da Liberdade de Riga e o Bastion Hill, o parque é o mais bonito da cidade, uma parada obrigatória para quem vai visitar a cidade.

Parque Bastejkalna

Bastion Hill

O Bastion Hill que está dentro do parque bastejkalana, é um dos lugares mais românticos do centro de Riga, pois possui caminhos estreitos, becos de árvores, jardim de pedras, cascatas de água, está ao lado do Monumento da Liberdade tem sido uma delícia para os olhos e a alma por mais de um século. Seja inverno ou verão – a atmosfera especial está sempre aqui.

Os caminhos percorrem a colina em diferentes níveis; eles podem levá-lo até o topo, onde uma bela vista se abre sob o sol da tarde ou a cidade movimentada, ou caminhar pela colina para mostrar a paisagem esplêndida.

Cachoeiras artificiais, flores coloridas, várias esculturas e bancos para descansar. Preste atenção nas pequenas pontes; os recém casados deixam seus cadeados ali, o que, segundo a crença, traz uma vida longa e felicidade.

Patos e cisnes adoram o canal, no verão e  na época que fomos, uma doca ao lado do parque está aberta a todos aqueles que gostariam de pegar um bonde no rio ou um barco.

Powder Tower

Antiga torre de pólvora, já está dentro do centro antigo da cidade, essa torre fazia parte do sistema de defesa de Riga, junto as muralhas que foram construídas no século XIV. Toda em tijolo aparente como muitos castelos e torres que encontramos nos 3 países dos Bálticos.

Casa com brasão letão

Um edifício com os desenhos de todos os brasões das famílias da Letônia, muito interessante, para quem gosta de história e árvores genealógicas.

Casa com brasão letão

Portão Sueco – The Swedish Gate

Outro monumento de Riga que fazia parte do sistema de defesa da cidade, uma das poucas entradas para a cidade medieval. É do século XVII

Casa do Gato

Um famoso prédio de Riga, que possui uma escultura de um gato no telhado. Diz a lenda que um escritor caiu do telhado onde hoje está o Gato.

Catedral de São Tiago

A Catedral de São Tiago, uma linda Catedral da linda toda feita em tijolo aparente, é dedicada ao São Tiago. A Catedral de Riga já foi visitada recentemente pelo Papa Francisco. Construída em 1225 é a mais antiga da cidade.

Em volta da Catedral tem um praça com alguns bares e restaurantes, ficamos em um deles para dar uma descansada e tomar uma cerveja antes de voltar a caminhar e continuar conhecendo a capital da Letônia.

Three Brothers

O três irmãos (Three Brothers) é um complexo de 3 edifícios, são as mais antigas casas de Riga, cada casa representa vários períodos de desenvolvimento da arquitetura do país.

Three Brothers

Catedral de São Tiago

É a principal igreja de Riga, do século XIII

A Catedral de São Tiago  construída no século XIV, e reconstruída nos séculos XV e XVI. Durante a Reforma Protestante, em 1523, tornou-se a primeira Igreja Luterana da Letônia. A estrutura é feita de tijolos e representa um exemplo da transição do estilo românico para o estilo arquitetônico gótico. Durante a Reforma da Igreja, a catedral passou por muitos incêndios criminosos, como resultado dos quais muitas coisas foram perdidas.

Castelo de Riga 

A Catedral de São Tiago é uma parte importante do patrimônio histórico e cultural da Letônia como um dos maiores castelos medievais da Letônia. Sua pedra fundamental foi lançada em 15 de junho de 1330. O castelo foi destruído várias vezes; também passou por significativa remodelação e extensão. A última reforma em larga escala foi realizada na véspera do centenário da Letônia. Todos os quartos foram restaurados para sua aparência histórica e adaptados aos requisitos modernos e ao uso pretendido.

Castelo de Riga 

Após extensos trabalhos de reconstrução e restauração, o Presidente da Letônia tem sua residência ali.

Nas margens do Duína Ocidental tem várias estruturas e é um bom lugar para dar um passeio.

Igreja Anglicana de São Salvador

A Igreja Anglicana de São Salvador é uma atração turística de Riga que está nas margens do rio, uma igreja mais moderna construída em estilo Neogótico.

Catedral de Riga

A Catedral de Riga (Rīgas Doms em letão) é um dos mais antigos edifícios sagrados da época medieval na Letônia e também nos países bálticos.

A primeira pedra da Catedral de Riga foi lançada em 1211 e logo em seguida um mosteiro e a Escola da Catedral de Riga foram construídos.

Catedral de Riga

Nos séculos XIV e XV, a igreja foi transformada em basílica, elevando a nave central, construindo a nave transversal e as capelas laterais ocidentais e aumentando a altura da torre para 140 metros, o que a tornou a torre mais alta de Riga.

O edifício da Catedral de Riga combina características românicas, góticas, barrocas e art nouveau.

Museu da História de Riga e Navegação

No Museu que está ao lado da Catedral de Riga, estão as obras da própria Catedral.

Praça Līvu laukums

Um ótimo lugar para almoçar e tomar uma cerveja na Praça Līvu laukums que está bem no centro da cidade antiga de Riga, com muitos bares e restaurantes, é um ótimo local para uma parada de almoço ou jantar, lembrando que a comida em Riga é bem barata e muito boa.

Rātslaukums

Uma outa praça do centro de Riga, com lindos prédios em sua volta vale a pena passar para ver a arquitetura do local. Lá está a prefeitura de Riga e um galeria de arte.

Casa dos Cabeças Negras – House of the Blackheads

Também está localizado na praça Rātslaukums fundada em 1334. O prédio foi atacado e bombardeado pelos nazis na segunda guerra mundial. Reconstruída no final do século XX, hoje é um museu.

Casa dos Cabeças Negras - House of the Blackheads Casa dos Cabeças Negras - House of the Blackheads

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro em Riga, é uma igreja diferente das outras, tem torres altas e pontiagudas, construída em 1209 para ser a igreja do povo. De muitos lugares da cidade se pode ver as duas torres da igreja.

Igreja de São Pedro em Riga

Riga Mercado Central

O Mercado central de Riga, não tem nada de interessante, diferente de quase todos os mercados da Europa, um ponto que na nossa visão não teve nada de especial.

Riga Mercado Central

Academia de Ciências da Letônia e Vista Panorâmica

A Academia de Ciência da Letônia é um imponente prédio da época da União Soviética, tem uma arquitetura muito típica da Rússia, para quem já foi a Varsóvia, esse prédio lembra muito o prédio de ciências de Varsóvia, também feito na época soviética, foi um presente da Rússia a Polônia e a Letônia, o de Varsóvia é bem maior, os dois são lindos e tem que visitar, no de Riga tem um mirante no alto do prédio com uma linda vista panorâmica.

Academia de Ciências da Letônia e Vista Panorâmica Academia de Ciências da Letônia e Vista Panorâmica

Monumento ao Holocausto da Grande Sinagoga Coral de Riga

Assim como todos os países do norte da Europa, a Letônia tem uma história muito triste do passado da segunda guerra mundial, lá os judeus também foram perseguidos e mortos, na Grande Sinagoga Coral de Riga que hoje são ruínas de uma sinagoga e um monumento ao holocausto, ali judeus foram trancados dentro e colocaram fogo, os nazistas mataram todos os judeus queimados dentro da sinagoga.

Monumento ao Holocausto da Grande Sinagoga Coral de Riga

Depois de ver todas essas atrações turísticas de Riga e sua linda história, voltamos para o centro da cidade para jantar e beber uma cerveja na nossa última noite em Riga, no dia seguinte mais cidades para conhecer, próxima parada foi Pärnu , já na Estônia.

Esse foi nosso roteiro de 2 dias em Riga, esperamos que tenhamos te ajudado a conhecer um pouco sobre a cidade, e agora que você já sabe o que fazer em Riga, é só comprar um voo e conhecer essa linda capital da Letônia, aproveite e vá o mais rápido possível para aproveitar o preço barato do país, antes que comece a ser mais turístico.

Vale a pena visitar Riga?

Sim, muito, é uma cidade muito interessante, capital da Letônia, um dos países bálticos, se situa no nordeste da Europa, possui lindas construções, muita história, ótimos restaurantes com muita comida boa e barata se comparar com outros países mais turísticos da Europa.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la Wise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip ou com a EasySIM4U OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.