Roteiro pela Lituânia, 4 dias pela capital e interior

Roteiro pela Lituânia, 4 dias pela capital e interior

Julho 27, 2021 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Nosso roteiro pela Lituânia, um dos três países bálticos que se separaram da União Soviética, a Lituânia, Letônia e Estônia, formam um destino muito desejável para aqueles que querem descobrir novos cantos do velho continente, eles estão no nordeste da Europa, fazem fronteira com a Rússia por terra e do outro lado está o Mar Báltico.

A Lituânia é ideal para viajantes como nós que buscamos novos destinos na Europa fora do tradicional, um turismo mais descontraído, curtindo a natureza e os encantos de Vilnius, uma capital que ascende à modernidade a partir das raízes da tradição

O país é muito barato para viajar, hospedar, comer e passear, é muito barato por ser um país desconhecido, lá pagamos metade dos preços que pagamos em hotéis como Espanha, Itália, França e Alemanha, assim também foi com a comida.

A presente herança do Báltico (Lituânia, Letônia e Estônia), com seu passado comercial da Liga Hanseática, permitiu desenvolver durante a Idade Média um contato fluido que foi da Rússia com o Reino Unido. Por essa proximadidade com a Rússia, o país tem uma cultura diferente e muito rica.

A entrada da Lituânia na União Européia e no acordo de livre circulação de Schengen abriu as portas para o crescimento econômico com o euro como moeda e, principalmente, o turismo, uma base cada vez mais importante, mas ainda com muitas possibilidades.

Graças às conexões aéreas baratas com muitos pontos do resto da Europa, a Lituânia é muito acessível, oferecendo a oportunidade de visitar belas cidades em uma escapada ou de passar algumas semanas conhecendo em profundidade o país e seus vizinhos Estônia e Lituânia, coisa que fizemos em um roteiro pelos três países nos Bálticos, além do roteiro pela Lituânia.

Hospitaleiro com viajantes, e mais ainda com os latinos, os lituanos se conectam com quem conhece seu país, nos convidando a participar de seus festivais e tradições, que acontecem na época da primavera e verão, no inverno o país é muito frio e neva muito por ali, por isso é melhor ir no final da primavera e verão.

Porém o inverno cria uma imagem mágica com a neve, a primavera e o verão, com seu clima mais agradável, fazem os terraços e os restaurantes florescerem, foi nessa época fizemos nosso roteiro e como fizemos tudo de carro alugado, não queríamos pegar estrada com neve.

A vida cultural e a vida noturna de Vilnius nos surpreendeu.

O que ver na Lituânia?

Como falamos, os preços acessíveis da Lituânia continuam ajudando o país a crescer como destino de férias no Báltico. A Lituânia é um país que, quando você passa mais tempo se dedicando a conhecer, pequenos lugares desconhecidos aparecem para o público em geral, e se torna uma viagem muito agradável. Além do centro histórico de Vilnius, a arquitetura de Kaunas vale uma viagem a Trakai, Siauliai, Coluna das Cruzes, Panevėžys e Klaipėda essa última foi a única que não deu tempo de conhecer.

O que ver na Lituânia?

Nosso Roteiro pela Lituânia, 4 dias pela capital e interior

Vilnius

Vilnius a capital da Lituânia, tem seu charme é precedido pela distinção da Unesco como Patrimônio Mundial. No centro histórico de Vilnius – chamado Roma Oriental por seu conjunto barroco e com um grande número de igrejas – os telhados e tijolos vermelhos aparente. A cidade tem muitas atrações para conhecer.

Nosso roteiro começou por ali, onde ficamos dois dias inteiros o primeiro dia e o último dia.

Vilnius

Trakai

No segundo dia, saímos cedo de Vilnius e fomos para Trakai onde passamos a manhã. Dentro do Lago Galve, tem o Castelo Trakai que poderia ser um cenário de um conto de fadas. Os telhados pontiagudos da fortaleza medieval se projetam acima das florestas circundantes, contrastando com sua cor vermelha, e o azul do lago.

O Castelo está numa ilha no meio do lago.

Castelo de Trakai, na Lituânia

Kaunas

Kaunas a antiga capital da Lituânia a segunda maior cidade do pais é hoje uma cidade muito animada, marcada pela figura da Torre Redonda do castelo, pela catedral gótica e pela igreja neobizantina de São Miguel Arcanjo, de reminiscência russa, que compõe um mosaico de séculos e séculos de influências. Além te tudo isso é uma cidade com muitos estudantes de todos os países da Europa.

Lá ficamos durante a tarde do segundo dia do nosso roteiro.

O que fazer em Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia

Siauliai e a Colina das Cruzes

Siauliai é famosa pela Colina das Cruzes, uma pequena colina onde há muito tempo atrás as pessoas foram colocando cruzes, que aumentaram na época após a segunda guerra mundial onde o país formava parte da União Soviética, colocar cruzes ali começou ser uma forma de protesto.

Ali chegamos no final do segundo dia e passeamos no terceiro dia.

Como falamos esse roteiro pela Lituânia está dentro de um roteiro maior que fizemos pelos três países Bálticos, assim a partir da tarde do terceiro dia até o nono dia estávamos na Letônia e Estônia.

O que fazer em Siauliai na Lituânia

Panevėžys

Já voltando no nono dia para a Lituânia na parte da manhã, conhecemos a charmosa cidade de Panevėžys, e seu lago que é a principal atração da cidade.

Na tarde nesse dia voltamos para Vilnius passar a tarde e noite onde fomos conhecer o que faltou conhecer do primeiro dia.

Panevėžys

Klaipėda

Uma cidade que não deu para incluir no nosso roteiro, Klaipėda é uma cidade na costa da Lituânia, a cidade mais importante da costa, quem sabe um dia voltamos para conhecer.