Sarajevo, uma cidade marcada por guerras

Sarajevo, uma cidade marcada por guerras

abril 14, 2019 0 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

O que fazer em Sarajevo? Uma cidade marcada por guerras, Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina situada no centro do país, viveram há pouco mais de 20 anos (1992-1995) uma guerra por diversos fatores políticos e religiosos e que no final teve dissolução da antiga Iugoslávia, mas  em uma ponte da cidade também se iniciou outra guerra, foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial, com o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-húngaro.

Por tudo isso e muito mais, Sarajevo há uns 10 anos atrás, começou a ser uma atração para os turistas que gostam de viajar pelo leste Europeu, hoje em dia o país é livre, seguro e com muitos encantos.

O que fazer em Sarajevo

Nós fomos para Sarajevo em um roteiro que fizemos pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro, e uma das muitas paradas foi nessa cidade que fizemos em um dia, e aqui vamos contar um pouco desse roteiro de um dia em Sarajevo.

Chegamos na cidade no final da manhã, começo da tarde vindos de Mostar e Blajag, cidades muito lindas, logo que chegamos fomos para o nosso hotel o Beautiful View Of Sarajevo, excelente hotel com estacionamento incluso, pois estávamos fazendo a viagem de carro, com uma vista muito bonita da cidade, pois está no alto de uma montanha e perto do centro, dá para fazer tudo a pé, deixamos o carro lá e fizemos a cidade toda a pé.

Beautiful View Of Sarajevo

O que fazer em Sarajevo e quais são as principais atrações turísticas?

Nosso hotel estava do lado oposto do centro antigo de cidade, onde ficam as principais atrações turísticas de Sarajevo, cruzando o rio já chegamos na nossa primeira parada, a Igreja de São José, a Bósnia hoje em dia é um país dividido entre católicos e muçulmanos, por esse motivo lá você encontrará muitas igrejas e mesquitas.

roteiro de um dia em Sarajevo

A Mesquita de Ali Pasha, é uma das diversas mesquitas da cidade, pequena, mas bonita.

A Catedral da Natividade dos Theotokos, é a maior igreja da cidade, bem no centro, não foi possível entrarmos e ver como era por dentro.

Catedral da Natividade dos Theotokos

Depois de ver essas 3 primeiras atrações, paramos para comer no Mc Donald´s, pois queiramos comer rápido e continuar a conhecer a cidade, mas se você tiver mais tempo, no centro tem diversos restaurantes bons e baratos, a Bósnia é um país muito barato, tanto comida como hospedagem.

Seguindo o passeio, seguimos para a Catedral do Sagrado Coração e para a mesquita Ferhadija

Catedral do Sagrado Coração

Mesquita Gazi Husrev-beg é a mais importante da cidade, ela pode ser visitada, é gratuita, rodeada por uma pequena muralha, com um jardim interno, ali como em todas as mesquitas você terá que tirar os sapatos para entrar e não poderá entrar de roupas curtas, a mesquita é bonita, mas nada comparado com outras mesquitas que já visitamos como a Mesquita Azul em Istambul na Turquia e a Mesquita do Xeque Zayed em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos.

Mesquita Gazi Husrev-beg  Mesquita Gazi Husrev-beg 

Nas ruas no entorno dessas atrações turísticas tem diversas lojas e mercados, alguns com estilo do Grande Bazar de Istambul, no final do centro da cidade tem a praça Baščaršija com o monumento chamado Sebilj, uma antiga fonte, um ponto de encontro da cidade. Ali também está a Mesquita Baščaršijska

Sebilj, uma antiga fonte

Mesquita Baščaršijska

Por ser cortada pelo rio Miljacka, duas pontes chamam a atenção, uma é a Šeherćehaja, bem perto do parque Isa-begova zavija na frente a prefeitura de Sarajevo, um prédio bem ao estilo árabe, linda construção.

prefeitura de Sarajevo

A Ponte Latina é a mais importante da história não só por ser uma ponte romana de pedra, mas por sua história, nessa ponte em 28 de junho de 1914, o famoso Atentado de Sarajevo vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, causando o início da Primeira Guerra Mundial.

Ponte Latina

Ao lado da ponte Latina tem o Museu de Sarajevo, que conta tudo que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial nos anos entre 1878 e 1918, com destaque para o Atentado de Sarajevo.

Museu de Sarajevo, Atentado de Sarajevo

Depois de conhecer os pontos turísticos da cidade, já era hora de descansar os pés, comer e beber alguma coisa na região central perto da Mesquita Gazi Husrev-beg, tem vários restaurantes e bares, como comentei, o país tem um preço bem barato de comida, por não ser um país da União Europeia e não utilizar o Euro como moeda e sim o Marco Conversível, que é super fácil de ser trocado, pois tem muitas casas de câmbio nas principais cidades.

Agora que você já sabe o que fazer em Sarajevo, é só comprar as passagens e visitar a cidade.

Sarajevo

Nós seguimos viagem e fomos para Montenegro continuar nosso roteiro.

Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens:
Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking.
Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB.
Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar
Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado.
Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la TransferWise
Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo
Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: Easysim4u
OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.