Passeio que dá a volta por toda a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África

Passeio que dá a volta por toda a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África

dezembro 11, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Ilha do Sal é uma das ilhas que formam o país de Cabo Verde, na África, que está entre o Brasil e na frente dos países do continente africano, como Mauritânia e Senegal, passamos 8 dias por lá e uma das atrações turísticas mais legais para se fazer é o passeio que dá uma volta por toda a Ilha do Sal.

Esse passeio fizemos com a empresa Morabitur que é especializada em passeios/excursões na Ilha do Sal e na Ilha de Boa Vista, um dos passeios que eles vendem é a volta da Ilha para conhecer todas as atrações desse paraíso.

A excursão inclui traslado do hotel, eles passaram no nosso hotel bem cedinho, fomos em um passeio que durava o dia inteiro saímos as 8:30h da manhã e voltamos as 16h, está incluído um almoço maravilhoso que tem como prato principal a Cachupa, um tipo de feijoada que explicamos mais abaixo o que vai no prato, além de 1 bebida incluída. São 10 paradas em atrações turísticas na Ilha do Sal que também contamos mais abaixo um pouco sobre cada uma.

Passeio em volta da Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África, com a Morabitur

Como sempre planejamos com antecedência nossas viagens, reservamos o passeio com a Morabitur através do site deles.

Para quem não conhece a Ilha do Sal em Cabo Verde, a Ilha é um paraíso de praias lindíssimas, onde muitos europeus vão para fugir um pouco do frio e muitos casais vão para lá passar a lua de mel, o povo é muito alegre, sorridente e simpático, assim como foi a nossa guia, para nós foi ainda mais legal pois foi o primeiro passeio que fizemos fora do Brasil com um guia que fala português. Cabo Verde foi um colônia portuguesa também e a língua oficial é o português, mas além do português eles falam também o crioulo.

Passeio em volta da Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África, com a Morabitur

Murdeira

A primeira parada do passeio pela Ilha do Sal, foi na praia de Murdeira uma enseada de areia branca com um mar lindo azul, onde as tartarugas botam seus ovos, na cidade de Murdeira tem diversas casas de veraneio dos europeus, pois além de ficar em um lugar lindo, as casas ali segundo nossa guia, valem em torno de 55 mil euros, um preço bem barato para os europeus, principalmente os do norte.

Murdeira

Em Murdeira ficamos pouco tempo, só para conhecer a praia e passear pelas rochas, de lá você tem a vista do monte que tem forma de que eles dizem ter a forma de um Leão, nós vimos o monte lindo, com o céu azul que estava, mas não conseguimos enxergar o leão rsrs.

Espargos

Espargos nossa segunda parada foi na capital da Ilha do Sal, onde fica o aeroporto Internacional Amílcar Cabral, onde chegamos com nosso voo vindo de Lisboa, Ilha do Sal, não tem voo direto de Barcelona, onde vivemos.

Espargos

Em Espargos passeamos pela cidade, conhecemos uma da igrejas, e fomos em uma loja de souvenires ver os produtos típicos de Cabo Verde, onde tem uma degustação das bebidas alcoólicas típica deles, onde também vendem o café de Cabo Verde que é considerado o 4º melhor do mundo.

A bebida que tomei deles, o grogue, foi bem forte, a Pri tomou um licor de coco bem gostoso.

Espargos

Palmeira

Palmeira, é a zona industrial da Ilha, onde fica o Porto de Palmeira onde chegam os barcos para abastecer a Ilha de produtos, lá se produzem poucos produtos devido a Ilha ter um clima árido.

Palmeira

Nesse porto que visitamos saem os barcos que vão para as outras Ilhas que formam o país, no total são 10 ilhas, sendo 9 habitadas.

No porto tem a estátua de um pescador de Atum, que ensinou os locais a como pescar o peixe.

Buracona e Olho Azul

Buracona e o Olho Azul, são atrações do passeio que são pagas a parte, mas custa somente 3 euros por pessoa.

O Olho Azul é considerado uma das mais belas atrações turísticas da Ilha, um buraco na rocha, com visão para uma caverna subterrânea cheia de água, que dependendo do sol, faz um olho azul no reflexo da água.Nós não tivemos tanta sorte e não conseguimos ver, mas o entorno do Olho Azul é muito bonito e vale super a pena mesmo não vendo o olho, você também pode fazer mergulho dentro da caverna.

Passeio em volta da Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África

Ainda na Buracona você tem um tempo para nadar em uma maravilhosa piscina natural, adoramos o local.

Buracona e Olho Azul

Miragens no deserto da Ilha do Sal

Antes da parada para o almoço paramos em um ponto do deserto da Ilha do Sal, que com o calor que se produz vemos as miragens que sempre ouvimos falar nos filmes, um cenário lindo e diferente, onde podemos ver água no deserto, sem ter nada de água por ali. Já tínhamos visto miragens em uma viagem pelo Deserto da Tunísia, nas fotos não ficaram tão nítidas como vimos ao vivo.

Miragens no deserto da Ilha do Sal

Vila com pessoas locais

Passando por Espargos tem uma Vila com pessoas locais, daquelas que mostram realmente como são algumas partes de África, Cabo Verde é um dos países mais evoluídos do continente Africano, mas mesmo assim ainda tem uma grande parte da população que vive na pobreza extrema. Nessa vila as casas são extremamente simples, eles não tem água encanada e a energia são geradas através de geradores que duram somente das 19h até meia noite e tem que pagar em torno de 25 euros.

Vila com pessoas locais

Parada para Almoço

Não lembramos o nome do restaurante que paramos, ele está entre Espargos e a Baía dos Tubarões, no restaurante que é buffet self-service, que está incluído no preço do passeio da Morabitur, experimentamos pela primeira vez a famosa comida de Cabo Verde, a Cachupa, que lembra um pouco a feijoada brasileira, a Cachupa é feita com vários tipos de feijão, milho, carne de porco e vaca ou peixe, além de grão de bico, batata e outros legumes é uma comida deliciosa e tradicional, amamos.

Baía dos tubarões

Outro ponto forte do passeio é a Baía dos tubarões, onde entramos na água até os joelhos para vermos os filhotes de tubarão limão passarem bem perto dos nossos pés, que experiência incrível, nunca tínhamos pensando na vida em termos um tubarão com uns 60 centímetros ao nosso redor,  antes de chegarmos nesse lugar, pensamos, será que realmente terão esses tubarões?  E sim, tem, e muitos, a maioria que ficam nos nossos pés são pequenos pois os grandes não conseguem chegar onde estávamos, pois encalham,  os tubarões de até 3 metros víamos bem perto, mas víamos somente as barbatanas deles.

Baía dos tubarões

Uma dica muito importante é levar sapatos de borracha que se utiliza para ir em praias de pedras, pois ali o mar é todo de pedra, nós levamos nossos sapatos pois compramos já faz algum tempo e sempre utilizamos em outras praias da Europa, quando são praias de pedras. Mas se você não tem esses sapatos, eles alugam lá também por 2 euros.

Baía dos tubarões

Salinas da Pedra de Lume

O lugar mais divertido do passeio foi visitar a Salinas da Pedra de Lume, fica dentro da cratera de um vulcão onde tem uma produção de sal e uma lagoa de águas termais com grande densidade de sal, 27 vezes mais que a água do mar, o lago é quente e fez a gente boiar como no mar morto,  a sensação de não conseguir afundar de jeito nenhum e boiar de todos os jeitos possíveis é muito divertido e rimos muito.

Salinas da Pedra de Lume

As Salinas por ser um lugar privado, é pago, e não está incluído no passeio, mas é bem baratinho, 5 euros por pessoa e vale muito a pena, ficamos por ali em torno de 1h.

Salinas da Pedra de Lume

Pontão de Santa Maria

Última parada do passeio foi no Pontão de Santa Maria, na cidade de Santa Maria, a cidade que tem as praias mais bonitas de Cabo Verde, onde ficamos por 4 noites no Hotel Ouril Julia e as outros 3 noites ficamos em outro hotel o Melia Llana.

Pontão de Santa Maria

O Pontão de Santa Maria é um pier onde chegam os peixes pescados e onde se vende também como em um mercadão de peixes, só que a céu aberto e divide a praia em duas partes, é lindo ver o trabalho dos pescadores e das pessoas que tiram seu sustento do mar, ainda mais em um lugar tão necessitado como esse.

Pontão de Santa Maria

Nós ficamos por ali mesmo nas praias curtindo o final do dia já que o nosso hotel estava bem perto, então não foi necessário que o pessoal da Morabitur nos levasse para o hotel, mas o traslado até o hotel também estava incluído.

Esse foi um pouco desse lindo passeio em volta da Ilha do Sal que fizemos com a Morabitur, uma empresa excelente com uma guia incrível, com ótimos conhecimentos e animada, por isso recomendamos fazer o passeio com eles. A reserva do passeio pode ser feita através do site deles, ou nas agências deles que tem pela ilha.

Pontão de Santa Maria

Para os brasileiros poderem entrar em Cabo Verde precisa de visto, mas ele pode ser feito no aeroporto mesmo (bem rapidinho) é obrigatório ter o certificado internacional da vacina contra a febre amarela (apesar de não terem me pedido, eu Pri, estava com ele), o Chris entrou com o passaporte espanhol, o visto para brasileiros custa 56 euros e a taxa de entrada para espanhóis custa 31 euros (acredito que seja o mesmo para todos os cidadãos da União Européia, mas não tenho certeza, por isso é bom dar uma pesquisada e não sei também se para espanhol e outras cidadanias se é necessário ter o certificado de vacina contra febre amarela, mas o Chris também levou o dele para garantir) o visto e a taxa podem ser pagos em dinheiro (nós pagamos em euro mesmo) ou em cartão de crédito, até a imigração é sorridente e simpática. A moeda do país é o escudo cabo-verdiano a qual você pode trocar no aeroporto, mas a grande maioria dos estabelecimentos na Ilha do Sal, por ser uma ilha bem turística, aceitam euros (mas o câmbio não é tão bom) então é melhor trocar dinheiro no aeroporto mesmo ou também pode usar cartão de crédito.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:

Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.

Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.

Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar

Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.

Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise

Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo

Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip

OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.