Como solicitar o Livro de Família Espanhol ou Libro de Familia Español

Como solicitar o Livro de Família Espanhol ou Libro de Familia Español

11月、11月 18, 2014 4 由201 克里斯蒂安·古铁雷斯同普里西拉·古铁雷斯

O Livro de Família (在西班牙, Libro de Família) é um documento espanhol gratuito que registra o casamento e os filhos desse casal,é expedido pelo Ministério de Justiça da Espanha, para solicitar, deve ir no Registro Civil, quando estiver em território Espanhol ou no Consulado da Espanha, quando estiver fora de lá.

O Livro serve para registrar a relação de parentesco entre pais (marido e esposa) e filhos, nele se anotam casamentos, nascimento de filhos, adoções, óbitos, separações e divórcios.

O Livro também ajuda e é essencial para pessoas que são casadas com espanhóis, esse documento serve para comprovar o casamento, e para a parte que não é espanhola, provar que tem vínculo com espanhol, com isso essa pessoa poderá retirar o NIE (Número de Identificação de Estrangeiros) e poderá residir e trabalhar legalmente na Espanha e em toda União Europeia.

Como fazer a solicitação e quais os documentos necessários (documentos originais):

  1. Um dos dois do casal, deverá ter a cidadania espanhola registrada, isso quer dizer ter a certidão de nascimento espanhola (Veja no post como conseguir a Cidadania Espanhola);
  2. Certidão de Nascimento da parte que não é espanhol, deverá ter a data de emissão máxima de 60 天, além de também ter a firma reconhecida da pessoa que assinou o documento, isso é só pedir no cartório onde a certidão está.
  3. Certidão de Casamento de Inteiro Teor, para aqueles que já são casados em outro país, como foi o nosso caso (Eu e a Pri, casamos no Brasil), deverá ter a data de emissão máxima de 60 天, além de também ter a firma reconhecida da pessoa que assinou o documento, isso também é só pedir no cartório onde a certidão está.
  4. Legalizar os itens 2 和 3 (ESSA ETAPA MUDOU, EM AGOSTO DE 2016 )
    1. Novo Modelo. Apostila é uma autenticação emitida nos termos da Convenção de Haia que garante a procedência de um documento público nacional para ter validade e eficácia no exterior, eliminando o procedimento de legalização, muitas vezes complicado, demorado e dispendioso.
      1. O interessado preenche o requerimento e entrega os documentos originais no setor de apostila dos cartórios. Os documentos podem ser remetidos pelo Correio: o interessado preenche o requerimento e envia com os documentos originais por meio de transporte seguro para cartório, verifique se o seu cartório já faz esse processo.
      2. O cartório analisa e digitaliza os documentos.
      3. O cartório acessa o SEI (Sistema Eletrônico de Informações do CNJ), emite as apostilas e apensa aos documentos apresentados.
      4. O cartório entrega os documentos apostilados ao interessado.
    2. Modelo antigo: a certidão de nascimento e casamento brasileira, deve ser legalizada o MRE (Ministério de Relações Exteriores), para fazer essa legalização há dois modos:
      1. Por correio
        1. Enviar os documentos, num envelope direcionado ao MRE nesse envelope deverá ter outro envelope de retorno dos documentos (nesse segundo envelope, você colocará o seu nome e endereço como destinatário e o do MRE como remetente), no correio pesar o primeiro envelope com tudo junto, no segundo pesar sem o primeiro envelope, envie como carta registrada, para você poder rastrear, esse processo poderá levar um mês, mas ultimamente está sendo feito em uma semana.
        2. O endereço do MRE é:
          1. 聖保羅
            1. Ministério das Relações ExterioresEscritório de Representação em São Paulo (ERESP)Setor de Legalização de Documentos
              Avenida das Nações Unidas, 11857, 4º andar
              CEP 04578-908 – São Paulo – SP
          2. Brasília
            1. Setor de Legalizações e Rede Consular Estrangeira– SLRC
              Ministério das Relações Exteriores – MRE
              Esplanada dos Ministérios – Bloco H, Anexo I, Térreo
              CEP: 70170-900, Brasília – DF
          3. Em outras localidades ver aqui
      2. Pessoalmente, somente em Brasília, no Balcão de Atendimento do Setor de Legalizações e Rede Consular Estrangeira (SLRC), observando o Horário: 8h30 às 12h, de segunda a quinta-feira. Os documentos para legalização devem ser apresentados no balcão de atendimento até ás 11h45. Após este horário (11h45 até 12h), serão submetidos à análise para legalização com entrega prevista para o dia seguinte.
  5. Após realizar os itens 1, 2, 3 和 4, ir ao consulado da Espanha no Brasil, no endereço mais perto (veja aqui quais as localidades do consulado, lembrando que só valem os consulados de Brasília, Porto Alegre, 巴西里約熱內盧, São Paulo e Salvador) e solicitar no departamento de registro civil.

Pronto, após duas semanas o documento estará pronto para ser retirado.

Vejam os posts sobre temas interessantes com dicas de como viver na Espanha:

Caso você precise de ajuda em alguma parte do processo, como falamos acima, existem assessorias e advogados especializados, nós indicamos o 文件西班牙, é uma empresa de Assessoria Espanhola que te ajuda nos processos de Nacionalidade Espanhola, Antecedentes Penais ou Criminais, Registro Civil, Certidão Negativa de Naturalização, Legalização de Documentos, Apostilamento Haia e Traduções Juramentadas.

計劃你嘅行程

我想旅行之後, 咁多的提示? 博客 turmundial 為你提供更多提示, 以方便你嘅旅行:

想預訂酒店? 預訂個價高嘅酒店 預訂, 新年.

想預訂公寓, 房子, 船, 甚至樹屋, 仍然贏得 100 真正嘅喺你概第一次逗留? 預訂一切同好多其他座位選項同偉大嘅價錢 Airbnb.

想買各種景點和旅遊的預售票, 沒有那些巨大的隊列? 買 票務欄, 新

想租架車? 毫無疑問, 我們表明 Rentcars.com 她尋求市場上最好的車和價值.

要寄錢或接收國外資金, 唔支付那些荒謬的銀行費用或換辦公室拉 轉移, 新

想喺期待已久嘅旅途中避免麻煩? 同呢啲公司一起購買旅行保險 真正的旅遊保險, 或 促銷保險

想喺你嘅國際旅行結束時避免那些天價移動帳戶? 然而, 我能做到, 接聽電話並使用互聯網? 同呢啲公司購買國際移動芯片: MeuChip

注意: 我們強調提供服務/銷售和交付產品的責任, 來自上述供應商.