Palácio de Rundale na Letônia, o Versailles do Báltico

Palácio de Rundale na Letônia, o Versailles do Báltico

julho 8, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O Palácio de Rundale (Rundāles Pils em letão) é o mais importante palácio barroco da Letônia, uma das atrações turísticas mais importantes do país, também conhecido como o Versailles do Báltico devido ao seu lindo jardim e palácio.

O Palácio de Rundale está no sul do país perto da divisa com a Lituânia e só a 80Km de distância da capital da Letônia, Riga, com isso é uma atração para se conhecer tanto para quem está na Lituânia como na Letônia, muitas pessoas fazem um bate e volta desde Riga até o palácio, nós o incluímos pois estava no caminho entre Vilnius, capital da Lituânia e, Riga, entre outras cidades que fomos conhecendo no nosso roteiro pelos países Bálticos.

Rundāles Pils

Rundale foi construído no século XVIII como residência de verão do duque da Curlândia, entre salas, quartos e outros cômodos, o palácio possui 138 divisões dividido em dois andares.

O arquiteto que desenhou Rundale também projetou outros palácios em São Petersburgo, os palácios de Inverno e de Verão, que também visitamos quando fomos conhecer a cidade.

Castelo de Rundale

O Palácio de Rundale é um dos grandes tesouros da Letônia, uma impressionante obra-prima da arquitetura barroca que deve ser visitada. A cada passo que damos nesse palácio, você pode apreciar suas obras, luxos, e a história que suas paredes contam, realmente lindo, muitas vezes achamos os castelos e palácios mais bonitos por fora do que por dentro, mas o de Rundale nos impressionou por dentro com tantos detalhes.

Rundale é, hoje, um museu que você pode visitar, tem que pagar para entrar, mas é bem baratinho comparado a outros palácios europeus, o luxo dos Duques da Curlândia é impressionante. Suas intermináveis ​​galerias estão cheias de obras de arte autênticas. Cada quarto é um mundo novo, com cores e ambientes muito diferentes uns dos outros, todos estão com o estilo de séculos atrás.

Palácio de Rundale

A Sala Dourada uma das mais importantes, você pode ver qual era a sala do trono do duque. Nos encantamos com os ornamentos de estuque dourado que deram à sala seu nome e pelos afrescos espetaculares e coloridos que adornam o teto. Além disso no magnífico salão você vai encontrar, em contraste, a Sala de porcelana, um pequeno armário onde você encontrará requintadas peças de porcelana oriental, um luxo para a época.

Sala de porcelana

Nas salas privadas do duque, você pode desfrutar do Dutch Room, assim chamado porque é decorado com obras de importantes artistas holandeses, entre os quais se destaca Rembrandt. Você também pode ver a Sala dos Governantes, cheia de telas representando os antigos Duques da Curlândia.

Sala dos Governantes Sala dos Governantes

Os jardins do Palácio Rundale são lindos, eles comparam a Versailles, mas Versailles é maior e achamos mais bonito, os outros que conhecemos na Áustria como o da Sissi, pena que quando estávamos lá era começo da primavera e as flores e folhas ainda estavam nascendo, por isso que uma boa época para ir é mais perto do verão entre junho e julho, passear por este imenso parque, projetado como falamos no estilo de Versailles. Do jardim é o principal lugar para ver a fachada do palácio, uma maravilha da arte barroca no báltico.

Como o resto do palácio, os jardins do palácio também são projetados em vários ambientes, conforme você passa por eles. Então, não perca a platéia simétrica, o jardim de rosas e até mesmo um teatro feito com terraços de grama onde o duque e sua comitiva podia desfrutar das funções organizadas para o seu entretenimento.

jardins do Palácio Rundale 

Apenas algumas décadas após a construção deste gigantesco palácio, a área foi conquistada pelo Império Russo que passou a controlar esta espetacular mansão. A Catarina, a Grande concedeu o Ducado da Curlândia e do palácio para a família Zubov, uma das mais importantes da aristocracia russa do tempo, que foram responsáveis, não só por preservar este palácio espetacular.

jardins do Palácio Rundale  jardins do Palácio Rundale 

Ficamos no Palácio de Rundale, por umas 2 horas e meia, tempo suficiente para ver tudo, como falamos, estávamos vindo de Vilnius, na Lituânia, onde ficamos 2 dias, depois conhecemos no 3ºdia o Castelo de Trakai, as cidades de Kaunas e a cidade de Siauliai, onde nos hospedamos, no 4ºdia fomos na colina das cruzes tudo isso ainda na Lituânia, depois chegamos em Rundale, no final do dia fomos para Riga, e nos outros dias ainda fomos para a Estônia, toda essa aventura que no total foram 10 dias vamos contar em detalhes aqui no blog.

A visita ao palácio fizemos durante a manhã, saímos dele na hora do almoço, do lado do palácio onde paramos o carro tem um restaurante, mas não achamos tão legal, estão fomos em uma cidade ao lado chamada Bauska muito importante na história da Letônia, e lá comemos no restaurante Tornis, comemos pratos típicos da Letônia, um filé de porco empanado com molho de queijo delicioso e muito, muito barato um prato para duas pessoas com bebida saiu por 17 euros, a metade do preço que costumamos gastar na Espanha ou em outros países da Europa na parte Oeste.

 

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.