O que fazer em Veliko Tarnovo, a antiga capital da Bulgária

O que fazer em Veliko Tarnovo, a antiga capital da Bulgária

novembro 13, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O que fazer em Veliko Tarnovo na Bulgária? A cidade de Veliko Tarnovo é uma das cidades mais importantes no norte da Bulgária, uma das mais antigas do país e já foi até capital do país na antiguidade. Está localizada nas margens do rio Yantra, a cerca de 190 quilômetros de Sófia, e tem uma população de aproximadamente 70.000 habitantes.

O que fazer em Veliko Tarnovo, a antiga capital da Bulgária

Veliko Tarnovo, visitamos a cidade numa viagem que fizemos pela Bulgária e Romênia de carro, que alugamos com a rentcars paramos nessa cidade para almoçar pois tínhamos dormido a noite anterior em Bucareste, na Romênia e estávamos indo em direção a Sófia, capital da Bulgária, onde pegamos o carro alugado e devolvemos, para depois pegarmos o voo de volta para Barcelona, onde moramos, era nosso último dia de viagem, ficamos 10 dias entre os dois países.

Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo, como comentei paramos para almoçar, conhecer a cidade antiga e a fortaleza da cidade chamada de Fortaleza Tsarevets, a cidade é apaixonante e se soubéssemos disso teríamos ficado mais tempo, até dormir por lá para ter um tempo maior para poder conhecer a cidade, então fica a dica caso você vá para lá, fique um dia inteiro e durma na cidade pois, tem um festival de luzes projetadas nas muralhas da cidade antiga que deve ser lindo e nós não vimos, só soubemos disso no ponto de informação da cidade. Veja aqui opções de onde dormir em Veliko Tarnovo.

A cidade tem mais de 5.000 anos e durante o Segundo Reino Búlgaro, entre os séculos XII e XIV, foi a capital da Bulgária. Nessa época Veliko Tarnovo, foi o centro político, econômico e cultural do país.

Veliko Tarnovo antiga capital da Bulgária

Em 1879, após a libertação da Bulgária do domínio otomano, Veliko Tarnovo foi novamente, temporariamente, a capital do país, até que Sófia foi escolhida. Nesse mesmo ano, a Primeira Assembléia Constituinte adotou a chamada Constituição de Tarnovo, a primeira Constituição da Bulgária, que estabeleceu uma monarquia hereditária.

Veliko é “grande” em búlgaro, com o qual o nome da cidade significa “Grande Tarnovo”. O adjetivo “Veliko” foi dado em sua época em homenagem ao seu status de capital do país.

“Tarnovo” você verá escrito em alfabeto latino como Tarnovo, Tirnovo e até Turnovo. Isso ocorre porque a vogal búlgara ъ não tem equivalente no alfabeto latino, razão pela qual algumas pessoas a transcrevem como A, I ou U.

O que fazer em Veliko Tarnovo na Bulgária?

Chegamos em Veliko Tarnovo, no meio da manhã de um domingo, perto da Fortaleza tem um estacionamento, mas deixamos o carro perto da Catedral, como era domingo não precisava pagar para parar na rua.

Veliko Tarnovo na Bulgária

Catedral da Natividade da Virgem Maria

Começamos o passeio pela Catedral da Natividade da Virgem Maria que estava ao lado do carro e antes da entrada da cidade antiga, a catedral tem um estilo bem ortodoxo russo, é muito bonita por fora e tem uma linda vista do vale, já que nessa parte da cidade estamos no alto de uma montanha.

Catedral da Natividade da Virgem Maria

Fortaleza Tsarevets

A Fortaleza Tsarevets é provavelmente o ponto turístico mais famoso de Veliko Tarnovo. Está localizado na colina Tsarevets, em um meandro do rio Yantra, e ocupa uma área de 2.800 metros quadrados.

Data do século XII, quando Veliko Tarnovo era a capital do Segundo Reino Búlgaro. Durante 200 anos, essa fortaleza foi o centro da vida política, econômica e cultural do país.

Fortaleza Tsarevets

O ingresso custa cerca de 3 euros, um preço bem barato em comparação com outro lugares turísticos da Europa. É um lugar imenso, há muito para se ver, está bem preservado por ser tão antigo e dá para gastar muito tempo lá.

Nos anos 80, a fortaleza foi completamente restaurada, como parte das comemorações do 1300º aniversário da fundação da Bulgária.

A fortaleza é cercada por imponentes muralhas com mais de um quilômetro de comprimento e é acessada por uma longa passarela.

Fortaleza Tsarevets

No centro estão o complexo patriarcal e real e a igreja “Ascensão de Cristo”. O interior é decorado com afrescos do artista Theophanes Sokerov, que representam momentos e personagens importantes da época.

Dentro da muralha se destaca: Antiga Cathedral, Torre de baldwyn, as muralhas da Rocha do crânio e o mosteiro na rocha do Calvário.

Mercado de Samovodska Charshia

Já fora da fortaleza e antiga cidade, temos o Mercado de Samovodska Charshia, que está em uma rua de comércio bem cheia de lojas.

Mercado de Samovodska Charshia

Mini Bulgária Parque

Lá tem também um parque que é uma Mini Bulgária que só vimos por fotos, não sabíamos da existência desse parque que tem várias mini construções de diversos pontos turísticos do país

Espetáculo de luz e som

Esse ficamos com muita vontade de ver depois que descobrimos que tinha esse espetáculo de som e luz projetadas nas muralhas da fortaleza contando a história da Bulgária, o espetáculo é só de noite e não é sempre que tem, nesse site tem mais informações de quando acontecem esses eventos.

Veliko Fonte: https://www.soundandlight.bg/en/

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.