Roteiro pela Bósnia e Montenegro

Roteiro pela Bósnia e Montenegro

junho 13, 2019 18 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Roteiro pela Bósnia e Montenegro, dois países da antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, estão localizados entre a Croácia e a Grécia em uma região com muitas belezas naturais e culturais.

A Bósnia que na verdade se chama Bósnia e Herzegovina é um país que tem um pequeno litoral, e aguentou uma guerra civil, a qual durou anos e matou muitas pessoas e ainda está muito presente no país, essa guerra muitas pessoas, como nós, vimos pela televisão, uma guerra que terminou há pouco mais de 20 anos, ela durou de 1992 a 1995. A Bósnia além dessa guerra, também foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial com o assassinato do rei do Império Austro-Húngaro em Sarajevo, por tudo isso, em todo o país você encontrará paredes com tiros nas fachadas,  uma mistura de religiões como católicos e muçulmanos, e também nacionalistas Sérvios, uma grande mistura, mas hoje em dia é um país muito seguro e sem estar abarrotado de turistas.

Montenegro não passou por tantas guerras, mas sua independência aconteceu há menos de 15 anos, em 2006, suas principais atrações estão em seu belo litoral, como por exemplo a cidade de Kotor, e a capital desse belo país é  Podgorica.

Nós fizemos um roteiro pela Bósnia e Montenegro por 9 dias e, nos apaixonamos pelos dois países, dirigimos mais de 2.000 Km, começamos a viagem na Croácia no aeroporto de Dubrovnik, pois o voo de Barcelona para lá foi muito muito mais barato do que ir direto para Montenegro ou Bósnia, falando em Dubrovnik, não deixe de conhecer essa cidade medieval maravilhosa, uma da mais bonitas da Europa, como nós já tínhamos ido para lá, chegamos no aeroporto pagamos o carro e já fomos direto para a Bósnia.

Aqui já comentamos a primeira dica, quando for alugar o carro avise que irá cruzar as fronteiras desses países, será um pouco mais caro, mas é muito importante avisar, além disso é importante pedir para a locadora te entregar um documento verde, que será pedido nas fronteiras dos países e também se algum policial te parar.

Conheça as cidades do nosso Roteiro pela Bósnia e Montenegro

Antes de falar das cidades, comentaremos um pouco sobre como cruzar a fronteira de carro entre a Croácia e a Bósnia, além desse documento verde que você deverá ter do carro, terá que mostrar o passaporte, brasileiros não precisam de visto para entrar na Bósnia, a fila para atravessar a fronteira é enorme, você demorará pelo menos 1 hora, principalmente no verão, então é bom ir com tempo, sem pressa, assim como nós fomos, serão 2 controles, o primeiro controle de passaporte para sair da Croácia e o outro em seguida para entrar na Bósnia e Herzegovina, o processo é bem tranquilo,  você nem precisa sair do carro, só é um pouco demorado, então dava tempo de comer, tirar fotos da paisagem em volta rsrs.

Trebinje, foi nossa primeira parada do roteiro pela Bósnia e Montenegro, paramos lá pois é uma cidade bem interessante com pontes romanas da idade medieval, no alto da cidade tem uma linda igreja ortodoxa grega, e uma vista panorâmica de toda a cidade, além disso como era sábado, queríamos comprar um chip de celular pois o nosso da Espanha é muito caro usar na Bósnia, que não faz parte da União Europeia e estávamos sem o nosso chip internacional de viagem da Easysim4U, mas não tinha lugar que vendia, com isso seguimos a viagem com o Google Maps em modulo off-line de mapas, mas para isso você precisa baixar antes o mapa.

Trebinje na Bósnia e Herzegovina

Nossa próxima parada foi em Stolac, uma cidade toda marcada por tiros nas casas e prédios, e com uma fortaleza medieval, foi só uma pequena parada de 1 hora.

Stolac, uma cidade marcada pela guerra da Bósnia

Depois de passar por essas duas cidades chegamos na parada principal do dia e na cidade que dormimos que foi Mostar, uma das cidades mais famosas da Bósnia,  por causa de uma lindíssima ponte de pedra romana, a ponte tem 24 metros de altura, ela durou 427 anos, mas foi totalmente destruída durante a guerra da Bósnia em 1993, mas foi  reconstruída e reaberta em 2004. No dia que estávamos lá estava tendo o campeonato de Cliff Diving, aquele que o pessoal salta de plataformas e fazem acrobacias. A cidade é linda, adoramos.

Mostar e sua incrível ponte romana

No segundo dia de viagem saímos de Mostar em direção a Sarajevo, no caminho paramos em Blagaj, uma pequena cidade que tem como principal atração turística um rio de águas cristalinas que sai de dentro da rocha, o rio começa numa pedra, como se fosse um caminho sem saída, nas margens do rio existem diversos restaurantes e bares, um lugar impressionante da natureza, um rio que nasce da montanha de pedra.

Blagaj um lugar místico da Bósnia e Herzegovina

No segundo dia chegamos de tarde em Sarajevo, onde ficamos 1 dia, uma cidade que não esperávamos muito, mas que demonstrou ser totalmente diferente e interessante, como falamos no começo do post, uma das pontes da cidade, o herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Fernando da Áustria-Hungria, foi assassinado, com esse crime a Primeira Guerra Mundial começou. Além disso a cidade tem muito lugares lindos para visitar.

Sarajevo, uma cidade marcada por guerras

Terceiro dia de viagem, o dia mais longo da viagem nas estradas, saímos de Sarajevo em direção a Bar no litoral de Montenegro, são 300 Km, mais de 5 horas de viagem, a estrada que liga essas cidades e incluindo a capital de Montenegro é simples de pista única, é tão simples que perto da fronteira entre os países na parte da Bósnia a estrada era de terra, com milhares de curvas  até achamos que não teria uma fronteira parar passar de tão simples, mas como tinham vários carros na estrada ficamos mais tranquilos, e outra vez demoramos mais de 1 hora para cruzar as duas fronteiras, por causa da fila da imigração, no trajeto entre as cidades visitadas a represa de Mratinje Dam, é linda demais, a água da represa é de um tom de azul incrível, você nem liga de ficar tanto tempo na estrada, mas isso quando você acaba de chegar em Montenegro.

Também paramos em Ostrog Monastery, um monastério bem antigo incrustado no alto de uma montanha, dentro das pedras, bem diferente de todos os monastérios que já visitamos.

Monastério de Ostrog, o monastério que fica incrustado na montanha

Ainda nesse terceiro dia visitamos Podgorica, mas achamos uma cidade totalmente sem graça, passeamos pela cidade mas não gostamos muito, lá enfim compramos um chip de celular para ter dados de internet no resto da viagem.

O que fazer em Podgorica: a capital de Montenegro

No final do dia, já de noite chegamos em Bar, cidade que ficamos dois dias, Bar está no litoral sul de Montenegro, lá fizemos base para conhecer todas as praias do sul do país até a fronteira com a Albânia.

Bar, na costa sul de Montenegro

Nos dias 6 e 7 ficamos em Budva, outra linda cidade do litoral de Montenegro, esta fica mais no centro do litoral, assim como Bar, fizemos de Budva uma parada para conhecer as praias próximas da cidade.

O que fazer em Budva no litoral de Montenegro?

Nos últimos dias da viagem os dias 8 e 9 ficamos hospedados na cidade mais famosa do país e a mais bonita, que é Kotor e sua belíssima baía, a cidade já está no litoral norte do país, lá tem a cidade de Perast, muuuito charmosa.

Kotor a cidade medieval mais bonita de Montenegro

No último dia tínhamos que devolver o carro no aeroporto de Dubrovnik, onde a viagem começou, pois fizemos um círculo nesse roteiro pela Bósnia e Montenegro, como vimos que poderia ter muito trânsito para cruzar a fronteira de Montengro com a Croácia, fomos com bastante tempo de antecedência, como não pegamos muito trânsito deu para aproveitar a praia da cidade de Cavlat, na Croácia, bem pertinho do aeroporto.

Em cada cidade que paramos criaremos um post para falar sobre elas, dar mais informações detalhadas e dicas, continue visitando nosso blog e conhecendo mais lugares do mundo.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.